Homepage

  • Beachcam LAST SPOT* Report 30 Dez a 1 Jan
    29 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • Final do ano a prometer no que toca ao tamanho e direcção de ondulação. Vão estar ondas grandes nos próximos dias!
  • Ano a chegar ao fim e bastante agradável no que tocou às ondulações e ventos que deram à Costa Portuguesa nestes últimos 12 meses. Vem aí a última grande ondulação do ano e oportunidades para a surfar não iram faltar.

    Preparados para umas últimas remadas do ano?

    NORTE

    Sábado: Ondulação a subir até aos 3,5m de altura, acompanhada de Vento Sul, mais moderado pela manhã e a intensificar-se para a tarde. Condições difíceis para quem estiver a fim de surfar, com muita agitação dentro de água e ondas surfáveis pela manhã em Leça da Palmeira a rondar 2m e mais pequenas pelos picos de Espinho, com algumas ondas por Matosinhos a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Nova subida na ondulação, agora a estabelecer-se nos 4m de altura vinda de ONO, com muito vento NO ao longo do dia. Oportunidades acima de 1m em mar ressacado por Matosinhos. Bom para Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Vento a soprar moderado do quadrante Sul e a permitir algumas condições nos spots mais protegidos, com pontões, a Sul do Douro. Prevemos ondas a rondar 2m de altura pelos picos do Canidelo, Madalena e Espinho, com Cortegaça e Esmoriz ligeiramente maiores. Matosinhos a formar ondas sob onshore acima de 1,5m de altura.

    CENTRO

    Sábado: Apesar do mar a subir, vento a soprar de Sul passando do quadrante Leste para Oeste, permitindo melhores condições para surf pela manhã. Praias da Margem Sul com ondas a rondar 1,5m pelo Meco e Fonte da Telha, maiores pelas praias e pontões da Costa de Caparica. Marrecas a rondar 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril com Carvavelos e São Pedro a funcionar. Guincho e praias envolventes sob side-offshore matinal e ondas acima de 2m de altura, com picos mais protegidos da Ericeira ligeiramente menores. Peniche com offshore na Baía e pelo Lagido a rondar 1m com a Praia do Norte a roçar o clássico a disparar bombas acima de 6m de altura. Oportunidades a rondar 2m ou maiores por Quiaios/Murtinheira e mais pequeno pela Praia da Barra.

    Domingo: Vento a intensificar-se e a soprar de SO para NO ao longo do dia, remetendo as melhores opções para spots sujeitos ao offshore como na Linha de Cascais/Estoril/Oeiras acima de 1,5m nos sets maiores, bem como em Sesimbra a rondar os 2m. Praia do Norte na Nazaré com ondas a rondar 10m de altura. Bom e bem extremo para um passeio de Kite ou Windsurf.

    Segunda feira: Vento a cair bastante com a ondulação ainda cheia de força, remetendo assim as melhores ondas para os spots mais protegidos como na Linha ou Lagido.

    SUL

    Sábado: Dia praticamente sem vento, a soprar fraco de Leste pela manhã a rodar para Oeste pela tarde, passando pelo quadrante Norte. Espera-se glassada em praticamente todas as praias do Alentejo e Costa Vicentina, bem como no Barlavento e Sotavento Algarvios. Com o mar a subir até aos 3m de NO, prevemos surf no Alentejo a rondar 1,5m pela Comporta, maior a chegar a Sines e São Torpes, bem como nos picos mais a Sul e maior por VN Milfontes e Zambujeira do Mar. Já na Costa Vicentina, mais tamanho por Odeceixe, Amoreira, Carrapateira, Cordoama, Castelejo e maior pela Ponta Ruiva, tudo a rondar 2m, com melhores oportunidades pelo Mte. Clérigo, Arrifana e Amado, a rondar 1,5m. Barlavento e Sotavento Algarvios a acordarem com ondas a rondar 0,5m a 1m de altura.

    Domingo: Muitas nuvens no céu com alguma probabilidade de chuva. Ondulação a subir e vento a não dar tréguas, soprando de Oeste pela manhã a rodar para Nortada ao final do dia. Ondas em spots mais protegidos como a Norte do Molhe de São Torpes e nos picos sujeitos ao offshore em Sagres, como Zavial, Beliche, etc, bem como praticamente todos os spots do Barlavento e Sotavento. Dia excelente para os amantes de vento.

    Segunda feira: Dia idêntico a Sábado no que toca aos destaques, sempre com preferência para spots mais protegidos com o melhor surf pela manhã (sob vento fraco de Leste) mas com alguns cm's a mais nos sets maiores. Final de dia épico pelos picos a Sul de Sagres e mais expostos da Costa Sul do Algarve.

    Tenham todos um bom fim de semana, com boas ondas e melhores Festas!

    * Acompanhem toda a ação do mar em tempo real através nas nossas livecams

     

    Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Ondulação
  • ondas
  • surf
  • Previsão
  • tempo
  • mar
  • sul
  • norte
  • centro
  • Offshore
  • vento
  • FNMOC
  • windguru
  • Beachcam Spot Report
  • Dezembro
pub
similar News
similar
março 27
Foto do sunset português entre as melhores de concurso internacional  
março 27
Imagens espaciais mostram redução drástica da poluição do ar na Europa
março 27
Capítulo Perfeito teve alcance superior a 33 milhões de pessoas
março 27
Está a chegar o horário de Verão!
março 26
Poluição do ar cai a pique em Lisboa
março 27
Hora do Planeta terá formato digital para além do apagão
março 27
Em Ribeira d’Ilhas manda Tomás Fernandes