Homepage
- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera mantém o aviso amarelo para os 18 distritos do país devido às baixas temperaturas que se fazem sentir.
-
-
Os distritos de Bragança e Guarda vão ser os mais frios desta quarta-feira com as temperaturas mínimas a chegaram aos quatro graus negativos e com as máximas a não ultrapassarem os quatro positivos.
Com mínimas negativas (-1ºC) vão estar ainda os distritos de Vila Real, Viseu e Leiria. Já Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja não vão além de 1ºC de mínima.
A região do Algarve será mesmo a menos fria com 13º de temperatura máxima e 4ºC de mínima, algo semelhante ao que será registado em Lisboa (12ºC; 4ºC) e Porto (12ºC; 2ºC).
Com estas temperaturas o tempo vai manter-se frio com o vento moderado no litoral oeste e nas terras altas onde também é esperado que neve, em especial nas regiões norte e centro acima de 600/800 metros.
As recomendações da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) para os cuidados a ter com o tempo frio
· Evitar exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
· Envergar várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
· Proteger as extremidades do corpo com gorro, cachecol, luvas e meias quentes;
· Ingerir sopas e bebidas quentes e evitar o consumo de álcool;
· Envergar vestuário adequado por parte de trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre e evitar que exerçam esforços excessivos durante as tarefas que realizem;
· Tomar especial atenção aos aquecimentos com combustão (braseiras e lareiras), os quais podem causar intoxicação e conduzir à morte devido à acumulação de monóxido de carbono;
· Assegurar a adequada ventilação das habitações;
· Evitar o uso de dispositivos de aquecimento antes de dormir, cuidando de os desligar da corrente antes de deitar;
· Adotar uma condução defensiva e ter especial atenção aos locais da estrada suscetíveis de formação de gelo;
· Atender aos familiares e vizinhos que possam necessitar de auxílio e apoio, nomeadamente pessoas mais idosas e em condições de maior isolamento;
· Dedicar especial atenção aos grupos da população mais vulneráveis, como as crianças, idosos e as pessoas portadoras de patologias crónicas, bem como os sem-abrigo;
· Estar atento às informações da meteorologia e aos conselhos e recomendações da Proteção Civil e Forças de Segurança.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotografia: TBS
-
