Homepage
- Seis dos sete jovens portugueses que rumaram ao sudoeste francês conseguiram mesmo atingir a final dos respetivos escalões.
-
-
Guilherme Ribeiro foi o grande vencedor da final europeia do Rip Curl GromSeach 2017, que decorreu no passado fim-de-semana em Hossegor, na França. O jovem surfista da Costa de Caparica levou a melhor sobre a concorrência no escalão Sub-16 – o principal dos três em concurso – e carimbou o passaporte para a final mundial.
Seis dos sete jovens portugueses que rumaram ao sudoeste francês conseguiram mesmo atingir a final dos respetivos escalões. No entanto, apenas Guilherme Ribeiro conseguiu carimbar o triunfo final. Dessa forma, em 2018 o jovem surfista português vai enfrentar os melhores de cada continente no escalão Sub-16 para levar um dos mais reputados títulos de jovens do Mundo do surf.
Na final da categoria Sub-16 Guilherme Ribeiro levou a melhor sobre o basco Iker Amatrian, que foi o vice-campeão. Na final esteve ainda o francês Téva Bouchgua, que terminou no 3.º posto, e também o português João Vidal, que foi quarto, numa final onde a armada lusa esteve em maioria.
Na final feminina da mesma categoria a vitória escapou por pouco a Mafalda Lopes, que viu a francesa Emma Dubès ficar com o título e com a vaga para a final Mundial. A espanhola Melania Suárez e a francesa Juliette Lacome ocuparam a terceira e quarta posição, respetivamente, ficando atrás da surfista da Caparica. De salientar ainda o 5.º posto de Matilde Passarinho.
Destaque ainda para o 3.º lugar alcançado por Martim Nunes na categoria de Sub-14, que foi vencida pelo francês Kyllian Guerin. O mesmo lugar foi alcançado por Gabriela Dinis na prova feminina da mesma categoria, que teve a francesa Hina Conradi como grande vencedora. Já Santiago Graça foi 4.º classificado na final de Sub-12, vencida pelo basco Kai Odriozola. A final feminina da categoria mais jovem teve apenas três surfistas na água – nenhuma portuguesa – e foi vencida por Janire Gonzalez-Extebarri.
Em 2017 a final mundial do Rip Curl Grom Search disputou-se em Maresias, no Brasil, na casa de um dos mais famosos surfistas a terem passado pelo "crivo" deste evento: Gabriel Medina. Os campeões foram os norte-americanos Kade Matson, de apenas 14 anos, e Caroline Marks, de 15, que acabou de garantir a entrada no WWT. Os representantes europeus haviam sido o espanhol Yael Peña e a britânica Ellie Turner.
Além de Medina, Stephanie Gilmore, Jordy Smith, Matt Wilkinson, Owen Wright, Sally Fitzgibbons, Kolohe Andino, Nat Young e Felipe Toledo foram alguns dos jovens talentos que despontaram neste evento e depois se tornaram em estrelas mundiais.
Vejam aqui a galeria da prova
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte: SP
-
