Homepage

  • ´Condições sólidas´,´expectativas superadas´, e ´grandes ondas´, é este o resumo que os atletas fazem do 2º dia de competição do Viana World Bodyboard Championship
  • Com ondas a rondar os 2m, o dia de ontem pautou-se não só pelas excelentes performances dos melhores bodyboarders do mundo, mas pelas inúmeras atividades inseridas na Semana Europeia do Desporto que o Surf Clube de Viana promove em paralelo ao evento.

    Os heats de 25 minutos, sem limite de ondas, foram repto para os competidores, que mantiveram atentos espetadores e curiosos na Praia da Arda. O 20º heat da competição foi um dos pontos altos do dia, em que o brasileiro Uri Valadao, arrancou ao júri um 8.25. Apenas 5 heats depois, o sul-africano Tristan Roberts “roubou” o “spotlight”, com uma manobra que lhe valeu também um 8.25.

    Com níveis sem precedentes de afluência por parte do público, o recinto gozou de uma nova energia trazida em grande parte pelos jovens, que inseridos no programa “Náutica nas Escolas”, tiveram a oportunidade de ver de perto os melhores do mundo, cultivando o gosto pelo desporto náutico, neste que é o berço do circuito mundial de Bodyboard.

    “Não consigo expressar o quão «stoked» estou ao ver onde este desporto estava, e está”, revelou Mike Stewart. “O facto de estes jovens estarem a ter contacto com este universo [do desporto de ondas] e com este tour, é bom para o futuro desta próxima geração”, acrescentou.

    “A organização parece-me ótima. Partindo do princípio de que a motivação da mesma é o aspeto formativo, com as escolas”, reafirmou o chileno Alan Muñoz.

    Neste contexto, e pelo segundo dia consecutivo, o recinto recebeu várias escolas da cidade. "Estas atividades são aliciantes, são atividades que eles gostam. O facto de estarem na praia para eles já é muito bom porque eles vivem longe do litoral (...) estamos a colaborar com a CMVC num protocolo e eles já estão habituados a praticar atividades náuticas: o remo, o surf, a canoagem e o bodyboard. Com certeza que futuramente os alunos vão pensar em participar nestas atividades ligadas ao meio aquático", afirmou Marisa Barreto, professora da EBS de Barroselas, que participou na atividade.


    Na mesma óptica, e já nas palavras de Tiago Prieto, do SCV, "tem havido uma recetividade muito grande relativamente à Semana Europeia do Desporto. (...) O feedback tanto das escolas, como dos participantes, tem sido muito positivo, todos saem daqui com bastante satisfação. (...) Os alunos tem a oportunidade de fazer uma visita guiada à área de competição, onde podem ter uma explicação de como é a organização de um campeonato do mundo: desde o julgamento dos atletas, às suas rotinas, às condições de mar que estão perfeitas."

    De facto as condições de mar têm estado excelentes, as expetativas são altas, e os próximos dias de competição prometem. "Este ano estou muito impressionado. Ontem e hoje vi algumas das melhores ondas que já vi na praia da Arda. Acho que temos tido muita sorte com as condições este ano. Temos visto grandes ondas e acho que isso vai resultar numa competição maravilhosa", disse Dave Hubbard sobre o evento que pode ser acompanhado em direto em www.surfingviana.com e no site da APB.

    Fotos - Tó Mané Photography

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

     

Tags
  • bodyboard
  • viana do castelo
  • Surf Clube de Viana
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo
  • apb
  • APB World Tour
  • Viana World Bodyboard Championship
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
janeiro 23
Surf to Win apresenta equipa oficial para 2020
janeiro 24
Lewis Pugh é o primeiro humano a nadar sob camada de gelo na Antártida
janeiro 24
Gondomar retira das serras 3 toneladas de lixo por semana
janeiro 22
Tempestade Glória provoca ondulação inédita no Mediterrâneo
janeiro 23
Vem aí o Pacto Português para os Plásticos
janeiro 23
O ornitorrinco pode desaparecer devido à ocupação humana
janeiro 24
Austrália enfrenta praga de aranhas mortíferas