Homepage

  • De surf adaptado a desporto paralímpico
    25 outubro 2017
    arrow
    arrow
  • O SCV tem vindo a promover o surf adaptado e a acompanhar o seu crescimento.
  • O Surf Clube de Viana participou no primeiro Seminário Europeu de Surf Adaptado, em Fuerteventura, nas Canárias, de 6 a 8 de outubro. Neste seminário, impulsionado pela associação parceira Play and Train, foram cimentadas, sobretudo, as bases da metodologia para que o surf adaptado venha a tornar-se um desporto paralímpico.

    Este objetivo a atingir contou também com o apoio de grandes figuras internacionais do desporto paralímpico, especialistas médicos, representantes do Comité Paralímpico Internacional e representantes da Federação Internacional de Surf (ISA).

    De entre os surfistas de elite participantes que expressaram o seu apoio à potenciação do surf adaptado a modalidade paralímpica e que, nesse âmbito, partilharam as suas experiências como desportistas, destaque para a estado-unidense Alana Nichols, para o francês Benôit Moreau e para o espanhol Gabriel Gorce.

    Para a definição dos passos práticos necessários a seguir com vista a concretizar o objetivo maior deste seminário, contribuíram as intervenções de Jessika Tidswell, membro do Comité Paralímpico, e do diretor de comunicação do Comité Paralímpico Internacional.

    Também foi criada uma rede de futuros organizadores e voluntários em eventos de surf adaptado, que futuramente vão proceder de acordo com o “guia online” de surf adaptado, a elaborar com base nas conclusões, experiências e conhecimentos adquiridos neste evento.

    Alex Reynolds, um dos representantes da ISA, considerou o projeto, no qual se inclui este seminário, muito importante, pois "a prática do surf tem vindo a crescer para se tornar num fenómeno de proporções globais".

    O SCV esteve em destaque sendo protagonista de três intervenções. João Zamith, presidente da associação vianense apresentou o tema “Accessible Tourism + Surf (Economic Development)”, defendendo que "tornar o turismo mais acessível a pessoas com um nível de condicionamento físico ou intelectual é uma responsabilidade social e também um atrativo ao nível económico, uma vez que potencia a competitividade da Europa neste ramo de turismo”. Loic Santos apresentou um fato de surf adaptado na temática “Equipment” e Gonçalo Cruz “Surfing Performance for Athletes with an Impairment”.

    João Zamith considera ser “muito importante e também uma grande responsabilidade o facto do SCV integrar o grupo dos principais intervenientes ao nível mundial na criação da base da metodologia que permitirá a promoção do surf adaptado a desporto paralímpico. É excelente o surf poder estar nos Jogos Paralímpicos”.

    Outra das conclusões deste seminário é que “Viana do Castelo tem excelentes condições para a prática e competição do surf adaptado”, disse.

    O SCV tem vindo a promover o surf adaptado e a acompanhar o seu crescimento. “Temos duas atletas de surf adaptado com treinos semanais. Elas têm um grande potencial de desenvolvimento, podendo vir a participar, futuramente, num Campeonato do Mundo”, acrescenta. João Zamith acredita que, neste âmbito, “vão surgir mais apoios e também mais interessados”. 

    Este seminário marca o final de um projeto pioneiro cofinanciado pelo Programa Erasmus+ e liderado pela associação Play and Train, em colaboração com o Surf Clube de Viana e a organização italiana Happy Wheels.

    O projeto incluiu também a realização de três Acampamentos de Surf Adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e paralisia cerebral. O primeiro destes acampamentos teve lugar em Viana do Castelo em abril passado, tendo o Centro de Alto Rendimento de Surf por base logística.

    Consultem aqui as previsões de boas ondas para os próximos dias!

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Surf Clube de Viana
  • viana do castelo
  • Paralímpico
  • Surf Adaptado
  • surf
pub
similar News
similar
setembro 18
Associação Sealand limpa Praia da Mexilhoeira
setembro 18
Carro de GMcNamara não foi furtado. Perdeu mala em Cascais e oferece 1000€ a quem encontrar o disco externo
setembro 18
Dois golfinhos mortos deram à costa em praias do Norte
setembro 18
As nações já qualificadas para Tóquio e os surfistas em risco
setembro 17
Cliff Diving Series: Campeões vitoriosos na despedida de 2019
setembro 17
Nuno Vitorino vs Tomás Valente – um heat nunca visto!
setembro 17
Circuito de Bodyboard 2019 - Restaurante O Sacas encerra em grande