Homepage
- Fim de semana com ondas grandes, pequenas, glassadas e offshore. Vai dar para tudo e para todos!
-
-
Depois de uma semana com boas ondas praticamente todos os dias, vamos ter um fim de semana também ele repleto de oportunidades, desde mar pequeno a grande e com offshore. Vamos ver descobrir por onde vão andar as melhores condições?
NORTE
Sábado e Domingo: Nova ondulação ONO com 13 segundos de período, a entrar desde o final de sexta feira, com 1,2m de altura. Vento a ajudar nas contas, a soprar de Leste pela manhã a permitir offshore a rodar para fraco de Norte pela tarde. Condições mínimas por praticamente todas as praias da região, com preferência para os spots mais expostos. Ondas acima de 0,5m por Moledo, picos de Viana do Castelo, Arda, Afife, Mariana, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos. A subir por Mindelo e Leça da Palmeira a rondar 1m nos sets maiores. Matosinhos a oferecer marrecas até 0,5m e maior pelo Canidelo, Madalena e Espinho. Mar a cair para Domingo e condicionar o surf para os spots mais expostos como Moledo, Arda e Leça da Palmeira.
Segunda: Dia de flatada geral ou perto disso, com Leça da Palmeira e Moledo a receberem ondas até 0,5m de altura.
CENTRO
Sábado: Nova ondulação ONO a entrar desde ontem com 1,2m de altura e 12 segundos de período, esperam-se algumas ondas razoáveis por essas praias fora. Vento NE fraco de manhã a soprar moderado de NO pela tarde, escusado será dizer qual o melhor período para surfar. Esperam-se ondas marrecas pelas Praias de Sesimbra, maiores pelas praias e picos do Meco, Fonte da Telha e Caparica até 1m nos sets maiores desde as praias aos pontões, com Cova do Vapor a funcionar pequenita. Linha de Cascais e Estoril na melhor maré com marrecas até 0,5m desde Carcavelos, Parede a São Pedro do Estoril. Maior a Norte do Cabo Raso, a rondar 1m pela Arriba, Crismina, Guincho, Abano, Praia Grande, Pequena, bem como alguns picos até à Ericeira. Oportunidades também pela Ericeira (Ribeira) acima de 0,5m, maior a chegar a Santa Cruz e Peniche. Praia do Norte a fornecer umas bombocas a rondar 2m ou maiores. Clássico pelos picos da Figueira, Aveiro e Ovar a funcionarem com boas ondas a rondar 0,5m de altura, maior pela Costa Nova e Furadouro com o Cabedelo clássico (Figueira da Foz) sob offshore.
Domingo: Mar a cair e retirar alguns cm's aos sets, remetendo o surf para os spots mais expostos. Destaque para o Guincho até 1m, maior pela Foz do Arelho e São Pedro de Moel com Praia do Norte até 2m.
Segunda: Ondulação a cair bastante e a condicionar o surf para spots mais expostos (mas sob offshore) como Guincho, Praia Grande, São Julião, Santa Cruz, Belgas, Mira, Costa Nova, Furadouro tudo acima de 0,5m. Maior pela Foz do Arelho e São Pedro de Moel até 1m e Praia do Norte na Nazaré a rondar 1,5m com muita qualidade.
SUL
Sábado: Nova ondulação ONO a entrar desde ontem, com 12 segundos de período e 1.2m de altura a formar algumas ondas residuais pela Região Sul com pouco vento matinal. Alentejo a receber ondas até 0,5m por São Torpes, maiores pelos Aivados e Zambujeira do Mar a rondar 0,5m, com alguns sets maiores. No Algarve, ondas até 1m por Odeceixe, Amoreira, Carrapateira, ligeiramente mais pequenas pela Cordoama, Castelejo e Ponta Ruiva com oportunidades mais pequenas pela Arrifana e Amado.
Domingo: Mar a cair novamente e a condicionar o surf para spots mais expostos como até 0,5m pelos Aivados, Zambujeira, maior e melhor por Odeceixe, Amoreira e Carrapateira. Bom também pelos picos e praias mais ocidentais de Sagres sob offshore.
Segunda: Apesar do vento Leste matinal por toda a Costa Alentejana e Vicentina a permitir offshore, mar a cair bastante e a remeter as opções de surf para spots mais expostos, mas com ondas pequenas. Sugerimos Aivados e Zambujeira do Mar a rondar 0,5m e ligeiramente maior e Odeceixe, Amoreira e Carrapateira. Cordoama, Castelejo e praias de Sagres dentro do mesmo tamanho e com qualidade sob offshore.
Zelem uns pelos outros e respeitem o mar. Boas ondas e bom fim de semana!
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
