Homepage

  • Norte afirma-se no bodyboard português
    21 fevereiro 2018
    arrow
    arrow
  • Depois do êxito das três edições anteriores, o SCV organizou no passado fim de semana a etapa inaugural do Circuito de Bodyboard do Norte!
  • Depois do êxito das três edições anteriores, o Surf Clube de Viana (SCV) organizou, neste passado fim de semana, mais uma etapa inaugural do Circuito de Bodyboard do Norte, na praia do Cabedelo, em Viana do Castelo. Com 93 participantes em sete categorias, esta prova voltou a destacar-se pelo seu elevado nível técnico e pelo seu importante papel na formação base dos atletas de bodyboard, que se tem vindo a traduzir num crescente número de praticantes da modalidade e em títulos conquistados pelos atletas nacionais.

    Com ondas a rondar 1 metro e muito sol, as finais foram disputadas até ao último minuto nas categorias em competição: Sub 12, Sub 14, Sub 16, Sub 18, BB Feminino, Open e Master. Tendo, para muitos dos atletas, esta prova assinalado o arranque da temporada.

    David Zamith, atleta do SCV, esteve em grande destaque ao conquistar o segundo lugar em Sub 16, atrás de Miguel Silva (CNP) e seguido por José Silva (CFV) e por Gonçalo Pereira (AON).

    Para a direção do clube da casa, David Zamith representa o resultado de uma grande vontade e de uma forte atitude pessoal. “É um atleta muito focado e um modelo inspirador para os escalões de formação”.

    Por seu lado, o jovem considera que “a organização esteve muito bem, apesar das condições, por vezes, difíceis e da quantidade de inscritos. Tivemos ondas com potencial e o nível da prova e dos atletas está, cada vez, melhor”.

    Para José Silva (CNP), o grande vencedor em Sub 18, “este Circuito está a ser muito competitivo. Tem vindo a registar uma crescente adesão, o que dá força ao nosso desporto”. Nesta categoria, seguiram-se, respetivamente, Marco Vieira (AON) em 2º, José Estima (CNP) em 3º e José Ribeiro (EST) em 4º.

    Em Sub 14, o primeiro lugar foi conquistado por Joel Rodrigues (CNP), seguido por André Torrão (CFV), Tomás Silva (AON) e por Miguel Matos (CNP).

    Na categoria Sub 12, Diogo Cruz (CFV) ocupou o primeiro lugar no pódio, à frente de Gaspar Costa (AON), Eduardo Macedo (ACDM/ORN) e de João Ventura (AON).

    Raquel Oliveira (CNP) venceu a etapa Feminina, seguida pelas colegas de equipa Filipa Castro, Miriam Caires e Carolina Brito.

    Para Raquel Oliveira “tem vindo a ser feito um trabalho contínuo, forte e de qualidade junto dos jovens e, por isso, somos cada vez em maior número”.

    Ricardo Rosmaninho (CNP), o seu colega de equipa Isaac Moreira, Diogo Patrão (EST) e Rui Mendes (AON) foram os vencedores da categoria Open.

    Segundo Ricardo Rosmaninho, as boas ondas, o C.A.R. e este nível competitivo, significam um excelente treino para o Nacional.

    Em Master, destacaram-se Rui Rebelo (EST), Raul Pacheco (AON), Tiago Cardoso (AON) e Luís Afonso (EST).

    Rui Rebelo entende que “o futuro do bodyboard está assegurado. Estar aqui, quatro anos depois do início do Circuito, com esta representatividade é incrível. Estamos no bom caminho”.

    Nuno Azevedo, da organização, considera que “a etapa correu muito bem. A organização foi impecável e o nível esteve ótimo. Tivemos uma grande adesão de atletas, sendo de destacar que só em Sub 12 tivemos 20 inscritos”. Tendo acrescentado “o campeonato no Cabedelo, no início da época competitiva, apresenta sempre condições espetaculares, ideais para as categorias de formação. Esta prova fica marcada pela excelência competitiva e por uma estrutura de apoio amovível, que possibilitou que a competição decorre-se em duas áreas e em categorias distintas, simultaneamente. Nós temos um Circuito único”.

