Homepage

  • Cuidados a ter com o mar nesta altura
    27 dezembro 2017
    arrow
    arrow
  • O alerta é dirigido em particular a toda a comunidade que se quer deslocar ao mar
  • A Marinha e a Autoridade Marítima Nacional alertam para as prováveis consequências da previsão de agravamento do estado do mar na costa oeste a partir do final da tarde de terça-feira, 26 de dezembro, com especial incidência na madrugada de 27 de dezembro.

    Notícia: Ondas grandes nos próximos dias!

    O alerta é dirigido em particular a toda a comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, em especial a Norte do Cabo da Roca, bem como a toda a população em geral que frequente as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente.

    As atuais previsões do IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera), referente à provável ocorrência de forte agitação marítima dos quadrantes de noroeste, com altura das vagas que pode chegar aos 6 e 7 metros de altura em alto-mar, nas áreas marítimas mais afastadas da Costa oeste do Continente, terão especial incidência a Norte do Cabo da Roca a partir do final da tarde de terça-feira, 26 de dezembro e durante a madrugada de 27 de dezembro.

    A agitação marítima forte deverá começar a diminuir ao longo da madrugada de quinta-feira, 28 de dezembro.

    Assim, à população em geral, recomenda-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima.

    Aos pescadores lúdicos de pesca à cana aconselha-se cautela, evitando pescar junto a zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas.

    Caso exista absoluta necessidade de se deslocar até à orla costeira, deverá manter-se uma atitude vigilante e ter sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

    À comunidade piscatória e à comunidade da náutica de recreio, que se encontrem em atividade no mar, aconselha-se o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução.

    Aconselha-se igualmente que mantenham um estado de vigilância permanente e o acompanhamento da evolução da situação meteorológica e dos avisos à navegação e de previsão meteorológica radiodifundidos pela Marinha relativos à previsão meteorológica do IPMA, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.

    Todos os canais para as comunicações de emergência com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, bem como a linha de emergência telefónica (MRCC LISBOA tlf. 21 440 19 19), os meios navais da Marinha e os meios marítimos da Autoridade Marítima Nacional, designadamente das Estações Salva-Vidas, encontram-se em permanente alerta e em prontidão para responder a pedidos de socorro no mar.

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte e Fotografia: AMN

Tags
  • estado do mar
  • Agitação marítima
  • Autoridade Marítima Nacional
  • mar
  • oceano
  • ondas grandes
  • portugal
  • pesca
  • surf
  • costa portuguesa
  • meteorologia
similar News
similar
setembro 30
Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores alerta para 'alto risco de afogamento'
setembro 29
Mundial ISA: João Olim obtém 6º lugar em SUP Race Técnico Júnior
setembro 29
Global Wave Conference 2023 arranca segunda-feira em Peniche
setembro 29
Três distritos sob aviso amarelo até domingo devido ao calor
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias