Homepage
- O Governo nega a intenção de construir um muro de betão no Cabedelo ou efectuar quaisquer ripagens de areia
-
-
Garrett McNamara e a família (na fotografia) são alguns dos surfistas que estão contra esta expansão.
O Movimento SOS Cabedelo contesta as resposta do Governo relativas à empreitada ”Reconstituição do Cordão Dunar no Cabedelo, a Norte da Praia de Leirosa e a Norte da Praia da Vagueira" tendo avançado com a adição de novos dados à denuncia efectuada no passado mês de Maio à Comunidade Europeia e à Comissão Parlamentar do Ambiente.
Para além da falta de transparência e das dificuldades no acesso à informação, contra as regras dos projectos financiados pela Comunidade Europeia, denunciámos a falta de fundamentação das respostas do Governo e, sobretudo, a contradição entre o discurso no parlamento e a ação na praia. O Governo nega a intenção de construir um muro de betão no Cabedelo ou efectuar quaisquer ripagens de areia, apesar destes trabalhos estarem previstos no projeto adjudicado e a sua execução sido iniciada na Leirosa.
Denunciámos a falta de enquadramento dos trabalhos previstos para o Cabedelo no Programa da Orla Costeira (POC), recentemente publicado, bem como a ausência de medidas para a proteção da praia submersa ou para a transposição sedimentar contínua da barra.
Sendo certo que as máquinas voltarão ao Cabedelo, está escolhido o palco da próxima contenda da cidadania na defesa sua praia e dos seus direitos.A onda da Praia do Norte na Nazaré, é uma candidata à extinção, devido a este tipo de intervenções:
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotografia: Sos Cabedelo
-
