Homepage

  • O episodio foi acompanhado em directo por milhares, através das live cams do Beachcam na Nazaré
  • Texto por Gustavo Lermen Silva,

    Há uma frase proferida pelos locais de Pipeline no Hawaii que ilustra bem quem é que manda ali, "Não é você quem escolhe Pipeline e sim ela que te escolhe".

    Independentemente dos motivos, o mesmo acontece em vários outros lugares do mundo e Nazaré sem dúvida é um deles. As dificuldades começam no shorebreak ao entrar no mar, seja na remada com uma gun ou esperando uma oportunidade para alcançar o jet-ski  a partir da areia. 

    Isto fica evidente neste live do Beachcam, particularmente no minuto 4:40. Antes de começar o vídeo este rapaz já exibia a sua luta, aguardado com paciência e persistindo no seu objetivo. 

    Clica aqui para ver as nossas live cams na Nazaré - Praia da Vila, Praia do Norte Panorâmica, Praia do Norte

    Foi triste ler comentários do tipo, " afogamento em directo", e ver críticas gratuitas de pessoas sem conhecimento do assunto. Felizmente  também existiram muitas pessoas com bom senso mandando mensagens de apoio e incentivo a este bravo guerreiro.  Depois de ter concluído a sua missão da melhor forma, o próprio surfista em questão manifestou-se, bem como outras pessoas mandando recados pertinentes aos haters de plantão, alguém disse "para a próxima pensem duas vezes antes de escrever disparates sentados no sofá!", eu concordo plenamente.

    Para finalizar o surfista Sergey Mysovsky postou o resultado do seu esforço, não podia ser melhor a sua resposta! Máximo respeito companheiro!

    Estivemos à conversa com Sergey Mysovsky o Russo que enfrentou a fúria do shorebreack da Nazare (abaixo foto de uma onda apanhada depois de batalhar contra a fúria da Nazaré):

    Beachcam – Fala-nos um pouco sobre ti.

    Sergey Mysovskiy – Sou de Saint Petersburg (Russia). Já faço surf desde 2007 e kitesurf desde 2006. A primeira vez que vim a Portugal foi em 2013 (no verão) para o campeonato mundial de Kitesurf (KSP) mas a competição foi cancelada e aproveitei para conhecer melhor Portugal. A minha primeira tentativa na Nazaré foi de Kitesurf mas as ondas estavam pequenas a rondar os 2 metros. A partir desse momento que fiquei com o sonho de retornar à VERDADEIRA NAZARÉ e apanhar algumas ondas. Passei o último ano a treinar para as ondas grandes e finalmente voltei à Nazaré no inicio de Dezembro de 2017, foi imprescindível a ajuda dos meus amigos Andrey Ovchinnikov, Andrey Karr e Fedor Kuzovlev, que já passaram a temporada de 2016/17 na Nazaré.

    BC – Enquanto tentavas chegar ao outside, quais as principais dificuldades que sentiste?

    SM – Sem dúvida, não foi nada fácil….a principal dificuldade diria que foi, quando pensas que tens espaço/tempo para remar para fora, acabas por ficar preso no meio (agueiro). As ondas entram sem qualquer tipo de sistema, são completamente imprevisíveis, e quando ficava preso no meio, era capaz de passar um “set” inteiro sem avançar um metro, e quando davas por ti estavas no sitio inicial.

    BC – Tens ideia do tamanho das ondas a quebrar em cima da areia?

    SM – Nem tenho bem noção talvez, entre os 4 a 5 metros?

    BC – Estavas sozinho ou tinhas apoio do jetski?

    SM – Tinha o meu amigo no “outsider” que pediu ao jetski para me apanhar, no entanto com a maré alta, estava muito complicado e perigoso para me apanharem. Após umas tentativas falhadas optei por entrar sozinho.

    BC – Nunca te passou pela cabeça desistir?

    SM – Na verdade não….estava faminto de ondas!

    BC –  Se tivesses de dar algum conselho para quem está a pensar surfar na Nazaré, qual seria?

    SM – Hummmm….entrem para umas aulas de boxe e tirem um curso de mergulho em apneia porque na Nazaré vais ter umas mistura bem pesada destas duas coisas.

    BC –  Consideras a Nazaré como uma das maiores e assustadoras ondas do mundo?

    SM – Completamente!!! Nazaré é um daqueles sítios que te faz sentir muito pequeno, quase insignificante. Senti aqui o poder do oceano e da natureza como em mais lado nenhum no mundo!

    Nesta ultima foto podem ver Sergey a apanhar uma onda gigante em Dezembro na Nazaré, que demonstra bem o seu à vontade nestas condições!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Vitor Estrelinha

Tags
  • Gustavo Lermen Silva
  • Sergey Mysovsky
  • nazaré
  • praia do norte
  • Surf
  • Big Waves Rider
  • Andrey "Dolphin" Ovchinnikov
  • Andrey Karr
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa