Homepage
- O dia em que o Surf encontrou o Jiu-Jitsu em Portugal
-
-
m meados da década de 80 na praia do Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro, um “desentendimento” entre lutadores de Jiu-Jitsu e surfistas selou uma união que deu origem a um estilo de vida que une pranchas e kimonos.
Hoje em dia, no Rio e em várias zonas de surf por esse mundo fora é comum ver surfistas no “tatame” (tapete usado nos treinos de Jiu-Jitsu) e lutadores a surfar tendo dado origem a um estilo de vida saudável que tem tido um crescimento cada vez maior, existindo até campeonatos de surf exclusivamente para faixas-pretas.
A união destes desportos e o contacto dos atletas com a natureza desenvolveu uma consciência na procura de práticas saudáveis. Devido à integração do Jiu-Jitsu com o surf, muitos surfistas seguem a dieta Gracie, comem açaí depois do surf, hábitos que foram buscar aos “tatames” das academias de Jiu-Jitsu.
Surfistas mundialmente conhecidos como Jeremy Flores, Joel Tudor, Bobby Martinez, Eric Rebiere, Michael Bourez ou Kelly Slater são também praticantes desta arte marcial. É famosa a frase de Kelly Slater: “Inscrevam os vossos filhos no Jiu-Jitsu antes de qualquer outro desporto”.
Seguindo esta linha de raciocínio, realizou-se em Almada, um evento pioneiro em Portugal que juntou surfistas e lutadores, em que alguns dos participantes são praticantes de ambos os desportos.
A iniciativa Ahua e Gas jj juntou perto de 30 participantes no “tatame” da academia Romana JJ, saltando depois para a sala de shape da Ahua, onde se reuniram os surfistas-lutadores para um encontro onde se trocaram ideias para repetir este tipo de acções.
Nuno Mesquita da Ahua, Luiz Dias da Gas JJ, Marco Alexandre da BloodBrothers, MEO BeachCam e Paulo Santos do JiuJitsuPortugal foram alguns dos presentes, neste que foi um dia histórico e um ponto de partida para mais iniciativas futuras. Portugal tem tudo para ser uma potência mundial no Jiu-Jitsu, tal como no surf.
Para quem quiser saber mais sobre o Jiu-Jitsu e a sua cultura pode visitar o site JiuJitsuPortugal.com.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
