Homepage

  • Mancha de poluição ao largo da Ericeira
    04 janeiro 2018
    arrow
    arrow
  • O Comando-local da Polícia Marítima manteve-se de prevenção e pronto 'a atuar na primeira linha'
  • Após investigação, autoridades confirmaram que a mancha está relacionada com o esvaziamento de 230 toneladas de água, não poluída, proveniente de piscinas de bordo de um navio.

    Na terça-feira passada, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais coordenou uma investigação no seguimento de um alerta de poluição ao largo da Ericeira, dá conta a Autoridade Marítima Nacional (AMN) no seu site.

    O alerta foi recebido às 18h33, transmitido pelo sistema 'Cleanseanet', um sistema de deteção de focos de poluição no mar, pertencente à “European Maritime Safety Agency (EMSA)”, que é operado em permanência no COMAR.

    Neste sistema foi verificada, por rastreio de imagem satélite, a localização de uma eventual mancha de poluição, situada a cerca de 14 milhas náuticas a Oeste da Ericeira, que apresentava uma extensão de cerca de 10 quilómetros de comprimento. Foi verificada, por rastreio de imagem satélite, a localização de uma eventual mancha de poluição, situada a cerca de 14 milhas náuticas a Oeste da Ericeira, que apresentava uma extensão de cerca de 10 quilómetros de comprimento.

    “Neste seguimento foi solicitada a colaboração do Instituto Hidrográfico, na elaboração de uma estima de deriva da mancha de poluição, tentando antever os possíveis locais/cenários de impacto em terra, caso a pior situação se viesse a verificar”, lê-se. Refere depois a AMN que a mancha acabou por ser correlacionada com o navio de passageiros COLUMBUS, que “foi de imediato interpelado pela Autoridade Marítima".

    O comandante desse navio informou que possivelmente o alerta teria sido causado pelo esvaziamento de 230 toneladas de água proveniente das piscinas de bordo, não poluída, mas contendo as mesmas cerca de 2 ppm (partes por milhão) de cloro, o que poderia ter resultado na deteção feita pelo sistema antipoluição.

    E, de facto, assim foi. Após nova passagem do satélite EMSA, ontem, dia 3 de janeiro, confirmou-se a informação recebida, tendo o alerta sido desativado, não havendo necessidade de intervenção subsequente ou perigo para as comunidades costeiras, detalha a AMN.

    Ainda assim, o Comando-local da Polícia Marítima manteve-se de prevenção e pronto "a atuar na primeira linha, nas eventuais operações de combate à poluição do mar que fossem necessárias”.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte e Fotos: AMN

Tags
  • Polícia Marítima
  • Ericeira
  • Autoridade Marítima Nacional
  • mancha
  • Poluição
  • Poluição marinha
  • cascais
  • ambiente
similar News
similar
junho 08
Portugal termina no 10º lugar o Mundial ISA de El Salvador
junho 08
8 de junho, o Dia Mundial dos Oceanos
junho 06
Allianz Ericeira Pro já tem heat draw definido
junho 06
Época balnear abre com 'dispositivo completo' nas praias do litoral alentejano
junho 06
Cinco vagas olímpicas para Paris'2024 já foram definidas no Mundial ISA de El Salvador
junho 06
Matosinhos Surf School Cup 2023 vai para a água no domingo
junho 07
'Idden Friends' é a etapa inaugural do Nacional de Longboard 2023