Homepage
- De relembrar que em 2007 foram assinados 4 contratos de exploração de petróleo na bacia de Peniche.
-
-
Ninguém gostava de ver este cenário (fotomontagem) na praia. É por isso que acreditamos que Peniche possa estar um passo mais próximo, da sustentabilidade da região.
Não sabemos se foram motivados pela febre passageira do Meo Rip Curl Pro Portugal, mas os contratos de concessão de prospeção e exploração de petróleo e gás na Bacia de Peniche desapareceram do site da Entidade Nacional para o Mercado dos Combustíveis.
De relembrar que em 2007 foram assinados 12 contratos de Concessão de Direitos de Prospecção, Pesquisa, Desenvolvimento e Produção de Petróleo em terra (onshore) e no mar (offshore), 4 deles na bacia de Peniche, com o consórcio Repsol / Galp / Partex, em águas profundas (deep-offshore).
Em 2008 foi realizada uma campanha sísmica 2D na bacia de Peniche e em 2010 uma campanha sísmica 3D. Em 2013 o consórcio da bacia de Peniche reformulou-se, passando a ser constituído por Repsol / Kosmos / Galp / Partex e em 2015 os contratos foram estendidos, por adenda, por mais 5 anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 2 anos. Foram celebrados também, em 2015, 2 contratos onshore, com a possibilidade de prática de fraturação hidráulica (fracking), com a Australis, para a Batalha e Pombal.
A redação do Beachcam.pt já contactou a ENMC e espera a confirmação da parte desta entidade com o fim (ou não) dessas concessões.
De relembrar que ainda há contratos na Bacia do Alentejo, GALP/ENI, ou na Batalha e Pombal, com a Australis.
Preocupados com esta luta desigual? Nós também! Acompanhem mais infos sobre os contratos de petróleo ao largo da nossa costa através da ASMAA
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotomontagem: Peniche Surf Clube
Fonte: João Camargo
-
