Homepage

  • Beachcam XMAS Spot Report* 23 a 25 Dezembro
    22 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • Com o Natal a caminho, o melhor mesmo é mandar um surf antes de abrir os presentes do sapatinho!
  • Fim de semana sem chuva prevista, com ondas a caminho e vento offshore no sapatinho.

    Vai ser sob estas condições que vai rolar o fim de semana de Natal, um pouco por todo o lado. Prevemos sessões de surf em praticamente todo o país e para todos os níveis.

    Vamos a isto?

    NORTE

    Sábado e Domingo: Vento a soprar fraco de ESE a Sul nos dois dias e a permitir algumas condições nos spots mais expostos. Prevemos ondas até 1m de altura por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, qualidade também pela Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Mindelo e Leça da Palmeira até 1m nos sets maiores, com Canidelo, Madalena e Espinho a serem também opções, mas ondas a rondar 0,5m. Cortegaça e Esmoriz ligeiramente maiores.

    Segunda feira: Muito vento Sul a soprar ao longo do dia, a remeter o melhor surf para todos os spots com pontões, tanto a Sul como a Norte do Rio Douro, até 1,5m e 1m respetivamente, com Leça da Palmeira melhor, a rondar 1m sob side-offshore. Bom para Kite e Windsurf nos vossos locais habituais.

    CENTRO

    Sábado: Com o vento fraco de Leste e algumas rajadas moderadas, esperamos condições favoráveis ao surf nos locais mais expostos pela manhã e ligeiramente menos boas à tarde, já com o vento ligeiramente inclinado a Norte. Marrecas pela Costa de Caparica a rondar 0,5m nas praias e pontões, com melhor surf a Norte do Cabo Raso no Guincho e Praia Grande a rondarem 1m sob side-offshore. Oportunidades acima de 0,5m pela Ericeira, a rondar 1m e melhores por Santa Cruz. Peniche com ondas maiores pelos Belgas e Almagreira com Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 1,5m. Praia do Norte na Nazaré a oferecer bombocas acima dos 2m e picos mais expostos de Aveiro e Ovar (Costa Nova e Furadouro) até 1m.

    Domingo: Vento a soprar mais forte a moderado de ESE e a permitir melhores condições em praticamente todos os spots da Região Centro, com algum tipo de offshore em quase todos os spots. Margem Sul com ondas a rondar 0,5m pela Costa de Caparica (praias e pontões), maiores e com offshore pelo Guincho, Praia Grande e praias envolventes, tudo a rondar 1m nos sets maiores. Qualidade até à Ericeira, inclusive, mas maior pela zona de Santa Cruz e Santa Rita, com ondas por Peniche (Consolação, Supertubos, Meio da Baía, Belgas) até 1m. Nazaré a disparar bombas até 3m pela Praia do Norte e a rondar 1,5m por São Pedro de Moel e Foz do Arelho. Figueira da Foz com algumas ondas acima de 0,5m, bem como toda a região mais a Norte como Quiaios, Murtinheira, Aveiro, Ovar, Esmoriz a rondar 1m de altura, nos sets maiores. Mais pequeno e alinhado na Praia da Barra.

    Segunda feira: O melhor é mesmo pedir com muita força ao Pai Natal para nos dar um bom vento, pois esse irá estar a soprar de Sul a Oeste durante o dia e a dificultar um pouco a formação de boas ondas para uma surfada Natalícia. Mesmo assim, façam o vosso surf check pelo Guincho, Praia Grande, São Julião, Santa Cruz e Santa Rita, Belgas, Quiaios, Costa Nova e Furadouro para ver o mar. Lagido em Peniche a funcionar até 0,5m sob offshore. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    SUL

    Sábado e Domingo: Com pouco vento ENE no sábado e vento moderado de ESE no domingo, esperam-se os mesmos destaques para surfar, sob condições semelhantes durante estes dois dias. Com o mar a subir apenas alguns cm's para domingo, prevemos surf no Alentejo até 0,5m pela Comporta, maior a chegar a Sines e algumas ondas marrecas a rondar 0,5m por São Torpes e picos mais a Sul, maior por VN Milfontes e Zambujeira do Mar. Já na Costa Vicentina, mais tamanho acima de 0,5m por Odeceixe, Amoreira, melhor sob offshore pela Carrapateira, Cordoama, Castelejo e maior pela Ponta Ruiva. Algumas oportunidades mais pequenas pelo Mte. Clérigo, Arrifana e Amado. Barlavento e Sotavento Algarvios a acordarem com ondas a rondar 0,5m sob onshore no Domingo. Recomenda-se passeios de Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Vento OSO matinal a estabelecer-se do quadrante Oeste para o resto do dia e a dificultar um pouco a procura de boas ondas. Spots de ontem a funcionarem para hoje, mais pequenos e sob onshore.

    Tenham todos um bom fim de semana, com boas ondas e melhores Festas!

    * Acompanhem toda a ação do mar em tempo real através nas nossas livecams

     

    Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • fim de semana
  • natal
  • férias
  • ondas
  • Ondulação
  • Previsão
  • previsões
  • surf
  • surf spot
  • bodyboard
  • windguru
  • offshore
  • onde surfar
  • portugal
  • vento
  • Guincho
  • praia grande
  • weekend
pub
similar News
similar
janeiro 24
Fim de semana será cinzento e com chuva a norte e no sul
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas
janeiro 24
Justine Dupont vai ser comentadora em Tóquio’2020
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 24
Está a chegar o Circuito de Surf do Centro 2020
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos