Homepage

  • Fim de semana de sonho no Estoril Surf Festival
    19 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • No sábado a organização decidiu aproveitar as excelentes condições para realizar todas as baterias do Surf Open e o máximo de Longboard Open
  • A espera compensou. O Estoril Surf Festival terminou com ondas clássicas e grande nível de Surf. Este ano a linha do Estoril ainda não foi bafejada com as consistentes ondulações típicas do Outono.

    O Surfing Clube de Portugal fez um grande esforço para dar as melhores condições em todos os campeonatos do evento e o Intersócios foi a cereja no topo do bolo. Após três semanas de espera a ondulação deste fim-de-semana permitiu que 71 atletas inscritos disfrutassem de ondas clássicas na bonita baia da praia de S. Pedro do Estoril e da Bafureira.

    No sábado a organização decidiu aproveitar as excelentes condições para realizar todas as baterias do Surf Open e o máximo de baterias da categoria de Longboard Open. Sem surpresas a maioria dos sócios com melhor seeding passou aos quartos de final surfando as compridas ondas do bico em S. Pedro do Estoril. Com a maré a subir e as condições a melhorarem a prova passou para a Bafureira e os quartos de final fizeram a estreita selecção dos oito melhores surfistas.

    Chegou a altura do espectáculo do Longboard. Direitas e esquerdas serviam os Longboarders de uma forma regular e consistente. Hang 5 e Hang 10 foram as manobras mais bem pontuadas e foram executadas com grande mestria. Nas meias-finais de ambas as categorias surgiram as maiores surpresas. No Open de Surf, Jó Bento, talentoso surfista de S. Pedro realizou a melhor onda da sua bateria, mas esperou muito tempo para fazer uma segunda onda intermédia. Como nos últimos minutos o mar não se mexeu, João Félix, surfista rodado na liga portuguesa de Surf, avançou para a final com o Kailani Jabour, que tinha chegado do Havai e mostrava um surf muito agressivo com curvas bem desenhadas.

    No Longboard, a família Dantas (Manuel, João e António) encontrou-se na mesma bateria e a surpresa foi grande pois o mais novo e recente Campeão Nacional Longboard Sub 18, Toninho Dantas passou em primeiro, o tio Manuel em segundo e o novo Campeão Europeu João Dantas foi eliminado. Apesar de ficar fora de prova o João estava muito orgulhoso pela prestação do seu irmão. Na outra meia-final o parceiro de surfadas do Toninho, Frederico Mittermayer e João Gama asseguraram o lugar na final, eliminando o experiente Henrique Lanzano e a Campeã Nacional Kathleen Barrigão.

    A finalizar este dia tivemos a grande final Open onde Kailani Jabour dominou com duas ondas muito boas. Cada um dos outros três competidores, João Maló 2º, João Félix 3º e Miguel Espanhol 4º realizaram uma onda boa, mas não conseguiram outra do mesmo nível para alcançar o vencedor.

    No domingo os atletas Sub 16 tiveram condições perfeitas com ondas mais pequenas. Francisco Mittermayer venceu, Rodrigo Lebre ficou em 2º, Guilherme Gonçalves e Pedro Lourenço ficaram em 3º e 4º respectivamente.

    A final de Longboard foi ganha por Manuel Dantas, João Gama com uma excelente exibição ficou em 2º, Frederico Mittermayer em 3º e Antóno Dantas em 4º.

    A terminar a manhã Kathleen Barrigão venceu destacada a final feminina. Mónica Sedas, Rita Brito e Margarida Vieira completaram as posições do podium.

    Terminou a mais longa edição do Estoril Surf Festival. Agradecemos a todos os que colaboraram com o Surfing Clube de Portugal .

    OPEN SURF 1º- Kailani Jabour 2º- João Málo 3º- João Félix 4º- Miguel Espanhol

    OPEN LONGBOARD 1º- Manuel Dantas 2º- João Gama 3º- Frederico Mittermayer 4º- António Dantas

    FEMININO 1º - Kathleen Barrigão 2º- Mónica Sedas 3º- Rita Brito 4º - Margarida Vieira

    SUB 16 1º- Francisco Mittermayer 2º- Rodrigo Lebre 3º- Guilherme 4º- Pedro Lourenço

     

    Mais fotografias em SCP

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Tomás Santos

Tags
  • Surf
  • longboard
  • São Pedro do Estoril
  • Estoril Surf Festival
  • fim de semana
  • ondas
  • cascais
  • Francisco Mittermayer
  • Kathleen Barrigão
  • Manuel Dantas
  • Kailani Jabour
pub
similar News
similar
julho 12
Jovem surfista australiano perde a vida após ataque de tubarão
julho 10
Novo fim de semana com muito calor a caminho
julho 12
Já se pode ir a banhos na Praia da Parede. Situação em Carcavelos também normalizada
julho 10
Praia da Parede continua interdita a banhos
julho 10
Fluxo anormal de água atinge acesso da Praia de Carcavelos
julho 10
Projeto TransforMAR está de regresso às praias nacionais e vai ajudar 15 IPSS
julho 10
Okahina, a quarta tecnologia de ondas que promete três piscinas em França
pub