Homepage

  • Sardinha vai ser proibida em Portugal
    25 outubro 2017
    arrow
    arrow
  • Projeto pretende determinar taxas de mortalidade, de crescimento e de reprodução da sardinha.
  • A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse nesta quarta-feira, à Lusa, que a pesca da sardinha será proibida em zonas da região Centro e Norte, por serem “áreas importantes para a reprodução da espécie”.

    “Existem várias propostas em cima da mesa, maioritariamente na região Centro, também existe alguma coisa no Norte. Mas é Norte e região Centro [as áreas para onde se equacionam a proibição de pesca da sardinha]”, disse a governante à agência Lusa, sublinhando estarem as zonas a serem delimitadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e pelos pescadores.

    À margem da conferência o Valor dos Oceanos, a decorrer em Lisboa, a ministra explicou que estão a ser “mantidas conversas e reuniões de reflexão com as comunidades piscatórias para juntamente com o IPMA, já com informação científica, para se poder delimitar áreas em que não haverá pesca de todo, porque são áreas importante para a reprodução da espécie”.

    IPMA quer 'salvar' sardinha portuguesa

    O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) pretende avançar com um projeto para determinar taxas de mortalidade, de crescimento e de reprodução da sardinha, em função da alteração das variáveis ambientais. 

    Trata-se do projeto Sardinha 2020 - Abordagem Ecossistémica para a gestão da pesca da sardinha, desenvolvido pelo IPMA, tendo com objetivo identificar a distribuição, abundância e recrutamento dos peixes pelágicos (sardinha, biqueirão e a cavala), segundo avançou à Lusa fonte do instituto.

    De acordo com a mesma fonte, o projeto, que aguarda aprovação da Autoridade de Gestão Estrutura de Missão para o Mar 2020, "pretende determinar taxas de mortalidade, de crescimento e de reprodução da sardinha, em função da alteração das variáveis ambientais".

    As variáveis em causa serão "constrangidas através de experiências em cativeiro, tanques e jaulas oceânicas, monitorizando a subsequente libertação no mar", explicou.

    O projeto Sardinha 2020 quer também desenvolver modelos do ecossistema para avaliar o impacto das relações interespecíficas e da pesca na dinâmica conjunta dos 'stocks' de peixes pelágicos.

    "Por último, prevê caracterizar as componentes sociais, económicas e biológicas da pesca do cerco e da indústria conserveira e avaliar a interação e influência mútua entre as várias componentes", segundo o IPMA.

    O instituto adiantou à Lusa que a comissão de gestão já emitiu o parecer favorável para aprovação do projeto, acrescentando que o mesmo está em fase de audiência prévia.

    No dia 20 de outubro, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (ICES) recomendou a suspensão da pesca da sardinha, em Portugal e Espanha, em 2018.

    Porém, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, adiantou, na altura, que o Governo ia propor que os limites de captura se fixassem entre 13,5 e 14 mil toneladas.

    Ana Paula Vitorino disse ainda que tem que ser garantido um ponto de equilíbrio entre a sustentabilidade do 'stock' e das comunidades piscatórias e acrescentou que foi estabelecido um pacote de medidas, no qual se encontra o Projeto Sardinha 2020, de modo a acatar as recomendações do ICES.

    Serão as sardinhas criadas em cativeiro a solução? Será que já se analisaram bem os contras inerentes a esta indústria, desde o risco ambiental, ao risco para a nossa saúde? Fiquem atentos.

    Consultem aqui as previsões de boas ondas para os próximos dias!

     

     

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fonte: PNAM

    Fotografia: EF

Tags
  • Sardinha
  • Peixe
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • IPMA
  • stock
  • pesca
  • pescas
  • aquacultura
  • piscicultura
  • oceano
  • alimento
  • Sustentabilidade
similar News
similar
março 22
Ainda ativo, mas controlado o incêndio em navio ao largo da Foz do Douro
março 22
Ribeira d'Ilhas é a próxima paragem do Circuito de Surf do Centro
março 22
FUEL TV lança websérie com jovens talentos de todo o mundo
março 22
Toda a costa continental portuguesa sob aviso amarelo a partir da tarde de quinta-feira
março 22
Viana do Castelo recebeu primeiro evento oficial de surf enquanto Cidade Europeia do Desporto em 2023
março 22
Circuito ASCC Caparica Power 2023 arranca no primeiro fim de semana de abril
março 17
Circuito Regional de Bodyboard do Sul 2023 arrancou nas ondas da Praia da Rocha