Homepage

  • Beachcam XL spot report* 14 a 16 de Outubro
    12 outubro 2017
    arrow
    arrow
  • Ondulação gigante a caminho de Portugal como consequência do Furacão Ophelia a trazer alegrias a muitos surfistas!
  • De certeza que já quase todos ouviram uns zunzuns por aqui ou por ali, acerca da grande ondulação que chegará a Portugal nos próximos dias. É certo e sabido que ela vem aí, só não temos é tanta certeza se chegará mesmo em condições perfeitas.

    O melhor mesmo é agendar essas surfadas e ir até à praia ver como estão as coisas. Preparados?

    NORTE

    Sábado: Bom dia para surfar, com o vento a ajudar nas contas, a soprar de Leste pela manhã a permitir offshore a rodar para fraco de Sul pela tarde. Condições razoáveis por praticamente todas as praias da região, com preferência para os spots mais expostos. Ondas a rondar 1,5m por Moledo, picos de Viana do Castelo, Arda, Afife, Mariana, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos mas com qualidade. A subir novamente pelo Mindelo e Leça da Palmeira até 2m nos sets maiores. Matosinhos a oferecer excelentes condições a rondar 1m e maior pelo Canidelo, Madalena e picos de Espinho.

    Domingo: Dia idêntico a Sábado, com menos alguns cm's nos sets mas com os destaques de ontem a servirem de referência para hoje. Vento fraco de Sul pela manhã, a rodar para Oeste moderado pela tarde. Bom para Kite e Windsurf nos vossos spots de eleição.

    Segunda feira: Nova ondulação a entrar de Oeste com 4,5m a descer para os 3m ao final do dia, a complicar e muito as surfadas. Mar gigante e perigoso por praticamente todos os spots com ondas a rondar 3m. Mais "acessível" por Matosinhos a aguentar ondas de cerca de 2m (ou maiores) e Espinho ligeiramente maior. Vento fraco e muita chuva durante todo o dia.

    CENTRO

    Sábado: Dia a começar com vento Leste por toda a costa (offshore) e a virar para Sul depois de almoço, acompanhado de um aumento de cerca de 0,5m de altura nas ondas para a tarde. Surf por todo o lado, com muitas oportunidades o dia todo. Prevemos ondas a rondar 0,5m por toda a Costa de Caparica (praias e pontões), maior a rondar 1m pelas praias a Norte do Cabo Raso como Crismina, Arriba, Guincho e Abano. Adraga, Praia Grande e Pequena dentro dos mesmos valores e beach breaks até e por toda a Ericeira também, com surf mais pequeno nos fundos de pedra. Toda a região de Santa Cruz até Peniche com offshore e muitas ondas acima de 1m, com destaque para a Azul, Caniçal, Porto Batel, Supertubos (mais pequeno), Baía, Lagido e Belgas. Foz do Arelho e São Pedro de Moel a rondar 1,5m com a Praia do Norte até 2,5m. Qualidade e oportunidades não faltarão pela Figueira da Foz (Cabedelo e Buarcos clássicos a rondar 1m) e praticamente todos os picos mais a Norte (Quiaios, Aveiro, Ovar, etc) a funcionarem dentro dos mesmos valores, ou um pouco maiores. Algumas ondas sob onshore fraco ao final do dia por Carcavelos e São Pedro do Estoril com boas ondas para SUP pela Parede.

    Domingo: Mesmos destaques de ontem a servirem de referência para hoje, com pouco vento Leste matinal, a rodar para moderado a forte de Sul pela tarde. Os valores previstos para o tamanho de ondas hão de ser idênticos aos de ontem à tarde. Destaque para o Guincho e Lagido sob offshore. Bom para Kite e Windsurf.

    Segunda feira: Muito respeito pela ondulação que nos chega à costa, com 3,3m de Oeste e a provocar bons caldos a quem for lá para dentro. Apesar de estar pouco vento (Sul pela manhã a rodar para Norte), mar revolto por quase todos os spots salvo opções mais protegidas, como Sesimbra a rondar 2m, picos da Arrábida e Meco com alguns sets maiores e acima de 1,5m entre a Cova do Vapor e Trafaria. Oportunidades pela Linha de Cascais/Estoril/Oeiras com ondas a rondar 2m pelos picos de Cascais como a Rata, semelhante pelo Estoril como no Monte Estoril, Tamariz, Bolina, Poça, Azarujinha, São Pedro, Bafufeira, Suicida (cuidado malta), Avencas, Parede, maior por Carcavelos, mais pequeno até 1,5m pela Torre, Inatel, Santo Amaro, Paço de Arcos e ainda mais pequeno a rondar 1m a chegar a Caxias. Marrecas para quem as quiser apanhar na Cruz Quebrada. Mais oportunidades por Peniche com Molhe Leste a rondar 2m, Gâmboa nos mesmos tamanhos e Papôa acima dos 3m, com São Martinho do Porto até 2m. Praia do Norte na Nazaré a disparar bombas do Canhão a rondar 10m de altura, nos sets maiores.

