Homepage

  • Previsões indicam Ondas Grandes a caminho
    24 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • Tem sido um Janeiro incrível no que toca a condições para surfar e ao que parece, os próximos dias não vão ser muito diferentes
  • Tem sido um Janeiro incrível no que toca a condições para surfar e ao que parece, os próximos dias não vão ser muito diferentes. Com oportunidades de apanhar ondas de Norte a Sul do país, com offshore por aqui e por ali, ainda vai dar tempo para uma ondulação XL entrar Costa Portuguesa adentro.

    Preparados para isto?

    NORTE

    Quarta feira: Dia com menos vento da semana, com brisa SE matinal a permitir offshore em muitos spots, a rodar para Norte pela tarde. Muitas opções por essas praias fora, sempre com ondas acima de 1m. Esperamos ondas até 1,5m por Moledo (side-offshore), picos de Viana do Castelo, Arda, Afife, Mariana, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. A subir por Mindelo e Leça da Palmeira até 1,5m. Matosinhos com ondas a rondar 0,5m (cuidado com a qualidade da água) e maiores pelo Canidelo, Madalena e Espinho muito bom a rondar 1m, com sets maiores.

    Quinta e Sexta feira: Já com a nova ondulação XL mais estável a entrar costa adentro, acompanhada de Nortada nos dois dias, prevemos ondas surfáveis somente para Matosinhos, a rondar 1,5m nos sets maiores. Cuidado com a qualidade da água. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    CENTRO

    Quarta feira: Dia cinzento e com menos vento da semana, a soprar fraco de Norte pela manhã e a rodar para Oeste pela tarde, a Sul do Cabo Carvoeiro e a soprar de Leste pela manhã a rodar para Sul, a Norte do mesmo. Escusado será dizer que o melhor surf terá lugar pela manhã em praticamente todos os spots. Meco, Fonte da Telha e Costa de Caparica, tudo a funcionar entre o 1m e 1,5m. Mais alinhado por São Pedro do Estoril e Carcavelos a rondar 0,5m, oportunidades pelo Guincho e Praia Grande acima de 1,5m nos sets maiores e Ericeira com alguns picos clássicos, tanto de fundo pedra como calhau é só darem uma visita à Vila. Bem maior pela Praia Azul e Santa Cruz, com praias de Peniche como Supertubos e Cantinho da Baía sujeitos ao offshore e com ondas acima de 1m. Maior pelos Belgas, Almagreira, etc, com Praia do Norte na Nazaré a oferecer bombas de 3m ou maiores. Figueira da Foz a acordar perto do clássico e com muitas oportunidades em todos os picos mais a Norte até Ovar, passando por Aveiro. Mar a subir ao final do dia.

    Quinta e Sexta feira: Probabilidade de chuva na chegada da nova ondulação de ONO com 4m de altura a ter o seu pico na sexta de manhã, acompanhada de Nortada moderada a forte, surf remetido para spots mais abrigados ou sujeitos ao offshore. Ondas a rolarem por Sesimbra até 1,5m de altura, alguns sets maiores pelos picos de Cascais, Estoril e Carcavelos, com Oeiras mais pequeno (Torre, Inatel, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias) mas muito recomendável. Oportunidades XL por Supertubos acima dos 3m nos sets maiores e mais pequeno mas agressivo na mesma pelo Molhe Leste. Nazaré a receber ondas na Praia do Norte a rondar 8m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Quarta feira: Ondulação na ordem dos 2m e vento Norte ao longo do dia, com menor intensidade matinal. Prevemos ondas a rolarem por São Torpes na ordem de 1m de altura, maiores pelos Aivados, Malhão e Zambujeira do Mar. Mte Clérigo maior, Arrifana e Amado com ondas a rondar 1m. Beliche a rolar acima de 0,5m sob offshore. Algumas oportunidades marrecas na melhor maré pelos picos mais expostos do Barlavento.

    Quarta e Quinta feira: Ondulação de tamanho considerável a dar à costa, a ter o seu pico de 3,8m na manhã de sexta feira, acompanhada de bastante Nortada, mais intensa na sexta. Muito surf por todos os picos do Barlavento e Sotavento Algarvios (Luz, Lagos, Portimão, Albufeira, Vilamoura, Faro, Tavira) sob offshore nos dois dias, sempre com ondas a rondar 1m, mais pequenas no Sotavento. Oportunidades mais épicas pelos picos a Sul de Sagres, como Beliche e Zavial a acima de 2m e 1,5m respectivamente, bem como nas imediações dos mesmos. Bom para Kite e Windsurf.

    Tenham todos uma boa semana com boas ondas onde as encontrarem!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Previsão
  • previsões
  • surf
  • bodyboard
  • ondas
  • onde surfar
  • mar
  • praia
  • vento
  • offshore
  • norte
  • sul
  • centro
  • Portugal
  • janeiro
  • inverno
pub
similar News
similar
janeiro 20
Angels Surf School apresenta modalidade Performance Training
janeiro 20
Semana começa com vento até 110 quilómetros por hora
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário