Homepage
- Este fim de semana não vai ser diferente e vamos ter um pouco de tudo. Ondulações grandes, pequenas, vento e claro... Offshore!
-
-
Com o Verão a dar os últimos cartuchos e as ondulações de Outono a começarem a entrar, esperam-se cada vez melhores condições a cada dia que passa. Este fim de semana não vai ser diferente e vamos ter um pouco de tudo. Ondulações grandes, pequenas, vento e claro... Offshore!
Vamos a isto?
NORTE
Sábado: Excelente oportunidade para apanhar boas ondas pelo Norte. Claro que a melhor fatia vai para os madrugadores, a aproveitarem ainda algum tamanho da ondulação (que irá cair ao longo do dia) e também um side-offshore a melhorar a qualidade das ondas. Ondas até 1m nos sets maiores por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, qualidade também pela Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos, acima de 0,5m. Maior por Leça da Palmeira a rondar 1m, mas com mais vento. Matosinhos com marrecas até 0,5m e offshore, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m, maiores a Norte da Baía. Final de dia com boas condições para os amantes de vento.
Domingo: Escusam de madrugar, pois a nova ondulação entra a meio da manhã e só vai permitir surf nos spots mais expostos à mesma. Moledo, Mariana, Aguçadoura e Leça da Palmeira serão as opções a explorar até 1m nos sets maiores e Espinho e picos envolventes a rondar 0,5m. Algumas ondas marrecas pelos vossos pontões favoritos.
Segunda feira: Dia idêntico ao de ontem em termos de tamanho e spots a explorar, com a vantagem do vento soprar de Sul e a permitir um breve offshore por Leça da Palmeira.
CENTRO
Sábado: Ainda com a Nortada bem assente e a ondulação de NNO a cair de 2.7m para 1.9m ao longo da tarde, não vão ser muitas as opções para bom surf. Mesmo assim, melhor período a ter lugar pela manhã, com marrecas até 0,5m offshore por São Pedro do Estoril, até 1m nos sets maiores por Supertubos e a rondar 1m pelo Cabedelo na Figueira da Foz. Também não se vão arrepender de ir até aos pontões da Caparica dar um surf check a rondar 1m. Escusado será dizer que vai estar bom para Kite e Windsurf, nos spots do costume.
Domingo: Ondulação e vento a caírem, mas a não acrescentar qualquer qualidade às ondas nas praias. Surf possível em spots mais expostos à ondulação como 1m pelo Guincho, Praia Grande, beach breaks Ericeira (São Julião, etc), Praia Azul, spots Santa Cruz, Belgas, melhor (com offshore) mas mais pequeno pela Figueira da Foz e tamanho idêntico sem a benesse do vento por Aveiro e Ovar. Nova ondulação a entrar ao final da tarde com 1.2m de ONO. Bom para Kite e Windsurf nos spots de sempre.
Segunda feira: Já com a nova ondulação ONO de 1.2m de altura a entrar desde ontem, prevemos melhores ondas pela manhã, com menos vento, nos spots mais expostos à ondulação. Sugerimos surf check pelos mesmos destaques de domingo.
SUL
Sábado: Há que aproveitar da melhor maneira a queda gradual da ondulação de 2.2m para 1.9m ao longo do dia, remetendo as surfadas para a´o período da manhã e aproveitando a menor intensidade da Nortada. No Alentejo, prevemos ondas por São Torpes bem acima de 0,5m, maiores a rondar 1m pelos Aivados e com mais alguns cm's na Zambujeira do Mar. Já no Algarve, Arrifana acima de 0,5m e Beliche mais pequeno, mas com offshore. Bom para Kite e Windsurf nos vossos locais favoritos.
Domingo e Segunda feira: Tanto na Costa Alentejana como na Vicentina, destaques idênticos no que toca a surfar nos próximos dias. Com comportamentos de vento semelhantes (Nortada mais fraca de manhã a aumentar para a tarde) e tamanhos de ondas similares, vão estar a rolar umas até 0,5m por São Torpes, maior pelos Aivados, Malhão e Zambujeira do Mar. Oportunidades maiores por Odeceixe e Amoreira a rondar 1m e novamente mais pequeno e abrigado pela Arrifana com Beliche até 0,5m sob offshore.
Tenham um bom fim de semana, com bons ventos, boas ondas e melhores momentos. Ah! E não se esqueçam de ver as nossas live-cams, não vá dar jeito! Ehe
* Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular
Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
