Homepage

  • 'Mariscar Sem Lixo' vence GreenProject Awards
    17 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • A campanha 'Mariscar SEM Lixo' é um dos compromissos voluntários inscritos na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas
  • A Campanha de sensibilização “Mariscar SEM Lixo” da Ocean Alive é a vencedora da iniciativa de Mobilização dos Green Project Awards.

    O que é a Campanha “Mariscar SEM Lixo”?

    A Campanha de Sensibilização e Limpeza das margens do estuário do Sado “Mariscar SEM Lixo” responde ao problema global do plástico no Oceano e visa eliminar o mau hábito dos mariscadores do lingueirão em deixar as embalagens de sal fino vazias na maré, sal que utilizam para capturar este bivalve. A campanha teve inicio em Março de 2016, desenrola-se sobre 3 pilares: ações mensais de limpeza das margens do estuário do Sado, realizadas por “voluntários do mar”; ações de sensibilização direta aos mariscadores e comunidade piscatória realizadas por agentes de sensibilização, mulheres da comunidade piscatória que colaboram com esta campanha promovendo uma rede de boas práticas na comunidade e por voluntários;  e a criação de uma rede de stakeholders locais que visa encontrar e implementar soluções que evitem o lixo da mariscagem, como a colocação de contentores de lixo e ecopontos, nos locais de mariscagem.

    A campanha “Mariscar SEM Lixo” é um dos compromissos voluntários inscritos na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, contribuindo para o concretizar o objetivo 14 de desenvolvimento sustentável.

    Ações mais emblemáticas

    Desde Março de 2016, a Ocean Alive organiza pelo menos uma ação da campanha. Foram realizadas 27 ações, onde participaram cidadãos, crianças e escolas, colaboradores de empresas e a comunidade piscatória. São exemplos de grandes ações desta campanha, o “Giro de Setúbal” em Outubro de 2016, co-organizado com o GRACE onde participaram mais de 300 voluntários colaboradores de empresas; a grande ação de sensibilização e limpeza do cais palafítico da Carrasqueira, Tróia, em Fevereiro de 2017, em que participaram 155 voluntários, 84 dos quais da comunidade local, resultando na remoção de 6 toneladas de lixo; a grande ação de sensibilização aos mariscadores,  realizada em Abril de 2016, onde foram sensibilizados 864 mariscadores por 9 equipas de voluntários; a grande ação de sensibilização à comunidade piscatória durante a Festa da Nossa Senhora do Rosário de Tróia, em que foram sensibilizados 826 pessoas para o problema do lixo resultante da festa; 3 grandes ações envolvendo crianças e jovens (com 120 e 192 voluntários locais e estrangeiros) e 194 estudantes da universidade Europeia e destacamos ainda uma ação para a limpeza das ilhas do estuário do Sado com a colaboração de embarcações e dos centros naúticos resultando na remoção de 160 artes de pesca e 690kg de outros resíduos.

    Desde 2016 a Ocean Alive tem o patrocínio do Oceanário e da Fundação Oceano Azul para escalar os objetivos da campanha Mariscar SEM Lixo, nomeadamente apoiando a realização das grandes ações de sensibilização da campanha e a criação de uma rede de mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização dos seus pares, promovendo as boas práticas que protegem as pradarias marinhas do plástico e do lixo da pesca e da mariscagem.

    Os Números da Campanha “Mariscar SEM Lixo” no estuário do Sado

    2076 voluntários

    12 mulheres da comunidade piscatória agentes de sensibilização dos seus pares

    36872 embalagens de sal

    30050 kg de lixo recolhido

    1868 mariscadores abordados

    Cada vez mais existem organizações que se dedicam à limpeza do lixo marinho na costa portuguesa, a Ocean Alive é também uma delas, a sua proposta de valor é a sua missão, transformar comportamentos da comunidade costeira para a proteção do Oceano e por isso, o trabalho com as pessoas na raiz do problema.

    O melhor exemplo do impacto da campanha “Mariscar SEM Lixo” é a criação de uma rede de mulheres da comunidade piscatória (“Guardiãs do Mar”) que fazem sensibilização direta aos seus pares, proporcionamos novas profissões e um rendimento complementar à pesca, inspirando os outros membros da comunidade piscatória. Como resultado, hoje são várias as pescadoras que trazem o lixo que apanham nas redes quando estão a pescar, casais de pescadores já não atiram o seu lixo para o mar, muitos mariscadores já não deixam as embalagens de sal na maré e são lançadas novas ações da campanha pela iniciativa de membros da comunidade, 2 delas a realizar em 2018 (na Carrasqueira e no porto das Baleias).

    Plano da campanha “Mariscar SEM Lixo” para 2018

    Em 2018 serão realizadas ações mensais com escolas locais, intercaladas com 4 grandes ações de sensibilização à comunidade piscatória nas seguintes datas:

    . Grande Ação de sensibilização e limpeza do porto palafítico da Carrasqueira – 18 de Fevereiro (data em confirmação)

    . Grande Ação de sensibilização aos mariscadores na sexta feira Santa – dia 30 de Março

    . Grande Ação de sensibilização à comunidade piscatória – Festa Nossa Senhora do Rosário de Tróia – dias 11, 12 e 13 de Agosto

    . Grande Ação de sensibilização e limpeza de um dos portos da comunidade piscatória da margem Norte, em data a definir. 

    Está também prevista realizar uma ação para limpeza das ilhas do estuário, envolvendo os centros náuticos e marinas locais.

    Vídeo da entrega dos prémios:

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • Ocean Alive
  • mariscar sem lixo
  • lixo
  • Poluição
  • Poluição marinha
  • praia
  • praias
  • Green Project Awards
  • portugal
similar News
similar
setembro 27
Mercedes-Benz é parceira oficial da 7ª edição da Global Wave Conference
setembro 25
Sortes diferentes na estreia da Seleção Nacional no Mundial ISA de SUP
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard
setembro 27
Mulher resgatada por surfistas no Baleal
setembro 27
Guilherme Ribeiro: 'Adoro a pressão'
setembro 27
Projeto 'SURF.ART' celebra 10º aniversário em outubro com evento especial
setembro 27
Seleção Nacional diz adeus ao SUP Wave no Mundial ISA