Homepage

  • O 'novo' Tua vai abrir a porta
    20 fevereiro 2018
    arrow
    arrow
  • No tema 'A Barragem' quer-se levar o visitante a compreender a barragem, independentemente do posicionamento de cada um...
  • A principal porta de entrada no "novo" Tua, em Trás-os-Montes, abre ao público na quarta-feira, proporcionando viagens virtuais pela barragem que mudou a paisagem e pelas memórias do vale e da linha centenária desativada.

     

    Um investimento superior a dois milhões de euros transformou dois antigos armazéns da estação ferroviária do Tua num centro interpretativo que, para quem chega a esta zona, vindo, por exemplo, da linha ou dos barcos do Douro, passa a ser "a grande porta de entrada no vale".

    Tua: A barragem que ninguém quis mas todos pagaram

    A descrição foi feita à Lusa por Fernando Barros, presidente da Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Tua, o organismo criado para gerir projetos e contrapartidas que a EDP disponibiliza à região pela construção da barragem de Foz Tua.

    O centro interpretativo é uma das contrapartidas e vai ser gerido durante oito anos pelo município de Carrazeda de Ansiães que, em conjunto com Alijó, Murça, Mirandela e Vila Flor, fazem parte da área de influência da albufeira e da agência, em que também é parceira a elétrica portuguesa.

    O novo espaço aposta na tecnologia para mostrar ao visitante memórias do vale, da centenária ferrovia desativada que chegou a ligar o Tua a Bragança, e o novo contexto deste território com a barragem, entretanto construída, como explicou o responsável.

    O centro interpretativo reserva um túnel em cortiça onde "é recriada uma cápsula temporal que direciona o visitante num percurso de milhares de anos, desde a dimensão geológica e natural do vale até ao seu povoamento".

    No tema "A Linha do Tua", "a ideia é levar o visitante a recordar o caminho-de-ferro e compreender a realidade local, podendo envolver-se com o sentimento dos habitantes pela perda do acesso ao comboio".

    "No tema "A Barragem" quer-se levar o visitante a compreender a barragem, independentemente do posicionamento de cada um", segundo os promotores.

    O centro interpretativo receberá também exposições temporárias e faz parte de um conjunto de compensações em que se incluiu a agência, o Parque Natural Regional do Vale do Tua, recuperação de património, projetos de apoio ao empreendedorismo e a mais emblemática: o plano de mobilidade turística e quotidiana.

    Notícia: Incumprimentos na Barragem do Tua

    Este plano prevê que o comboio regresse aos carris entre Mirandela e a Brunheda, enquanto o restante antigo percurso da ferrovia agora submersa, será reservado a viagens de barco na nova albufeira da barragem.

    Os equipamentos estão prontos, mas falta um acordo global entre as diferentes entidades envolvidas, nomeadamente sobre quem fica responsável pela manutenção da via-férrea.

    O vale do Tua recebe ainda o equivalente a 3% da faturação anual com a produção de energia para sustentar os diferentes projetos de dinamização.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM

Tags
  • Rio Tua
  • Barragem de Foz Tua
  • Alijó
  • Murça
  • Mirandela
  • Vila Flor
  • Rio
  • Barragens
  • água
  • edp
  • crime ambiental
similar News
similar
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023
junho 07
Sally Fitzgibbons e o caloroso apoio da Seleção da Ucrânia: 'É muito emotivo conectar com as pessoas através do surf'
junho 07
A partir de 2030, o Oceano Ártico pode ficar sem gelo no verão