Homepage

  • 4945 beatas recolhidas na Praia da Figueirinha
    28 setembro 2017
    arrow
    arrow
  • Até quando vamos manter este tipo de comportamento? É necessário mudar os nossos hábitos urgentemente
  • No passado dia 24 de setembro, 21 voluntários participaram numa Ação de Recolha de Beatas de Cigarro na Praia Figueirinha, onde foram recolhidas, em 95 minutos, 4945 beatas de cigarro. Para além das 4945 beatas foram encontrados também 344 paus de cotonetes, inúmeras palhinhas e pequenos pedaços de plástico.

    Os voluntários conseguiram recolher 4945 beatas no curto período de 95 minutos, correspondendo a um total equivalente a 247,25 maços de tabaco. Ao longo da ação os voluntários contaram com palavras de apreço e de apoio à iniciativa vindos da parte de cidadãos que se encontravam no local, tendo alguns deles participado também na atividade.

    Para além das 4945 beatas foram recolhidos também 344 paus de cotonetes no areal, números que justificam a presença destes dois tipos de resíduos no top 10 de lixo marinho mais abundante nas praias de todo o mundo.

    Esta ação contou com a participação de algumas crianças que foram sensibilizadas para o problema dos plásticos no oceano e para a necessidade de criar novos hábitos. Todos os participantes tiveram acesso a luvas, sacos reutilizáveis e camaroeiros que facilitaram a recolha de beatas e pequenos plásticos presentes no areal.

    Esta foi a 5a ação de recolha de beatas e de sensibilização levada a cabo pelo grupo informal Feel4Planet. No total das 5 ações já realizadas foram recolhidas 32 493 beatas em apenas 9 horas, perfazendo um total equivalente a 1 624,65 maços de tabaco.

    Estes são números alarmantes que comprovam a necessidade de intervir ativamente tanto nas zonas ribeirinhas junto ao Rio Sado, como no centro da cidade, de forma a impedir que as beatas de cigarros, que para além de não serem biodegradáveis e de se deteriorarem a longo prazo transformando-se em micro plásticos são responsáveis também pela libertação de cerca de 4700 substâncias nocivas para o ambiente.

    A ação desenvolvida contou com o importante apoio da Câmara Municipal de Setúbal e da Capitania do Porto de Setúbal.

    Contamos com a ajuda de todos para reduzir o impacto das beatas no ambiente!

    Visitem a página da Feel4Planet no Facebook e utilizem o #stbsembeatas para partilharem as vossas ideias e bons hábitos connosco!

    Próxima ação:

    No dia 30 de setembro a Feel4Planet associa-se ao Clube da Arrábida na realização da 7a recolha voluntária anual de lixo nas praias, matas, falésias e acessos do Portinho da Arrábida, Creiro, Alpertuche, Coelhos e Galapinhos. A atividade terá inicio às 9h e deverá terminar às 13h.

    Esta ação conta com o apoio do Parque Natural da Arrábida, Secil, Amarsul, Câmara Municipal de Setúbal, Feel4Planet, Ocean Alive, Bar Mafalda e Santa Casa da Misericórdia de Azeitão.

    Sobre a Feel4Planet:

    Feel4Planet é uma organização independente, fundada por quatro jovens do distrito de Setúbal. Focando a sua ação na proteção ambiental e dos recursos naturais, a Feel4Planet pretende reduzir o impacte ambiental gerado pela elevada produção de resíduos. A educação ambiental e a responsabilidade social são os pilares da organização. Através destes será despertado o interesse para a proteção do meio ambiente, incluindo praias, zonas verdes e centro da cidade. Para alcançar os objetivos, serão dinamizadas atividades de grupo relacionadas com a resolução dos problemas encontrados, que promovam o diálogo e a discussão, providenciando o conhecimento para a realização de escolhas e atitudes corretas no dia-a-dia, tendo em consideração o futuro do ser humano e do meio ambiente. Desta forma, o lema da organização é: “Teaming up for a sustainable future” (Unir-se para um futuro sustentável).

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • setubal
  • Praia da Figueirinha
  • Limpeza
  • Limpeza praias
  • Feel4Planet
  • beatas
  • cigarros
  • civismo
  • Portugal
  • turismo de portugal
similar News
similar
maio 07
Liga MEO Surf: Maratona de surf em ondas de qualidade no arranque em Leça
maio 07
Fim de semana de contrastes: sol no sábado e chuva no domingo
maio 07
Mais duas praias fluviais vão nascer no Alqueva
maio 07
Governo recebe proposta para criação de Parque Marinho no Algarve
maio 07
Nacional de Bodysurf 2021 arranca este sábado na Caparica
maio 07
Criada competição online de skate para caçar jovens talentos de Portugal e Espanha
maio 06
Época balnear: Regras das praias sofrem mudanças na atividade desportiva e uso de equipamentos de lazer