Homepage

  • Polícia apreende arrastão com 900 kg de pescado ilegal
    24 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • O navio foi encaminhado pela Polícia Maritima para o porto de Vila Real de Santo António, onde descarregou o pescado capturado ilegalmente
  • A Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, no âmbito das suas competências de fiscalização na orla costeira, apreendeu ontem à noite, dia 23 de janeiro, um arrastão de pavilhão português, a cerca de 5 milhas (9,2 km) da praia de Monte Gordo, com espécies protegidas capturadas a bordo e com a arte de pesca ilegal.

    O navio tinha a bordo cerca de 300 Kg de crustáceos, cuja captura se encontra interdita até ao final do mês de janeiro, e cerca de 600 Kg de pescado, entre eles o tamboril que atualmente também se encontra no defeso.

    O arrastão, pertencente a um armador espanhol, encontrava-se a navegar em direção para Espanha, para posteriormente vender o pescado capturado.

    A rede que se encontrava montada no tambor do arrastão estava ilegal, por não ter as características técnicas previstas na lei. O navio tinha ainda um porão falso, onde estavam os crustáceos armazenados e dissimulados.

    Por estes motivos o navio foi encaminhado pela Polícia Maritima para o porto de Vila Real de Santo António, acompanhado pela embarcação do Comando-local da Polícia Maritima, onde descarregou o pescado capturado ilegalmente.

    O pescado apreendido, por estar fresco e não ser possível devolver ao seu habitat natural, foi entregue na lota de Vila Real de Santo António, devendo o produto da venda reverter a favor do Estado Português.

    O armador e o mestre do arrastão incorrem em várias contra ordenações, com uma graduação que pode ir ate aos 125.000€.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: AMN

Tags
  • Polícia Marítima
  • Portugal
  • Vila Real de Santo António
  • Algarve
  • Arrastão
  • Barco
  • Pesca
  • Pescadores
  • Pesca ilegal
  • Peixe
  • Pescado
  • Crustáceos
  • apreensão
  • Autoridade Marítima Nacional
  • defeso
  • Monte Gordo
  • Ambiente
  • Sustentabilidade
similar News
similar
maio 26
Ricardo Rosmaninho já está nos oitavos-de-final do Antofagasta Bodyboard Festival
maio 26
MEO Beachcam instala nova live cam na Baía de Peniche | Baleal
maio 26
Nacional de Bodysurf visita a Lourinhã este sábado
maio 26
Inscrições abertas para a etapa inaugural do Circuito de Surf da Ericeira 2023
maio 26
Chuva e trovoada de volta: 12 distritos sob aviso amarelo
maio 24
Reaberto passadiço que liga as praias da Barra e da Costa Nova
maio 25
Ricardo Rosmaninho é o resistente da armada lusa em Antofagasta