Homepage
- Com boas ondas e surf de qualidade, esta prova voltou a registar uma grande afluência de participantes.
-
-
O Surf Clube de Viana organizou a 1ª etapa do Circuito Regional de Surf do Norte, no passado fim de semana, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo.
Com boas ondas e surf de qualidade, esta prova voltou a registar uma grande afluência de participantes. Os atletas da casa estiveram em grande destaque entre os 78 inscritos, ao posicionarem sete atletas entre os 16 finalistas, tendo mesmo Benedita Neves vencido em Sub 16. Esta prova vianense voltou a contar com uma estrutura de apoio amovível e trouxe outra grande novidade ao panorama nacional da modalidade no que respeita à inclusão.
Com ondas a rondar 1 metro e vento offshore, o espetáculo em Viana do Castelo, cidade membro da World Surf Cities Network desde 2014, ao voltar a beneficiar de uma estrutura amovível de apoio, possibilitando, assim a sua adaptação às melhores ondas, permitiu aos atletas, nos dois dias de competição, excelentes performances.
“A organização foi a melhor dos últimos anos. As condições estavam boas e o nível está, definitivamente, melhor, especialmente no feminino”, afirmou Benedita Neves.
Os outros grandes vencedores das categorias em disputa foram: Catarina Beirão (CSP), em Sub 18, Kekoa Hummel (AON), em Sub 12, e o seu colega de equipa João Crespo, em Sub 14.
Segundo Catarina Beirão, o espetáculo beneficiou com o empenho da organização em adaptar a estrutura às condições das ondas.
Também João Crespo considerou que “o nível foi bom e a organização excelente, fazendo desta uma boa etapa”.
Nesta prova, que marca o arranque, em Portugal Continental, do calendário de 2018 da Federação Portuguesa de Surf, Marta Jordão Paço, atleta da casa de surf adaptado, também esteve em grande destaque. A sua participação nesta etapa inaugural do circuito marca a primeira vez que uma atleta de surf adaptado participa em provas oficiais da FPS e reforça o trabalho de inclusão que o SCV tem vindo a desenvolver, tanto em termos regionais, como nacionais e internacionais.
Para João Zamith, presidente da direção do SCV, “promover a inclusão assume grande importância para o clube e o facto de pudermos fomentar a participação regular de atletas de surf adaptado com os outros atletas faz parte dessa inclusão”.
Considera também que “os bons resultados alcançados novamente pelos atletas da casa são demonstrativos da consistência e da continuidade do trabalho de base que tem vindo a ser desenvolvido pelo SCV, num circuito que está em pleno crescimento, tanto em níveis de afluência, como em termos competitivos e no qual, em simultâneo, continua a haver muito fairplay entre os atletas, dentro e fora de água”.
Destaca também a importância dos “três juízes de classe mundial (WSL e APB) presentes, pois “juízes com este nível são necessários para o desenvolvimento do circuito e da modalidade”.
O Circuito Regional de Surf do Norte 2018 é uma parceria composta pelo Surf Clube de Viana, Portugal Activo, Associação Onda do Norte, Clube de Surf do Porto e pela Associação Surf de Aveiro.
Este evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Fundação do Desporto, Capitania do Porto de Viana, Federação Portuguesa de Surf, Viana Segura, Jenny&Carmie “Partners in Cooking”, Quiksilver e Roxy.
Classificações Finais
Surf Sub 12
1º Kekoa Hummel (AON)
2º Tiago Osório
3º Matias Lopes
4º Sebastião Novo (SCV)
Surf Sub 14
1º João Crespo (AON)
2º João Maria Pereira (SCV)
3º Salvador Tavares
4º Tiago Pereira
Surf Sub 16 Fem.
1º Benedita Neves (SCV)
2º Inês Santos
3º Ana Lima
4º Raquel Vale (SCV)
Surf Sub 18 Fem.
1º Catarina Beirão (CSF)
2º Mariana Gonçalves (SCV)
3º Raquel Otero (SCV)
4º Benedita Neves (SCV)
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotos: TóMané
-
