Homepage

  • Previsões indicam Ondas Grandes a caminho
    24 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • Tem sido um Janeiro incrível no que toca a condições para surfar e ao que parece, os próximos dias não vão ser muito diferentes
  • Tem sido um Janeiro incrível no que toca a condições para surfar e ao que parece, os próximos dias não vão ser muito diferentes. Com oportunidades de apanhar ondas de Norte a Sul do país, com offshore por aqui e por ali, ainda vai dar tempo para uma ondulação XL entrar Costa Portuguesa adentro.

    Preparados para isto?

    NORTE

    Quarta feira: Dia com menos vento da semana, com brisa SE matinal a permitir offshore em muitos spots, a rodar para Norte pela tarde. Muitas opções por essas praias fora, sempre com ondas acima de 1m. Esperamos ondas até 1,5m por Moledo (side-offshore), picos de Viana do Castelo, Arda, Afife, Mariana, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. A subir por Mindelo e Leça da Palmeira até 1,5m. Matosinhos com ondas a rondar 0,5m (cuidado com a qualidade da água) e maiores pelo Canidelo, Madalena e Espinho muito bom a rondar 1m, com sets maiores.

    Quinta e Sexta feira: Já com a nova ondulação XL mais estável a entrar costa adentro, acompanhada de Nortada nos dois dias, prevemos ondas surfáveis somente para Matosinhos, a rondar 1,5m nos sets maiores. Cuidado com a qualidade da água. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    CENTRO

    Quarta feira: Dia cinzento e com menos vento da semana, a soprar fraco de Norte pela manhã e a rodar para Oeste pela tarde, a Sul do Cabo Carvoeiro e a soprar de Leste pela manhã a rodar para Sul, a Norte do mesmo. Escusado será dizer que o melhor surf terá lugar pela manhã em praticamente todos os spots. Meco, Fonte da Telha e Costa de Caparica, tudo a funcionar entre o 1m e 1,5m. Mais alinhado por São Pedro do Estoril e Carcavelos a rondar 0,5m, oportunidades pelo Guincho e Praia Grande acima de 1,5m nos sets maiores e Ericeira com alguns picos clássicos, tanto de fundo pedra como calhau é só darem uma visita à Vila. Bem maior pela Praia Azul e Santa Cruz, com praias de Peniche como Supertubos e Cantinho da Baía sujeitos ao offshore e com ondas acima de 1m. Maior pelos Belgas, Almagreira, etc, com Praia do Norte na Nazaré a oferecer bombas de 3m ou maiores. Figueira da Foz a acordar perto do clássico e com muitas oportunidades em todos os picos mais a Norte até Ovar, passando por Aveiro. Mar a subir ao final do dia.

    Quinta e Sexta feira: Probabilidade de chuva na chegada da nova ondulação de ONO com 4m de altura a ter o seu pico na sexta de manhã, acompanhada de Nortada moderada a forte, surf remetido para spots mais abrigados ou sujeitos ao offshore. Ondas a rolarem por Sesimbra até 1,5m de altura, alguns sets maiores pelos picos de Cascais, Estoril e Carcavelos, com Oeiras mais pequeno (Torre, Inatel, Santo Amaro, Paço de Arcos e Caxias) mas muito recomendável. Oportunidades XL por Supertubos acima dos 3m nos sets maiores e mais pequeno mas agressivo na mesma pelo Molhe Leste. Nazaré a receber ondas na Praia do Norte a rondar 8m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    SUL

    Quarta feira: Ondulação na ordem dos 2m e vento Norte ao longo do dia, com menor intensidade matinal. Prevemos ondas a rolarem por São Torpes na ordem de 1m de altura, maiores pelos Aivados, Malhão e Zambujeira do Mar. Mte Clérigo maior, Arrifana e Amado com ondas a rondar 1m. Beliche a rolar acima de 0,5m sob offshore. Algumas oportunidades marrecas na melhor maré pelos picos mais expostos do Barlavento.

    Quarta e Quinta feira: Ondulação de tamanho considerável a dar à costa, a ter o seu pico de 3,8m na manhã de sexta feira, acompanhada de bastante Nortada, mais intensa na sexta. Muito surf por todos os picos do Barlavento e Sotavento Algarvios (Luz, Lagos, Portimão, Albufeira, Vilamoura, Faro, Tavira) sob offshore nos dois dias, sempre com ondas a rondar 1m, mais pequenas no Sotavento. Oportunidades mais épicas pelos picos a Sul de Sagres, como Beliche e Zavial a acima de 2m e 1,5m respectivamente, bem como nas imediações dos mesmos. Bom para Kite e Windsurf.

    Tenham todos uma boa semana com boas ondas onde as encontrarem!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Previsão
  • previsões
  • surf
  • bodyboard
  • ondas
  • onde surfar
  • mar
  • praia
  • vento
  • offshore
  • norte
  • sul
  • centro
  • Portugal
  • janeiro
  • inverno
pub
similar News
similar
abril 07
Vem aí a maior Super Lua do ano!
abril 08
Libertados cerca de mil peixes em perigo de extinção
abril 08
Aprovados 6 projetos para a redução do lixo marinho em Portugal
abril 08
Santa Cruz também fecha praias e proíbe surf
abril 07
APS Surf Tour 2020 será realizado online
abril 07
AESDP considera 'essencial' prolongamento das licenças de quem leciona surf
abril 07
Aritz Aranburu: “Surf em Tóquio vai ser muito elitista”
pub