Homepage

  • Vasco Ribeiro é o novo campeão nacional
    17 setembro 2017
    arrow
    arrow
  • Atleta da Praia da Poça ganha o campeonato Nacional e garante assim o Wildcard para participar na etapa do mundial em Peniche
  • Vasco Ribeiro é o novo campeão nacional da Liga MEO Surf 2017. O surfista de Cascais, 22 anos, conseguiu o seu 4º título nacional este Sábado, dia 16 de Setembro, na Praia do Guincho em Cascais, ao garantir o 3º lugar no Bom Petisco Cascais Pro, quinta e última etapa da Liga deste ano. O duo cascalense Pedro Henrique e Camilla Kemp foram os vencedores da etapa.

    Consultem aqui a previsão de ondas para hoje

    À chegada ao último dia de prova, Ribeiro dependia apenas de si próprio, sabendo que se alcançasse as meias-finais asseguraria o seu quarto título nacional (igualando o recorde de Ruben Gonzalez) e o wildcard do MEO para o MEO Rip Curl Pro Portugal, etapa portuguesa do circuito mundial de surf da World Surf League (WSL). Tal veio mesmo a acontecer, com o surfista da praia da Poça a derrotar o ex-campeão nacional Justin Mujica, nos quartos-de-final.

    "Estou muito contente. Como disse no início do ano, não era um dos meus objetivos principais, mas fazia parte dos objetivos, sobretudo, quando anunciaram que o vencedor do título receberia o wildcard para o mundial em Peniche. Estou muito contente por ter alcançado este objetivo e agora é conseguir os outros!

    Comparando com o meu último título, em 2014, está mais difícil ganhar a Liga. De ano para ano, tem sido assim. Há mais surfistas, o nível está maior e há diferentes pessoas a ganhar etapas. Isto é óptimo para o surf português e para todos aqueles que estão a treinar e competir.

    Em Peniche, espero usufruir da experiência, divertir-me, dar o meu melhor dentro de água e dar alegrias a todos os portugueses".

    Vasco viria depois a perder, nas meias-finais masculinas, contra Miguel Blanco.

    Nas senhoras, o título nacional já estava entregue à bicampeã nacional Carol Henrique, mas, com o segundo lugar do ranking ainda em disputa, a local Camilla Kemp, atual vice-campeã nacional, quis assegurar que terminava o ano uma vez mais nessa posição. Numa final de poucas ondas contra Mafalda Lopes, uma das agradáveis surpresas da Liga MEO Surf 2017, Camilla Kemp assegurou a vitória no Bom Petisco Cascais Pro, segunda vez consecutiva (e terceira no geral) que a surfista ganha esta etapa, e o seu quarto vice-título nacional (terceiro consecutivo).

    "Estou muito contente por voltar a vencer em casa. Não foi um ano mau, porque consegui ser vice-campeã novamente, o que é sempre bom e acho que mereço. Foi um ano de altos e baixos. É sempre bom vencer em casa e terminar o ano com uma vitória. Sinto-me muito confortável aqui. Conheço bem o mar e o Guincho é sempre difícil. Tenho o apoio dos meus amigos e família, pelo que posso surfar sem distracções. Senti alguma pressão para vencer, porque a Carol e Teresa não competir, mas a vontade de ganhar foi muito superior ao nervosismo".

    Já na categoria masculina, o campeão nacional de 2016, Pedro Henrique, surfista de Cascais, conquistou a sua segunda vitória na Liga em 2017 ao derrotar Miguel Blanco, surfista que na praia do Guincho garantiu a sua terceira presença consecutiva em finais de etapas da Liga MEO Surf 2017. Ao vencer esta etapa, Henrique garantiu o 2º lugar no ranking nacional, terminando em igualdade de pontos com Vasco Ribeiro, mas atrás deste de acordo com os critérios de desempate.

    "Este é uma etapa muito especial para mim, por estar a competir em casa e ter a minha família na praia. Esta vitória chega num momento muito importante para mim: por não ter patrocínio principal, é muito difícil para mim correr o circuito mundial uma vez que é um circuito muito caro. Chega esta altura do ano e nunca sabemos se vamos conseguir ir à próxima etapa. Com esta vitória, ganha a hipótese de fazer as etapas no Havai. Estou muito contente.

    O título nacional é sempre muito disputado e o Vasco veio fazendo um ano muito bom, com várias vitórias. Sabia que que ia ser difícil, mas fiz o meu papel de fazer o melhor possível na etapa e focar-me no meu resultado".

    Por último, nota especial para a Renaul Expression Session, ganha por Pedro Henrique, e para a MOCHE Groms Cup, ganha por Afonso Antunes. Miguel Blanco e Camilla Kemp foram os melhores surfistas de Cascais em prova, vencendo por isso o Cascais Best Surfer. A Somersby Onda do Outro Mundo foi ganha por Kiron Jabour.

    Campeões nacionais da Liga MEO Surf 2017
    Vasco Ribeiro e Carol Henrique;

    Ranking Masculino 2017
    1º - Vasco Ribeiro
    2º - Pedro Henrique
    3º - Miguel Blanco

    Ranking Feminino 2017
    1ª - Carol Henrique
    2ª - Camilla Kemp
    3ª - Mafalda Lopes

    Resultados finais
    Final Masculina: Pedro Henrique (15,30) vs Miguel Blanco (12,15);
    Final Feminina: Camilla Kemp (8,85) vs Mafalda Lopes (4,5);
    Renault Expression Session: Pedro Henrique;
    Vencedor da MOCHE Groms Cup: Afonso Antunes;
    Cascais Best Surfer: Miguel Blanco e Camilla Kemp;
    Sommersby Onda do Outro Mundo: Kiron Jaboru;
    MEO Rip Curl Fantasy: Marco Figueiredo;
    Surfista Preferido do Público: Vasco Ribeiro

    Para além da competição principal, o Bom Petisco Cascais Pro teve ainda em disputa o Cascais Best Surfer, a Renault Expression Session, a Somersby Onda do Outro Mundo, o Moche Groms Cup (uma iniciativa da FPS e ANS), o MEO Rip Curl Fantasy, e o Canon Workshop de Fotografia de Surf com Ricardo Bravo. A premiação global da Liga MEO Surf 2017 é de 90.000€. 

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Miguel Mestre /ANSurfistas

Tags
  • ANS
  • Associação Nacional de Surfistas
  • Surf
  • Vasco Ribeiro
  • Camilla Kemp
  • Pedro Henrique
  • Guincho
  • cascais
  • campeao nacional
  • Portugal
  • turismo de portugal
pub
similar News
similar
outubro 18
Fim de semana chega com sábado muito chuvoso
outubro 18
Tráfego marítimo contribui para 20% da poluição costeira em Portugal
outubro 18
Seca e má gestão deixam o Tejo em mínimos históricos
outubro 18
Glaciares suíços sofrem maior redução em 100 anos
outubro 18
Previsão de mau tempo cancela sessão de autógrafos na 58 Surf
outubro 17
Inscrições abertas para a 2ª etapa do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
outubro 17
No Corvo haverá um apagão para salvar as aves marinhas