Homepage

  • Mais de metade de Portugal em situação de seca severa
    06 fevereiro 2018
    arrow
    arrow
  • O Boletim Climatológico indica também que o mês de janeiro em Portugal continental foi seco e quente
  • O mês de janeiro em Portugal continental foi seco e quente, com precipitação abaixo do normal, encontrando-se cerca de 56% do território em situação de seca severa, uma melhoria face ao mês de dezembro.

    Vamos fechar a torneira à seca?

    De acordo com um resumo do boletim climatológico do IPMA disponível hoje na sua página da Internet, no final de janeiro cerca de 55,6% estava em seca severa, 39,9% em seca moderada e 4,5% em seca fraca.

    No final de janeiro, ao contrário de dezembro (6,4%) não havia nenhuma região do continente em situação de seca extrema.

    Segundo o IPMA, no final de dezembro, 58,3% do território encontrava-se em situação de seca severa, 29,1% em seca moderada, 6,4% em seca extrema, 5,6% em seca fraca e 0,6% em situação normal para a época.

    O Boletim Climatológico indica também que o mês de janeiro em Portugal continental foi seco e quente, tendo-se verificado um valor médio da temperatura máxima (13,79 graus Celsius) superior ao normal.

    O IPMA refere que o valor médio da temperatura mínima do ar (4,30º) foi inferior ao normal.

    "Durante o mês de janeiro, os valores de temperatura média do ar apresentaram uma grande variabilidade, sendo de realçar os da temperatura mínima registados nos dias 03 e 04 de janeiro, muito superiores ao normal e no dia 15 muito inferiores ao normal", é referido.

    Notícia: Alterações climáticas são uma realidade

    O IPMA destaca também que os valores da temperatura máxima estiveram acima do normal entre os dias 28 e 31 de janeiro.

    Quanto à precipitação, o IPMA revela que o mês de janeiro classificou-se como seco, com um valor médio em Portugal continental (76,5 milímetros) que corresponde a 65% do valor normal.

    "Nos últimos 15 anos, apenas em cinco anos o valor médio da quantidade de precipitação em janeiro foi superior ao valor normal (1971-2000)", indicou o IPMA, acrescentando que janeiro é o 10.º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: NAM Foto: RR

Tags
  • Alterações climáticas
  • chuva
  • seca
  • seca severa
  • seca extrema
  • rio
  • rios
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • ipma
  • Portugal
  • país
  • janeiro
  • dezembro
  • fevereiro
  • água
similar News
similar
março 22
Ribeira d'Ilhas é a próxima paragem do Circuito de Surf do Centro
março 22
FUEL TV lança websérie com jovens talentos de todo o mundo
março 22
Toda a costa continental portuguesa sob aviso amarelo a partir da tarde de quinta-feira
março 22
Ainda ativo, mas controlado o incêndio em navio ao largo da Foz do Douro
março 22
Viana do Castelo recebeu primeiro evento oficial de surf enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023
março 22
Circuito ASCC Caparica Power 2023 arranca no primeiro fim de semana de abril
março 17
Circuito Regional de Bodyboard do Sul 2023 arrancou nas ondas da Praia da Rocha