Homepage

  • Fim de semana épico na Caparica
    23 abril 2018
    arrow
    arrow
  • A prova, cuja organização esteve a cargo da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica), havia sido anteriormente adiada por duas vezes.
  • Diogo Martins, Martim Paulino e Martim Nunes venceram este domingo a 3ª etapa do Circuito Regional da Grande Lisboa que se realizou com ondas de 0,5m e vento offshore na Praia do Tarquínio, Costa de Caparica.

    A prova, cuja organização esteve a cargo da ASCC (Associação de Surf da Costa de Caparica), havia sido anteriormente adiada por duas vezes devido às tempestades. Neste regresso à competição, alguns dos melhores surfistas nacionais da nova geração apresentaram bom nível de surf com um total de 81 inscritos.

    O grande destaque vai para Martim Paulino que se sagrou campeão regional da Grande Lisboa em Sub-16 ao vencer na final Afonso Candeias (2º), João Mendonça (3º) e Afonso Bessone (4º). Num dia em que o intervalo entre os sets era bem mais longo do que no dia anterior e as ondas estavam mais pequenas, Martim utilizou a estratégia certa e surfou concentrado apesar de estar com uma enorme gripe. Mais selectivo do que os adversários, surfou apenas três ondas tendo feito nas duas melhores 6.50 e 6.15 pontos terminando com o score de 12.65 pontos em 20 possíveis.

    O jovem talento da Costa de Caparica dominou este circuito tendo nas três etapas alcançado duas vitórias e um 2º lugar.

    “Estou muito feliz com o resultado e agradeço à minha família e à organização do campeonato”, começou por dizer o campeão. “Foi uma final difícil porque houve poucas ondas. Esperei pelas duas melhores e fiz o meu surf. Este era um dos meus objectivos para este ano e agora é ser campeão nacional. O ano passado dediquei-me mais às viagens e à progressão do meu surf e estou a ver que valeu a pena”, finalizou.

    Vídeo da prova:

     

    No ranking final, Martim Paulino ficou em 1º, Afonso Candeias em 2º e Afonso Bessone em 3º.

    Nos Sub-18, Diogo Martins travou uma luta renhida com Guilherme Ribeiro mas a sua onda excelente de 8.00 pontos, em que a destruiu com manobras fortes, acabaria por fazer a diferença. Terminou com 12.75 pontos de score com Guilherme logo atrás com 12.40. Em 3º lugar ficou Martim Paulino e Ricardo Brandão em 4º.

    “Ontem estavam altas ondas mas hoje o mar caiu um bocado”, referiu o vencedor. “Mesmo assim ainda deu para apanhar boas ondas. A final foi muito disputada entre mim e o Guilherme. Ele fez boas notas e eu fiz aquela onda excelente mas foi sempre com o coração nas mãos até ao final. Espero vencer as próximas duas etapas e ser campeão nacional”, salientou.

    Em termos de ranking, Diogo Martins lidera com Guilherme Ribeiro em 2º e Martim Paulino em 3º.

    Em Sub-14, Martim Nunes, que já havia sido o principal destaque desta categoria no dia anterior, apresentou-se muito focado e levou para casa a vitória. Com uma boa selecção de ondas e um surf sólido de backside, o jovem surfista local da Praia Grande dominou a bateria com um score de 14.15 pontos (7.15+7.00) deixando em 2º lugar Santiago Graça, Francisco Ordonhas em 3º e Tiago Faria em 4º.

    “Sinto-me muito bem mas foi um campeonato difícil para mim”, explicou o campeão da etapa. “Ontem comecei com um bom heat nos Sub-14 mas fiquei muito abalado com a eliminação nos Sub-16. Fui para casa e reflecti naquilo que tinha feito de errado. Hoje cheguei com muita vontade de vencer e correu como eu queria. Arrisquei para tirar bons scores e isso resultou com aquelas duas ondas de 7 pontos que me deram a vitória. As ondas estavam boas e diverti-me com os meus amigos. Estou muito contente”, concluiu.

    Em termos de ranking, esta categoria está ao rubro com João Mendonça e Martim Nunes empatados na liderança com Rodrigo Lebre e Santiago Graça em 3º lugar ex aequo. A terceira e última etapa desta categoria que se realiza no próximo fim-de-semana, também na Costa de Caparica, promete muita emoção até ao final.

    A 3ª etapa do Circuito Regional de Surf da Grande Lisboa teve como principal patrocinador o Almada Forum e contou com os patrocínios da Native Açaí, Higher Visuals, Primavera Surf Fest, Festival O Sol da Caparica e Marcelino Beach Club. Conta com a Fuel TV como canal oficial e Surftotal, Beachcam e Surf Portugal como media partners. A nível institucional os apoios vêm da Federação Portuguesa de Surf, Junta de Freguesia da Costa de Caparica e Câmara Municipal de Almada.

    Resultados finais:

    Sub-18

    1º Diogo Martins – 12.75 pontos

    2º Guilherme Ribeiro – 12.40

    3º Martim Paulino – 9.10

    4º Ricardo Brandão - 8.15

    Sub-16

    1º Martim Paulino – 12.65 pontos

    2º Afonso Candeias – 10.75

    3º João Mendonça – 10.50

    4º Afonso Bessone – 6.40

    Sub-14

    1º Martim Nunes – 14.15 pontos

    2º Santiago Graça – 9.35

    3º Francisco Ordonhas – 8.00

    4º Tiago Faria – 5.75

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf! 

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Martim Paulino
  • Costa de Caparica
  • Circuito Regional da Grande Lisboa
  • surf
  • abril
pub
similar News
similar
junho 02
Realizada a 1ª formação e-learning de Prevenção do Afogamento em Portugal
maio 27
Revelados os limites de lotação das praias do Algarve, Tejo e Oeste
junho 02
'Verão no Parque' já chegou a mais 4 espaços do concelho de Cascais
junho 02
Caravanismo ilegal originou 92 autos de contraordenação na Costa Vicentina
junho 02
Stephanie Gilmore apostada em chegar ao oitavo título
junho 01
“Enfrentámos muitas dificuldades para o surf chegar aos Jogos”
junho 01
Prolongadas as licenças das escolas de surf emitidas pelo Porto de Leixões
pub