Homepage

  • Beachcam XMAS Spot Report* 23 a 25 Dezembro
    22 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • Com o Natal a caminho, o melhor mesmo é mandar um surf antes de abrir os presentes do sapatinho!
  • Fim de semana sem chuva prevista, com ondas a caminho e vento offshore no sapatinho.

    Vai ser sob estas condições que vai rolar o fim de semana de Natal, um pouco por todo o lado. Prevemos sessões de surf em praticamente todo o país e para todos os níveis.

    Vamos a isto?

    NORTE

    Sábado e Domingo: Vento a soprar fraco de ESE a Sul nos dois dias e a permitir algumas condições nos spots mais expostos. Prevemos ondas até 1m de altura por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, qualidade também pela Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Mindelo e Leça da Palmeira até 1m nos sets maiores, com Canidelo, Madalena e Espinho a serem também opções, mas ondas a rondar 0,5m. Cortegaça e Esmoriz ligeiramente maiores.

    Segunda feira: Muito vento Sul a soprar ao longo do dia, a remeter o melhor surf para todos os spots com pontões, tanto a Sul como a Norte do Rio Douro, até 1,5m e 1m respetivamente, com Leça da Palmeira melhor, a rondar 1m sob side-offshore. Bom para Kite e Windsurf nos vossos locais habituais.

    CENTRO

    Sábado: Com o vento fraco de Leste e algumas rajadas moderadas, esperamos condições favoráveis ao surf nos locais mais expostos pela manhã e ligeiramente menos boas à tarde, já com o vento ligeiramente inclinado a Norte. Marrecas pela Costa de Caparica a rondar 0,5m nas praias e pontões, com melhor surf a Norte do Cabo Raso no Guincho e Praia Grande a rondarem 1m sob side-offshore. Oportunidades acima de 0,5m pela Ericeira, a rondar 1m e melhores por Santa Cruz. Peniche com ondas maiores pelos Belgas e Almagreira com Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 1,5m. Praia do Norte na Nazaré a oferecer bombocas acima dos 2m e picos mais expostos de Aveiro e Ovar (Costa Nova e Furadouro) até 1m.

    Domingo: Vento a soprar mais forte a moderado de ESE e a permitir melhores condições em praticamente todos os spots da Região Centro, com algum tipo de offshore em quase todos os spots. Margem Sul com ondas a rondar 0,5m pela Costa de Caparica (praias e pontões), maiores e com offshore pelo Guincho, Praia Grande e praias envolventes, tudo a rondar 1m nos sets maiores. Qualidade até à Ericeira, inclusive, mas maior pela zona de Santa Cruz e Santa Rita, com ondas por Peniche (Consolação, Supertubos, Meio da Baía, Belgas) até 1m. Nazaré a disparar bombas até 3m pela Praia do Norte e a rondar 1,5m por São Pedro de Moel e Foz do Arelho. Figueira da Foz com algumas ondas acima de 0,5m, bem como toda a região mais a Norte como Quiaios, Murtinheira, Aveiro, Ovar, Esmoriz a rondar 1m de altura, nos sets maiores. Mais pequeno e alinhado na Praia da Barra.

    Segunda feira: O melhor é mesmo pedir com muita força ao Pai Natal para nos dar um bom vento, pois esse irá estar a soprar de Sul a Oeste durante o dia e a dificultar um pouco a formação de boas ondas para uma surfada Natalícia. Mesmo assim, façam o vosso surf check pelo Guincho, Praia Grande, São Julião, Santa Cruz e Santa Rita, Belgas, Quiaios, Costa Nova e Furadouro para ver o mar. Lagido em Peniche a funcionar até 0,5m sob offshore. Bom para Kite e Windsurf nos spots do costume.

    SUL

    Sábado e Domingo: Com pouco vento ENE no sábado e vento moderado de ESE no domingo, esperam-se os mesmos destaques para surfar, sob condições semelhantes durante estes dois dias. Com o mar a subir apenas alguns cm's para domingo, prevemos surf no Alentejo até 0,5m pela Comporta, maior a chegar a Sines e algumas ondas marrecas a rondar 0,5m por São Torpes e picos mais a Sul, maior por VN Milfontes e Zambujeira do Mar. Já na Costa Vicentina, mais tamanho acima de 0,5m por Odeceixe, Amoreira, melhor sob offshore pela Carrapateira, Cordoama, Castelejo e maior pela Ponta Ruiva. Algumas oportunidades mais pequenas pelo Mte. Clérigo, Arrifana e Amado. Barlavento e Sotavento Algarvios a acordarem com ondas a rondar 0,5m sob onshore no Domingo. Recomenda-se passeios de Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Vento OSO matinal a estabelecer-se do quadrante Oeste para o resto do dia e a dificultar um pouco a procura de boas ondas. Spots de ontem a funcionarem para hoje, mais pequenos e sob onshore.

    Tenham todos um bom fim de semana, com boas ondas e melhores Festas!

    * Acompanhem toda a ação do mar em tempo real através nas nossas livecams

     

    Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Beachcam Spot Report
  • fim de semana
  • natal
  • férias
  • ondas
  • Ondulação
  • Previsão
  • previsões
  • surf
  • surf spot
  • bodyboard
  • windguru
  • offshore
  • onde surfar
  • portugal
  • vento
  • Guincho
  • praia grande
  • weekend
pub
similar News
similar
junho 05
Fim de semana chega com temperaturas amenas
junho 05
O mês que passou foi o maio mais quente de sempre
junho 05
Hoje há um eclipse penumbral da Lua
junho 05
Altice Portugal celebra Dia Mundial do Ambiente com criação de Comité de Sustentabilidade
junho 05
A partir de 2022 os cruzeiros não poderão utilizar gasóleo quando atracarem em Lisboa
junho 05
Oceano e alterações climáticas vão a debate no Museu de História Natural
junho 05
Hoje comemora-se o Dia Mundial do Ambiente!
pub