    Para João Zamith presidente da direção do SCV, “este Circuito, deveria, tal como na edição anterior, poder contar com o apoio da Federação Portuguesa de Surf (FPS), pois regista um elevado nível técnico, grande qualidade, uma boa organização e porque o bodyboard no Norte é forte, fornecendo grande parte dos títulos da FPS em provas internacionais”. Considera, por isso, que “a validação dos títulos pela Federação seria importante ao permitir uma afirmação ainda maior da modalidade em resultado de um projeto conjunto”.

    “É de louvar o trabalho que o SCV está a desenvolver com a iniciação dos jovens nos desportos de mar. O clube introduz quase 2 mil jovens, por ano, nos desportos de ondas e está a revolucionar mentalidades. Viana é uma cidade do Atlântico e é no Atlântico que tem de afirmar-se”, referiu o Eng.º Vítor Lemos, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo”. Acrescentado que “esse reconhecimento acontece também nas mais altas instâncias do desporto mundial”. A título de exemplo comunicou que, “este ano, o Comité do Mundial de Bodyboard decidiu que a Pro Junior Division será uma única prova e a ter lugar em Viana do Castelo, durante o Viana World Bodyboard Championship.

    Nesse âmbito, o clube vianense pretende atribuir ao vencedor Sub 18 do Circuito um Wildcard de entrada direta na Pro Junior Division do Viana World BB Championship 2018.

    Nas últimas duas semanas, foram cerca de duas centenas de atletas que passaram por Viana do Castelo. A atividade intensa do SCV tem vindo a cimentar a posição de Viana no mapa regional, nacional e internacional dos desportos de ondas, fomentando o seu crescimento sustentável.

     

     

    Sub 12

    1º Diogo Cruz (CFV)

    2º Gaspar Costa (AON)

    3º Eduardo Macedo (ACDM/ORN)

    4º João Ventura (AON)

    Sub 14

    1º Joel Rodrigues (CNP)

    2º André Torrão (CFV)

    3º Tomás Silva (AON)

    4º Miguel Matos (CNP)

    Sub 16

    1º Miguel Silva (CNP)

    2º David Zamith (SCV)

    3º José Silva (CFV)

    4º Gonçalo Pereira (AON)

    Sub 18

    1º José Silva (CNP)

    2º Marco Vieira (AON)

    3º José Estima (CNP)

    4º José Ribeiro (EST)

    Feminino

    1º Raquel Oliveira (CNP)

    2º Filipa Castro (CNP)

    3º Miriam Caires (CNP)

    4º Carolina Brito (CNP)

    Open

    1º Ricardo Rosmaninho (CNP)

    2º Isaac Moreira (CNP)

    3º Diogo Patrão (EST)

    4º Rui Mendes (AON)

    Master

    1º Rui Rebelo (EST)

    2º Raul Pacheco (AON)

    3º Tiago Cardoso (AON)

    4º Luís Afonso (EST)

    Mais info em https://www.facebook.com/surfclubeviana/

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reportspreparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • bodyboard
  • viana do castelo
  • Circuito Bodyboard do Norte
  • Surf Clube de Viana
  • Praia do Cabedelo
pub
similar News
similar
agosto 03
Surf Clube de Viana dinamiza voluntariado jovem europeu
julho 31
Estações Náuticas do Centro: Do surf no Baleal à canoagem na ria de Aveiro (FOTOS)
julho 31
Banhos novamente autorizados nas praias de Santo António e Monte Gordo
agosto 03
Zmar disponibiliza para venda casas de madeira com piscina privativa
agosto 02
Alerta de tubarão fez hastear bandeira vermelha em 3 praias de Tavira
agosto 01
Decididos finalistas do Allianz Sintra Pro com surpresas à mistura
agosto 02
Teresa Bonvalot e Vasco Ribeiro dominam na Praia Grande
pub