Homepage

  • Beachcam LAST SPOT* Report 30 Dez a 1 Jan
    29 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • Final do ano a prometer no que toca ao tamanho e direcção de ondulação. Vão estar ondas grandes nos próximos dias!
  • Ano a chegar ao fim e bastante agradável no que tocou às ondulações e ventos que deram à Costa Portuguesa nestes últimos 12 meses. Vem aí a última grande ondulação do ano e oportunidades para a surfar não iram faltar.

    Preparados para umas últimas remadas do ano?

    NORTE

    Sábado: Ondulação a subir até aos 3,5m de altura, acompanhada de Vento Sul, mais moderado pela manhã e a intensificar-se para a tarde. Condições difíceis para quem estiver a fim de surfar, com muita agitação dentro de água e ondas surfáveis pela manhã em Leça da Palmeira a rondar 2m e mais pequenas pelos picos de Espinho, com algumas ondas por Matosinhos a rondar 1m. Bom para Kite e Windsurf nos locais habituais.

    Domingo: Nova subida na ondulação, agora a estabelecer-se nos 4m de altura vinda de ONO, com muito vento NO ao longo do dia. Oportunidades acima de 1m em mar ressacado por Matosinhos. Bom para Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Vento a soprar moderado do quadrante Sul e a permitir algumas condições nos spots mais protegidos, com pontões, a Sul do Douro. Prevemos ondas a rondar 2m de altura pelos picos do Canidelo, Madalena e Espinho, com Cortegaça e Esmoriz ligeiramente maiores. Matosinhos a formar ondas sob onshore acima de 1,5m de altura.

    CENTRO

    Sábado: Apesar do mar a subir, vento a soprar de Sul passando do quadrante Leste para Oeste, permitindo melhores condições para surf pela manhã. Praias da Margem Sul com ondas a rondar 1,5m pelo Meco e Fonte da Telha, maiores pelas praias e pontões da Costa de Caparica. Marrecas a rondar 0,5m pela Linha de Cascais/Estoril com Carvavelos e São Pedro a funcionar. Guincho e praias envolventes sob side-offshore matinal e ondas acima de 2m de altura, com picos mais protegidos da Ericeira ligeiramente menores. Peniche com offshore na Baía e pelo Lagido a rondar 1m com a Praia do Norte a roçar o clássico a disparar bombas acima de 6m de altura. Oportunidades a rondar 2m ou maiores por Quiaios/Murtinheira e mais pequeno pela Praia da Barra.

    Domingo: Vento a intensificar-se e a soprar de SO para NO ao longo do dia, remetendo as melhores opções para spots sujeitos ao offshore como na Linha de Cascais/Estoril/Oeiras acima de 1,5m nos sets maiores, bem como em Sesimbra a rondar os 2m. Praia do Norte na Nazaré com ondas a rondar 10m de altura. Bom e bem extremo para um passeio de Kite ou Windsurf.

    Segunda feira: Vento a cair bastante com a ondulação ainda cheia de força, remetendo assim as melhores ondas para os spots mais protegidos como na Linha ou Lagido.

    SUL

    Sábado: Dia praticamente sem vento, a soprar fraco de Leste pela manhã a rodar para Oeste pela tarde, passando pelo quadrante Norte. Espera-se glassada em praticamente todas as praias do Alentejo e Costa Vicentina, bem como no Barlavento e Sotavento Algarvios. Com o mar a subir até aos 3m de NO, prevemos surf no Alentejo a rondar 1,5m pela Comporta, maior a chegar a Sines e São Torpes, bem como nos picos mais a Sul e maior por VN Milfontes e Zambujeira do Mar. Já na Costa Vicentina, mais tamanho por Odeceixe, Amoreira, Carrapateira, Cordoama, Castelejo e maior pela Ponta Ruiva, tudo a rondar 2m, com melhores oportunidades pelo Mte. Clérigo, Arrifana e Amado, a rondar 1,5m. Barlavento e Sotavento Algarvios a acordarem com ondas a rondar 0,5m a 1m de altura.

    Domingo: Muitas nuvens no céu com alguma probabilidade de chuva. Ondulação a subir e vento a não dar tréguas, soprando de Oeste pela manhã a rodar para Nortada ao final do dia. Ondas em spots mais protegidos como a Norte do Molhe de São Torpes e nos picos sujeitos ao offshore em Sagres, como Zavial, Beliche, etc, bem como praticamente todos os spots do Barlavento e Sotavento. Dia excelente para os amantes de vento.

    Segunda feira: Dia idêntico a Sábado no que toca aos destaques, sempre com preferência para spots mais protegidos com o melhor surf pela manhã (sob vento fraco de Leste) mas com alguns cm's a mais nos sets maiores. Final de dia épico pelos picos a Sul de Sagres e mais expostos da Costa Sul do Algarve.

    Tenham todos um bom fim de semana, com boas ondas e melhores Festas!

    * Acompanhem toda a ação do mar em tempo real através nas nossas livecams

     

    Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Portugal
  • Ondulação
  • ondas
  • surf
  • Previsão
  • tempo
  • mar
  • sul
  • norte
  • centro
  • Offshore
  • vento
  • FNMOC
  • windguru
  • Beachcam Spot Report
  • Dezembro
pub
similar News
similar
setembro 29
Presença de Alex Botelho marcou formação 'Surf & Rescue' em Sagres
setembro 29
Tomás Lacerda e Ângela Fernandes vencem o Nacional de SUP Wave
setembro 29
MEO Portugal Cup of Surfing está ON em Ribeira d’Ilhas
setembro 29
Quarta-feira é dia de 'Surf para Todos' na Praia de Matosinhos
setembro 29
Drones podem vir a recolher lixo das praias portuguesas após 2022
setembro 29
Matosinhos encerra primeiro ciclo das formações 'Surf & Rescue'
setembro 29
Tomás Lacerda e Verónica Silva são campeões nacionais de SUP Race Técnico
pub