Homepage

  • Bali está em alerta máximo devido a vulcão
    27 novembro 2017
    arrow
    arrow
powered by
  • Meo
  • Mercedes
  • Buondi
Segue-nos nas redes
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência mensal de cerca de 200 mil turistas estrangeiros
  • O departamento de transporte terrestre da Indonésia informou que 100 autocarros estão a ser enviados para o aeroporto de Bali e terminais marítimos para ajudar os viajantes retidos, na sequência da erupção do vulvão Agung.

    O aeroporto foi encerrado depois de as cinzas do Agung terem chegado ao espaço aéreo. Centenas de voos foram cancelados e dezenas de milhares de turistas afetados.

    Os principais pontos de travessia marítima foram aconselhados a prepararem-se para um pico de passageiros e veículos. Os turistas podem deixar ilha de Bali de barco, para a ilha vizinha de Java, e depois seguir por terra para o aeroporto mais próximo.

    As autoridades indicaram que o encerramento do aeroporto vai durar pelo menos até terça-feira de manhã e a situação está a ser revista a cada seis horas, depois de a agência para a gestão de desastres indonésia ter elevado para o nível máximo o alerta relacionado com a erupção vulcânica e a retirada de toda a população num raio de dez quilómetros.

    O monte Agung está a expelir cinzas, que formam uma coluna com mais de quatro quilómetros de altura. No domingo, o aeroporto da ilha vizinha de Lombok foi encerrado quando as cinzas se começaram a deslocar para leste.

    As autoridades indonésias ordenaram a distribuição imediata de máscaras, dado que as cinzas vulcânicas continuam a cair em várias aldeias.

    Governo manda retirar 100 mil residentes

    Menos de metade dos cerca de 100 mil residentes, que deviam abandonar a zona de risco em redor do vulcão Agung, saíram da área até agora, anunciaram as autoridades.

    O alargamento da zona de risco para dez quilómetros em redor da cratera afeta 22 localidades e entre 90 mil a 100 mil pessoas, disse Sutopo Purwo Nugroho, porta-voz da agência de gestão de desastres da Indonésia, em conferência de imprensa, em Jacarta. As autoridades indonésias elevaram para o nível máximo o alerta relacionado com a erupção vulcânica e as nuvens de cinza obrigaram ao encerramento do aeroporto internacional de Bali.

    Nugroho indicou que cerca de 40 mil pessoas deixaram o local, mas outras não o fizeram, dizendo que se sentem seguras e não querem abandonar os seus animais.

    Segundo o porta-voz, as autoridades vão tentar convencer os residentes. “Se necessário, vamos retirá-los à força”, afirmou.

    Acompanhem aqui a erupção em direto:

    Cratera está a encher-se de lava 

    A cratera do vulcão Agung, em erupção em Bali, está a encher-se de lava "que irá certamente transbordar pelas encostas", disse hoje o porta-voz da agência de gestão de desastres da Indonésia.

    Vulcanólogos disseram que a presença da lava é por vezes refletida na nuvem de cinza, que assume um tom avermelhado, mesmo durante o dia.

    O porta-voz da agência Sutopo Purwo Nugroho indicou ser possível que se registem erupções maiores do que as observadas até agora, com base nas informações que a agência de gestão de desastres está a receber do centro de monitorização do vulcão. Nugroho disse que “desde ontem [domingo] que há erupções explosivas, cujo som foi ouvido a 12 quilómetros de distância”.

    Segundo o porta-voz, os governantes estão a responder tendo por base o pior cenário possível, porque o Agung tem uma história de erupções violentas. A maior erupção foi em 1963 e matou 1.100 pessoas.

    Bali é o principal destino turístico da Indonésia, com uma afluência mensal de cerca de 200 mil turistas estrangeiros, segundo dados oficiais.

    O arquipélago da Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande atividade sísmica e vulcânica que regista milhares de sismos por ano, a maioria dos quais moderados.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: UN Fonte: TVI24

Tags
  • bali
  • indonesia
  • turismo
  • Erupção
  • Vulcão
  • alerta máximo
pub
similar News
similar
julho 14
Estrelas da atualidade podem sonhar com recorde de Slater? Matemática diz que não…
julho 13
Escolha mais rápida valeu primeiro prémio na Fantasy do Allianz Ericeira Pro
julho 14
Câmara de Cascais inaugura ecoponto marítimo e aposta na economia circular azul
julho 14
Porque razão os avistamentos de golfinhos têm sido frequentes no Tejo?
julho 14
Alunos do Politécnico de Leiria prestam auxílio nas praias do concelho de Alcobaça
julho 14
Máscaras e luvas estão a poluir sete grandes rios europeus
julho 14
Corais vermelhos da costa portuguesa vão ter proteção ambiental
pub