    SUL

    Sábado: Vento Leste praticamente todo o dia pela Costa Alentejana e Vicentina a permitir offshore. Ondulação a entrar com 1,2m de altura e a trazer ondas razoáveis a rondar 0,5m de altura (ou maiores) um pouco por todo o lado, é só procurar. Maior pela Zambujeira do Mar, Odeceixe, Amoreira e Carrapateira, a rondar 1m. Mar a subir para a tarde.

    Domingo: Vento matinal de ESE a rodar para Sul de tarde e a baralhar um pouco as contas. Já com a nova ondulação a entrar, prevemos ondas em praticamente todos os picos do SW Alentejano e Costa Vicentina. Alentejo com ondas desde a Comporta a rondar 1m, com São Torpes e picos a Norte do Molhe até 1m. Maior pela Oliveirinha, L-Point, picos de Porto Covo, Aivados, Malhão, Barcas, Almograve, tudo a rondar 1,5m. Tamanho idêntico com alguns sets maiores pela Zambujeira do Mar. Costa Vicentina com algum vento e a permitir melhores ondas nos spots mais abrigados como Arrifana (Kanguru a bombar) e Amado a rondar 1,5m. Maior e mais desalinhado nos restantes picos. Ondas a rolar pelo Beliche e Zavial, com cerca de 1m e 0,5m respectivamente. Ondas marrecas pela Praia da Luz, Lagos, Rocha, Albufeira e Vilamoura, sempre na melhor maré.

    Segunda feira: Dia de gigantes pelo Alentejo e Costa Vicentina, com muitas oportunidades para surf pelo Sotavento e Barlavento Algarvio. Céu cinzento para receber a nova ondulação de mais de 3m vinda de Oeste a entrar costa adentro e o vento fraco de ESE com maior intensidade junto ao Cabo de São Vicente, esperam-se boas e grandes ondas por esses spots fora. Ondas surfáveis a rondar 2m por Tróia, bem como desde o Norte de São Torpes até Sines, maior a rondar 4m para quem gosta delas grandes pelo Burrinho (Porto Covo) e clássicas a rondar 2m pelo Cogumelo (Milfontes). Oportunidade também pela Arrifana e Kanguru acima de 2m e mais abaixo por Sagres com ondas desde o Beliche acima de 2m, Mareta, Martinhal, Ingrina e Zavial a rondar 1,5m. Oportunidades também por todo o Barlavento e Sotavento com ondas a rondar 1,5m pela Luz, Lagos, Lagoa, Albufeira maior por Portimão e Vilamoura. Mais pequeno mas surfável pelos picos desde Faro até Tavira.

     

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • furacão ophelia
  • tempestade
  • portugal
  • ondas
  • Ondulação
  • xxl
  • xl
  • ondas grandes
  • ondas gigantes
  • nazaré
  • praia do norte
  • Carcavelos
  • São Pedro do Estoril
  • Costa de Caparica
  • surf
  • bodyboard
  • alentejo
  • Algarve
  • praia
  • praias
  • chuva
  • previsao
  • windguru
  • norte
  • offshore
  • fim de semana
  • outono
  • outubro
pub
similar News
similar
novembro 19
Agitação marítima deixará toda a costa em aviso amarelo
novembro 19
Ondas grandes deverão regressar amanhã à Nazaré
novembro 15
Forte agitação marítima fecha nove barras
novembro 15
Fim de semana com sábado soalheiro e domingo chuvoso
novembro 18
A partir de hoje os sacos de plástico são pagos em Macau
novembro 18
Nic von Rupp nomeado para os Surfer Awards de 2019
novembro 18
Clay Marzo, 'Saca' e Nic von Rupp lideram eleitos para o Capítulo Perfeito