Homepage
- Cientistas revelaram que a morte do animal se deveu a uma lesão abdominal, depois de o sistema digestivo ter entrado em falência.
-
-
Um cachalote jovem à costa no sul de Espanha, junto à região de Múrcia, no final de fevereiro. E as causas da morte desta impressionante espécie causaram agora choque geral: o cachalote possuía mais de 30 quilos de lixo no seu estômago/aparelho digestivo. Uma situação reportada até pela estação norte-americana CNN. Mais uma prova contundente das consequências da poluição no ecossistema marítimo.
A maioria do lixo encontrado no sistema digestivo do cachalote é plástico, mas os cientistas que observaram o animal também encontraram cordas, redes e peças variadas. O cachalote deu à costa na praia de Cabo de Palos no passado dia 27 de fevereiro, com uma aparência estranhamente magra.
O resultado da autópsia ao cachalote foi conhecido recentemente e, além de tudo o que descobriram no estômago do animal, os cientistas perceberam que a causa da morte foi uma infeção abdominal, uma vez que este não conseguia digerir todos os quilos de plásticos ingeridos, acabando por sofrer de uma rutura do sistema digestivo.
Esta descoberta acabou por gerar uma onda de alarmismo em Murcia. As entidades locais já começaram mesmo a dar o exemplo e foram lançados 11 eventos de limpezas de praias durante os próximos dias. “A presença de plástico nos oceanos é uma das grandes ameaças à vida marinha em todo o mundo, com os animais a ingerirem muita quantidade de plástico que acaba por causar a morte”, frisou Consuelo Rosauro, responsável ambiental da região de Múrcia.
O plástico e o lixo marinho são cada vez mais um problema que ameaça a vida marinha e, consequentemente, também o planeta. Estima-se que existam 150 milhões de toneladas de lixo a flutuar nos oceanos e que todos os anos este número aumenta em 8 milhões de toneladas, segundo números revelados pelo World Economic Forum.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Foto: Twitter EspaciosNaturalesMur
-
-
FonteRedação
