Homepage
- A tempestade tropical Ophelia atingiu a categoria de furacão pelas 21h35 desta quarta-feira
-
-
Ophelia já se tornou furacão de categoria 1 e os modelos de previsão incluem o litoral de Portugal para os próximos dias. Seria a terceira vez na história.
A tempestade tropical Ophelia atingiu a categoria de furacão pelas 21h35 desta quarta-feira e os primeiros modelos de previsão divulgados esta quarta-feira não descartam Portugal continental e os Açores do percurso do furacão. O Ophelia está atualmente a cerca de 1200 quilómetros do arquipélago açoriano e já atingiu ventos de 120 quilómetros por hora.”Parece um furacão no satélite, mas ainda não é um”, alerta o comunicado diário do National Hurricane Center, a máxima autoridade de monitorização de tempestades tropicais e furacões do Atlântico.
Vários modelos disponibilizados pelo NHC e pela Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dão quase como certos os efeitos do furacão (já enquanto depressão pós-tropical) em Portugal a partir da noite de sábado. A previsão publicada pelo IPMA vai ao encontro dessas previsões. Contudo, não há motivo de pânico.
O dia de sábado ainda vai registar as temperaturas elevadas que se fizeram sentir nestas duas primeiras semanas de outubro, com máximas de 32ºC e mínimas de 19ºC. Contudo, a probabilidade de precipitação chegar no domingo, dia em que as temperaturas deverão cair dois graus, é muito alta. Na segunda-feira, contudo, as máximas devem cair para os 24ºC e a chuva deve manter-se toda a semana.
É raro um furacão formar-se tão perto dos Açores e mais raro ainda o modelo de previsão apontar para a Europa, isto porque a Alta dos Açores, um eixo de alta pressão atmosférica, age como “um muro” e impede que os furacões e outras formações ciclónicas ganhem força em direção ao continente europeu.
Os primeiros efeitos deverão ser sentidos no arquipélago dos Açores com precipitação e vento forte, que poderá atingir rajadas de 80 quilómetros por hora no grupo oriental já este fim-de-semana.
O NHC prevê que, após a passagem pelo litoral português, o Ophelia poderá provocar ventos muito fortes e precipitação também no Reino Unido e na Irlanda.
O furacão poderá atingir o litoral português já enquanto depressão pós-tropical. Seria a terceira vez que isso acontece desde que há registo. As únicas formações ciclónicas dessa dimensão a atingirem Portugal fizeram-no em outubro de 1842 e em outubro de 2005, quando os resquícios do furacão Vince atingiram o continente.
Resumindo e não baralhando, preparem já essas pranchas que segunda feira vão estar umas!
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotos: NOOA e NASA Fonte: Observador
-
