Homepage

  • Três mundiais a caminho de Portimão
    16 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • O evento integra os mundiais absolutos de Formula e Formula Foil e o mundial Masters de Raceboard e vai decorrer nos dias 15 a 23 de setembro.
  • Portimão Windsurfing World Championships acaba de ser anunciado pela International Formula Windsurfing Class. O evento integra os mundiais absolutos de Formula e Formula Foil e o mundial Masters de Raceboard e vai decorrer nos dias 15 a 23 de setembro.

    É o primeiro campeonato organizado pelo algarvio multicampeão nacional Miguel Martinho, que pretende "trazer todos os anos para Portimão um campeonato do mundo".

    "Lancei-me nisto porque já tinha em vista trazer as modalidades de windsurf a Portimão num conceito diferente do que se faz", explicou Miguel Martinho. A ideia nasceu em 1997, quando o algarvio participou num mundial que juntou diversas classes em Freemantle, Perth, Austrália.

    "Adorei o conceito. Juntar as classes é juntar toda a massa do windsurf num evento só. A minha ideia é conseguir trazer para Portimão todas as classes de windsurf", disse Miguel Martinho, ao Swell-Algarve.

    O evento inaugural vai juntar três classes mas, como diz o atleta-organizador, "é para começar". O mundial multi-classes em Portimão é um projeto de três anos, com mais dois de opção. Miguel Martinho quer chegar às quatro classes em 2019 e está já em negociações para acrescentar a Techno 293 em 2020.

    Portimão Windsurfing World Championships 2018 vai ficar na História do Windsurf como o primeiro mundial absoluto de sempre para a Classe Formula Foil. A competição nesta classe vai começar cinco dias depois das outras, "porque muitos atletas de Formula e Raceboard também fazem Foil", revelou Miguel Martinho.

    O evento em Portimão deverá juntar centena e meia de atletas. "O interesse é trazer atletas de todos os continentes, muito embora virem da Ásia seja mais complicado. Estamos a desenvolver contatos nesse sentido e vamos ver como corre", disse o organizador.

    Miguel Martinho é 19 vezes Campeão Nacional de Formula Windsurfing, títulos conquistados nos últimos 20 anos, incluindo 2017. É difícil encontrar um atleta com êxito semelhante na sua modalidade. O ano passado, o algarvio também venceu o Campeonato de Espanha, sagrou-se Vice-Campeão do Mundo Masters e fez 10º lugar no mundial absoluto de Formula.

    Apesar da vasta experiência desportiva como atleta, Miguel Martinho está agora a estrear-se como organizador de eventos desportivos. O velejador lança-se nesta aventura na companhia de Rui Maria, um amigo com muita experiência nas áreas comercial e marketing. O evento tem o apoio do clube de sempre do atleta, o Clube Naval de Portimão, responsável pela logística (secretariado) e plano de água (marcação de campos de regatas, comissão e embarcações de apoio).

    "O Clube Naval (de Portimão) abriu-nos as portas com muito à-vontade; sem pestanejar. É um projeto interessante também para o clube", comentou Miguel Martinho. O bom acolhimento estendeu-se à Associação Formula Windsurfing Portugal, que "também abraçou" o evento; e à própria Federação Portuguesa de Vela, que "mostrou todo o interesse".

    O Algarve tem sido destino para muitos campeonatos internacionais de windsurfing e vai receber este ano dois eventos mundiais. Além do agora anunciado Portimão Windsurfing World Championships, em setembro; vai realizar-se em Lagos, já em abril (dias 23 a 28), o Campeonato do Mundo Masters e Juventude de Formula Windsurfing.

    Notícia redigida por Paulo Marcelino para Swell Algarve com fotografia de Carlos Almeida

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram 

Tags
  • portimao
  • surf
  • Windsurf
  • Algarve
  • mundiais
  • Miguel Martinho
  • Portimão Windsurfing World Championships 2018
pub
similar News
similar
agosto 20
Mais de 500 jovens participaram no programa 'Nadador Salvador Júnior'
agosto 20
Donald Trump taxa pranchas de surf importadas da China
agosto 20
ZERO enaltece diminuição de problemas com águas balneares
agosto 20
Cliff Diving Series: Bósnia pode decidir títulos de 2019
agosto 20
Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo
julho 16
Campeões demolidores na estreia do Líbano
julho 11
Cliff Diving World Series em estreia no Líbano