Homepage

  • Encontrados os 'Heróis' que salvaram criança
    19 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • Foram meses sem nada se saber, mas finalmente encontramos os surfistas que salvaram a criança Canadiana na Praia Dona Ana no Algarve
  • Lembram-se do apelo que foi feito em Agosto por um casal de Canadianos no sentido de encontrar e ter possibilidade de agradecer aos heróis surfistas que salvaram um dos seus filhos de morte certa? Pois bem, passado todo este tempo, finalmente a noticia do apelo (clica aqui para ler) chegou aos ouvidos dos heróis em questão e finalmente tivemos possibilidade de perceber o que aconteceu naquele dia.

    Estivemos à conversa com o Guilherme Nunes (à esq na foto) que nos descreveu, como em conjunto com o seu irmão Lourenço Nunes (à dir na foto), evitaram o pior:

    "Depois te ter visto as previsões eu, o meu imão e mais um amigo, decidimos viajar em direção ao Sul de Portugal pois iria entrar um swell vindo de Sudeste.

    Viajámos para Sagres dia 2 de julho mas as condições não eram as melhores devido ao tamanho das ondas. Então decidimos ir explorar para os lados de Lagos onde o swell entrasse mais directo.

    Dia 3 de julho surfámos na meia praia e as condições já eram bem melhores, o mar já estava maior e devido às previsões apontarem para o pico do swell ser dia 4 de Julho decidimos continuar por Lagos.

    Dia 4 quando acordámos percebemos que o mar já tinha crescido e surfámos de manhã na meia praia. Depois do almoço e com o swell a continuar a crescer decidimos ir espreitar a praia da Dona Ana e quando lá chegamos eram mais ou menos às 16h e estava metro e meio sem vento e ninguém dentro de água. Eu e o meu irmão não hesitámos e fomos diretos para a água.

    Depois de mais ou menos uma hora de surf, eu e o meu irmão começámos a ouvir gritos vindos da areia, mas como o outside ainda estava um pouco longe não nos apercebemos de imediato do que se tratava, até que vejo uma pessoa a correr para a água no local onde estava um grande agueiro (lado esquerdo da praia de quem está virado para o mar). Aí percebemos que algo não estava bem e eu e o meu irmão começámos a remar em direcção ao agueiro para tentar perceber o que se passava. Ao nos aproximarmos, já fora da zona de rebentação, a aproximadamente 100 metros da areia, vemos uma criança de +/- 10 anos em pânico e a ir constantemente ao fundo devido a forte corrente. Não hesitamos e remámos com toda a força até o conseguirmos alcançar. Quando o agarrei, e para não o  perder disse ao meu irmão para sair da prancha e lhe meter o leash, caso viesse alguma onda não o perderíamos. Tranquilizei o rapaz dizendo que estava tudo bem, que já estava seguro, e que ele ia ter uma aula de surf(na brincadeira) para o deixar mais calmo.  Disse ao rapaz para se deitar na prancha do meu irmão, agarrar o meu leash, enquanto o meu irmão ia a remar apenas agarrado ao tail da prancha onde o rapaz estava deitado. Depois de conseguirmos sair da zona do agueiro, remamos em direcção a zona da rebentação e chegamos à praia. Já na praia tiramos-lhe o leash e deixamo-lo com adultos e regressamos para o Outside.

    Depois de acabarmos a nossa sessao de surf, eram quase 19h, saímos da água e os nadadores salvadores dirigiram-se até nós a agradecer. Na conversa com os nadadores salvadores perguntei como era possível não haver uma placa a proibir os banhos naquela zona, pois se tivéssemos chegado ao pé do rapaz uns segundos depois, provavelmente o desfecho não teria sido tão feliz.

    Fiquei surpreendido ao ver a notícia publicada no site do beachcam sobre “Turistas à procura do surfista Herói Português pois estes salvamentos são bastante frequentes e é raro alguém mostrar o reconhecimento por estes actos. Não nos consideramos Heróis, somos apenas surfistas que fizeram a sua “obrigação”.

    Apesar da história ter tido um final feliz, fico triste ao pensar que esta história possa ter traumatizado o rapaz e que este nunca mais se queira aproximar de um dos locais onde melhor se está, no mar."

    Sem dúvida (e a comunidade surfista estará de acordo com isto) quem já retirou alguém em dificuldades do mar, o simples facto de estarmos a salvar uma vida é recompensa suficiente. Não procuramos as luzes da ribalta, mas temos plena noção que sem a nossa existência/intervenção as estatisticas das mortes por afogamento seriam bem mais negras.

    Obrigado Guilherme e Lourenço pela vossa pronta intervenção, esperemos que as vossas palavras e avisos, possam ajudar a evitar este tipo de situações no futuro!

    Aproveitem e vejam aqui um pouco do surf do Guilherme, vale bem a pena.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Foto - Peter Broster / Creative Commons

Tags
  • Guilherme Nunes
  • Lourenco Nunes
  • sao pedro estoril
  • Surf
  • herois
  • Salvamento
  • Dona Ana
  • turistas
  • Canadianos
  • Praia Dona Ana
  • Algarve
  • asmaa
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
outubro 22
BV2, o novo modelo da Chilli Surfboards já está disponível em Portugal
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 21
Primeira ondulação grande da temporada deverá entrar na Nazaré a partir de domingo
pub