Homepage

  • Momento histórico para o surf adaptado Português
    19 novembro 2017
    arrow
    arrow
  • Portugal vai estar pela primeira vez representado no campeonato mundial de surf adaptado, com o atleta Nuno Vitorino a participar na competição que vai juntar surfistas de 20 países, em La Jolla, na Califórnia.
  • A participação de Nuno Vitorino, antigo nadador paralímpico, na terceira edição da competição, que decorre entre 29 de novembro e 03 de dezembro, segundo comunicado oficial da Federação Portuguesa de Surf (FPS).

    Estivemos à conversa com o Nuno que nos explicou como tudo foi possível.

    “Será a primeira vez que a seleção nacional de surf adaptado irá ter uma participação no campeonato do mundo, nesta participação que será um feito histórico para Portugal. Foi feito um grande esforço por parte da Federação Portuguesa de Surf e do Instituto Português do Desporto e da Juventude para que esta participação fosse viável. Para mim é uma honra fazer parte desta equipa. Eu que desde o inicio dos campeonatos do Mundo sempre fiz a preparação com vista a participar, pois quando houvesse a oportunidade queria estar preparado.” Pois a oportunidade chegou e segundo Nuno, “Vou lá para ganhar. Quero muito!”

    As pranchas do Nuno têm sido desenvolvidas e constantemente melhoradas com a ajuda do shaper nacional Refresh Boards. Para o campeonato mundial levará três pranchas preparadas especialmente para o evento.

    Nuno Vitorino, que ficou tetraplégico aos 18 anos, após ter sido atingido com um tiro disparado acidentalmente por um amigo que manuseava uma arma de fogo, fez bodyboard desde os 12 anos até à data do acidente. Em 2009 voltou ao mar e a partir daí nunca mais parou, uma fonte de inspiração para milhares de pessoas, tanto dentro como fora de água.

    "Há mais de dois anos que estamos a trabalhar para chegar ao Mundial de surf adaptado, finalmente conseguimos, é muito bom para esta vertente da modalidade", contou o presidente da FPS.

    João Aranha considerou que "independentemente do resultado, a presença de um atleta português é já uma vitória e um reconhecimento do esforço que muitos têm feito".

    O presidente da FPS explicou que Nuno Vitorino, de 40 anos, foi escolhido depois de observações feitas pela equipa técnica nacional, liderada por Miguel Moreira.

    O líder federativo destacou o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, semelhante ao disponibilizado para as restantes seleções nacionais de surf, e do Comité Paralímpico de Portugal.

    Por aqui já acompanhamos o trabalho do Nuno e da sua equipa há muitos anos e temos plena confiança que Portugal não poderia estar melhor representado!

    #forçaNunoVitorino

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Ricardo Bravo

     

Tags
  • Nuno Vitorino
  • joao aranha
  • Federação Portuguesa de Surf
  • Surf Adaptado
  • Campeonato Mundial
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
março 24
Temperaturas acima dos 20ºC e alguns aguaceiros a Norte para o primeiro fim de semana de primavera
março 25
Tops nacionais ditam a lei no Cabedelo
março 25
Dois surfistas resgatados por embarcação salva-vidas no Guincho
março 24
Tarde curta de competição no Cabedelo abriu a Liga MEO Surf 2023
março 24
Figueira da Foz é a novidade no calendário do Nacional de Bodysurf 2023
março 24
Já começou a Liga MEO Surf 2023!
março 23
Paredão Skate Tour: skaters andaram à solta na Caparica (Fotogaleria)