Homepage
- Este fim de semana, prevemos ondas de Norte a Sul do país, Algarve incluído!
-
-
Com o sol a brilhar e a chuva que tarda em chegar, o melhor mesmo é fazerem-se ao mar porque vão estar boas condições sob offshore nos próximos dias. Prevemos ondas de Norte a Sul do país, Algarve incluído!
NORTE
Sábado e Domingo: Dias de sol mas bastante condicionados no que toca a surfar, com ondas somente nos spots mais expostos à ondulação e a caírem para Domingo. Melhores oportunidades pela manhã, sempre com vento Leste a permitir offshore e ondas acima de 0,5m por Moledo, Mariana, Arda/Afife, Aguçadoura e Leça da Palmeira com Espinho até 0,5m de altura.
Segunda feira: Melhor dia para surfar na Costa Norte, com vento fraco de Leste pela manhã a rodar para Nortada da parte da tarde. Prevemos ondas acima de 1m por Moledo, picos de Viana do Castelo, Arda, Afife, Mariana, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. Mindelo e Leça da Palmeira acima de 1m e Matosinhos a oferecer boas ondas sob offshore acima de 0,5m ao final do dia. Maior pelo Canidelo, Madalena e Espinho. Mar a subir para a tarde.
CENTRO
Sábado e Domingo: Dias idênticos no que toca aos destaques para surfar, com sol a raiar e mar a cair para Domingo, retirando tamanho e qualidade às ondas. Prevemos melhores condições pela manhã, com brisa Leste a permitir offshore e ondas rondar 1m, nos sets maiores, em spots mais expostos como o Guincho, Praia Grande, São Julião (Ericeira), picos de Santa Cruz, Santa Rita, Belgas (Peniche), maior até 1,5m pela Foz do Arelho e São Pedro de Moel com a Praia do Norte (Nazaré) acima de 2m. Mira, Quiaios, Costa Nova e Ovar sob boas condições a rondar 1m com Figueira da Foz a rondar 0,5m. Algum surf marreco pela Costa de Caparica até 0,5m de altura. Vento a rodar para fraco de Norte pela tarde.
Segunda feira: Com o vento a soprar de Leste pela manhã a permitir offshore o mar a subir ao longo do dia, prevemos melhores e maiores ondas nos spots do fim de semana, com novas praias a checkar como Costa de Caparica (praias e pontões), praticamente todos os picos desde Sintra até à Ericeira a rondar 1m ou maior (Adraga, Magoito, Foz do Lizandro, Coxos, Crazy, Ribeira D'Ilhas, etc) com Peniche repleta de oportunidades (Consolação, Supertubos mais pequeno, Belgas, Almagreira, etc). Aveiro com boas ondas pela Praia da Barra até 1m de altura. Nortada fraca da parte da tarde a permitir algum surf marreco na Linha de Cascais com São Pedro do Estoril e Carcavelos até 0,5m.
SUL
Sábado: Vento Leste matinal a permitir offshore, com o sol a raiar lá no alto e ondas somente nos spots mais expostos. Com a ondulação a entrar de NO a rondar 1m, prevemos algumas ondas a rondar 0,5m pela Praia do Norte em Sines, tamanho idêntico pelos Aivados e Zambujeira do Mar. Ligeiramente maior na Costa Vicentina, como por Odeceixe, Amoreira, Carrapateira, mais pequeno no Amado, maior pela Cordoama e Castelejo com Ponta Ruiva em destaque.
Domingo: Apesar do comportamento idêntico no que toca ao vento, mar a cair e retirar alguns cm's às ondas previstas nos spots de ontem. Oportunidades marrecas da parte da tarde a rondar 0,5m pelo Sotavento Algarvio como Vilamoura, Quarteira, picos de Faro e Tavira.
Segunda feira: Já com a nova ondulação a entrar e subir ao longo do dia, prevemos ondas em praticamente todos os picos do SW Alentejano e Costa Vicentina. Alentejo com ondas desde a Comporta até 1m, com São Torpes e picos a Norte do Molhe acima de 0,5m. Maior pela Oliveirinha, L-Point, picos de Porto Covo, Aivados, Malhão, Barcas, Almograve, tudo a rondar 1m, a subir para a tarde. Tamanho idêntico com alguns sets maiores pela Zambujeira do Mar. Costa Vicentina sob vento Leste e com ondas desde os spots de ontem (maiores hoje) e ainda pelo Mt. Clérigo, Arrifana e Amado a rondar 1m. Ondas a rolar pelo Beliche acima de 0,5m. Ondas marrecas pelo Barlavento Algarvio da parte da tarde, sempre na melhor maré.
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
