Homepage
- O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, será assim, em julho próximo, palco da terceira etapa do circuito mundial
-
-
Nos dez anos do Red Bull Cliff Diving World Series, Portugal continua a marcar uma forte presença no calendário. O ilhéu de Vila Franca do Campo, nos Açores, será assim, em julho próximo, palco da terceira etapa do circuito mundial – naquela que será a sétima visita consecutiva ao nosso país. A época é composta por um total de sete etapas, das quais cinco contarão com participação feminina.
Em 2018 os Açores voltam a marcar presença no mapa do Red Bull Cliff Diving World Series, assumindo-se cada vez mais como o maior clássico do calendário. O encontro está marcado para os dias 13 e 14 de julho, com a ação a regressar pelo sétimo ano consecutivo ao ilhéu de Vila Franca do Campo, uma pequena reserva ecológica situada a cerca de um quilómetro da ilha de São Miguel. A principal marca diferenciadora da competição portuguesa reside no facto de só nesta etapa os atletas terem a oportunidade de saltar diretamente das rochas, numa clara evocação às origens da modalidade nascida há mais de 200 anos no Havai.
A nova temporada assinala os dez anos do circuito mundial e vai crescer em número de etapas, com um total de sete competições – mais duas do que no ano passado – a decorrer de junho a setembro entre os Estados Unidos da América e a Europa.
O arranque tem lugar no Texas, no lago de Possum Kingdom, um cenário de natureza já bem conhecido pelos atletas e que será a única viagem do ano fora do Velho Continente. Segue-se um regresso ao país vizinho, mais concretamente a Bilbau, onde os saltos a partir da ponte de La Salve – mesmo em frente ao célebre museu Guggenheim – estarão reservados apenas aos atletas masculinos. Duas semanas depois de Espanha é altura de voltar aos Açores. No início do mês de Agosto, a Suíça volta a figurar no calendário, depois de uma longa ausência. Para as mulheres será mesmo a primeira aventura nas paisagens idílicas de Sisikon, com destino às águas paradas e suaves (água doce) do lago Lucerna. Da natureza intocada, o circuito mundial viaja de seguida para o centro da civilização, com mais uma visita à famosa ópera de Copenhaga (Dinamarca) – esta será a segunda etapa do ano com participação exclusiva de masculinos e também a 70ª etapa do circuito mundial. Já no mês de setembro, a competição sobe de tom na emblemática ponte de Mostar – na Bósnia e Herzegóvina. Pela primeira vez na história, a grande final do campeonato vai ter lugar em Polignano a Mare, Itália, um destino sempre muito considerado pelos praticantes, dada forte tradição local.
Decorrendo sob a égide da FINA (Federação Internacional de Natação) – o Red Bull Cliff Diving World Series contará em 2018 com a participação de atletas de 12 países. Os Campeões da última edição, o mexicano Jonathan Paredes e a australiana Rhiannan Iffland, vão estar naturalmente no centro de todas as atenções.
CALENDÁRIO 2018
RED BULL CLIFF DIVING WORLD SERIES
2 junho | Texas, E.U.A.
30 junho | Bilbau, ESPANHA
14 julho | S. Miguel, Açores, PORTUGAL
5 agosto | Sisikon, SUÍÇA
25 agosto | Copenhaga, DINAMARCA
8 setembro | Mostar, BÓSNIA HERZEGOVINA
23 setembro | Polignano a Mare, ITÁLIA
MAIS INFORMAÇÕES
www.redbullcliffdiving.com
www.redbull.pt
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
