Homepage

  • De surf adaptado a desporto paralímpico
    25 outubro 2017
    arrow
    arrow
  • O SCV tem vindo a promover o surf adaptado e a acompanhar o seu crescimento.
  • O Surf Clube de Viana participou no primeiro Seminário Europeu de Surf Adaptado, em Fuerteventura, nas Canárias, de 6 a 8 de outubro. Neste seminário, impulsionado pela associação parceira Play and Train, foram cimentadas, sobretudo, as bases da metodologia para que o surf adaptado venha a tornar-se um desporto paralímpico.

    Este objetivo a atingir contou também com o apoio de grandes figuras internacionais do desporto paralímpico, especialistas médicos, representantes do Comité Paralímpico Internacional e representantes da Federação Internacional de Surf (ISA).

    De entre os surfistas de elite participantes que expressaram o seu apoio à potenciação do surf adaptado a modalidade paralímpica e que, nesse âmbito, partilharam as suas experiências como desportistas, destaque para a estado-unidense Alana Nichols, para o francês Benôit Moreau e para o espanhol Gabriel Gorce.

    Para a definição dos passos práticos necessários a seguir com vista a concretizar o objetivo maior deste seminário, contribuíram as intervenções de Jessika Tidswell, membro do Comité Paralímpico, e do diretor de comunicação do Comité Paralímpico Internacional.

    Também foi criada uma rede de futuros organizadores e voluntários em eventos de surf adaptado, que futuramente vão proceder de acordo com o “guia online” de surf adaptado, a elaborar com base nas conclusões, experiências e conhecimentos adquiridos neste evento.

    Alex Reynolds, um dos representantes da ISA, considerou o projeto, no qual se inclui este seminário, muito importante, pois "a prática do surf tem vindo a crescer para se tornar num fenómeno de proporções globais".

    O SCV esteve em destaque sendo protagonista de três intervenções. João Zamith, presidente da associação vianense apresentou o tema “Accessible Tourism + Surf (Economic Development)”, defendendo que "tornar o turismo mais acessível a pessoas com um nível de condicionamento físico ou intelectual é uma responsabilidade social e também um atrativo ao nível económico, uma vez que potencia a competitividade da Europa neste ramo de turismo”. Loic Santos apresentou um fato de surf adaptado na temática “Equipment” e Gonçalo Cruz “Surfing Performance for Athletes with an Impairment”.

    João Zamith considera ser “muito importante e também uma grande responsabilidade o facto do SCV integrar o grupo dos principais intervenientes ao nível mundial na criação da base da metodologia que permitirá a promoção do surf adaptado a desporto paralímpico. É excelente o surf poder estar nos Jogos Paralímpicos”.

    Outra das conclusões deste seminário é que “Viana do Castelo tem excelentes condições para a prática e competição do surf adaptado”, disse.

    O SCV tem vindo a promover o surf adaptado e a acompanhar o seu crescimento. “Temos duas atletas de surf adaptado com treinos semanais. Elas têm um grande potencial de desenvolvimento, podendo vir a participar, futuramente, num Campeonato do Mundo”, acrescenta. João Zamith acredita que, neste âmbito, “vão surgir mais apoios e também mais interessados”. 

    Este seminário marca o final de um projeto pioneiro cofinanciado pelo Programa Erasmus+ e liderado pela associação Play and Train, em colaboração com o Surf Clube de Viana e a organização italiana Happy Wheels.

    O projeto incluiu também a realização de três Acampamentos de Surf Adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, intelectual e paralisia cerebral. O primeiro destes acampamentos teve lugar em Viana do Castelo em abril passado, tendo o Centro de Alto Rendimento de Surf por base logística.

    Consultem aqui as previsões de boas ondas para os próximos dias!

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Surf Clube de Viana
  • viana do castelo
  • Paralímpico
  • Surf Adaptado
  • surf
pub
similar News
similar
janeiro 17
Comunidade do longboard ajuda os animais vítimas dos fogos na Austrália
janeiro 17
Agitação marítima arrasta duas pessoas na Califórnia (Vídeo)
janeiro 17
Nestlé investe 1,86 mil milhões de euros na reciclagem de plásticos
janeiro 17
Os jovens são fundamentais para a defesa dos oceanos
janeiro 10
Interferência no Canhão? João de Macedo e Everaldo Pato mostram o contrário
janeiro 16
Projeto da 'praia' ecológica no Tejo deverá ser conhecido este ano
janeiro 12
Lisboa terá uma 'praia' em pleno rio Tejo