Homepage

  • Estoril termina CN Longboard sob excelentes condições
    28 novembro 2017
    arrow
    arrow
  • Diogo Gonçalves no Open, Kathleen Barrigão no feminino e António Dantas em Sub 18 são os novos campeões nacionais de Longboard.
  • Chegou ao fim o circuito nacional de Longboard 2017. Diogo Gonçalves no Open, Kathleen Barrigão no feminino e António Dantas em Sub 18 são os novos campeões nacionais de Longboard.

    A manhã chegou com ondas ainda um pouco balançadas da tempestade dos dias anteriores mas sem vento, o que possibilitou o arranque da última etapa na praia da Bafureira com condições muito boas. Todos os principais candidatos à vitória nesta etapa passaram as suas baterias da primeira ronda com notas boas, resultado de ondas compridas com manobras clássicas e progressivas.

    Com a maré a vazar, a prova mudou para o pico de S. Pedro do Estoril. As condições melhoravam a cada hora que passava e nos quartos-de-final apareceram as primeiras surpresas. Manuel Dantas, Luís Esteves e José Lafuente ficaram pelo caminho. Chegou a altura do Feminino e dos Sub 18, as duas categorias onde ainda não estava apurado o campeão nacional porque Diogo Gonçalves já tinha assegurado o título Open na etapa de Sines.

    No feminino, a luta foi entre Kathleen Barrigão e Inês Martins. As duas venceram as meias-finais destacadas e entraram na final com a primeira troca de ondas a dar vantagem à Inês. No entanto a “Kat” continuou a apanhar ondas e na 4ª e 5ª destacou-se na liderança, com um 6 e um 5.85 pontos, que nunca mais largou até ao final da bateria. Mostrando grande conhecimento do pico e com uma marcação serrada a sua adversária, Kathleen confirmou porque é a melhor Longboarder portuguesa. Ela que esteve muito perto de se apurar para o mundial da modalidade (4º lugar Europeu) apareceu este ano mais forte e concentrada para recuperar o título nacional.

    Nos Sub 18 a expectativa era enorme. Nicolau Filipe era líder do ranking, mas tinha de ficar à frente dos seus mais directos adversários, António Dantas e Frederico Mittermayer, para se sagrar campeão. Nas meias-finais, os três atletas dominaram as suas baterias com mestria.

    Frederico Mittermayer arrancou na final com uma onda de 6 pontos. Com apenas 14 anos, o “Kiko” é um dos atletas mais promissores do Longboard nacional sendo detentor de uma técnica eximia de nose ride e amante das ondas grandes. António Dantas, apanhava ondas com menos potencial, que lhe permitiam colocar-se em segundo lugar à frente do Nicolau, o que lhe assegurava o título nacional. O Nicolau não conseguia apanhar ondas e tentou colocar-se mais no inside, mas as ondas que apanhou não lhe davam oportunidade de obter as notas que necessitava. Aproveitando esta luta, o Kiko apanhou a melhor onda da final e pontuou 7.25 que o deixou destacado na liderança.

    António controlando o seu adversário consolidou o segundo lugar com uma onda intermédia e garantiu o seu primeiro título nacional. Considerado o melhor Longboarder da sua categoria a realizar Hang tens, o “Toninho” tem um grande futuro à sua frente. Também só tem 14 anos e uma vontade enorme de vingar.

    A confirmar a sua grande forma, “Toninho” conseguiu atingir pela primeira vez a final Open. Constituída apenas por atletas do Surfing Clube de Portugal, a bateria foi disputada novamente no pico da Bafureira.

    João Gama, começou muito bem, mas o João Dantas com duas ondas fortíssimas de 8.35 e 8 pontos, assegurou a vitória. Diogo Gonçalves e António Dantas, nunca conseguiram entrar nesta luta, terminando em 3º e 4º lugar, respectivamente.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografias: BigBellySurfer

Tags
  • longboard
  • São Pedro do Estoril
  • Estoril Surf Festival
  • Campeonato nacional de Longboard
  • Kathleen Barrigão
  • João Dantas
pub
similar News
similar
dezembro 09
Agitação marítima coloca 7 distritos em aviso amarelo
dezembro 09
SOS Sado avança com nova providência cautelar para travar dragagens
dezembro 09
Mais de dois mil coalas já faleceram nos incêndios da Austrália
dezembro 09
Em Portugal os navios poluem tanto como as 8 cidades com mais automóveis
dezembro 09
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 4º Episódio
dezembro 02
Nazaré Winter Sessions powered by Mercedes-Benz - 3º Episódio
dezembro 06
Frio vai embora, mas a chuva deverá regressar no domingo