Homepage
- Favoritos nacionais caem no Sintra Portugal Pro mas abrem a porta potenciais surpresas
-
-
As condições traiçoeiras do mar na Praia Grande, com muito vento e mar desordenado deram azo a alguns desfechos inesperados no 22º Sintra Portugal Pro, etapa do circuito mundial APB que teve hoje o seu terceiro dia e decorre até domingo, na Praia Grande.
As surpresas foram, sobretudo, para as cores nacionais, com Dino Carmo, 9º do “ranking” APB e António Cardoso, 17º mundial, a caírem na terceira ronda.
Dino Carmo cedeu perante o marroquino Anas Haddar e o conterrâneo da Nazaré André Bernardo que, graças a uma impecável seleção de ondas conseguiu encontrar um tubo raro e vencer o heat.
“Gostava de ter passado com o Dino Carmo, mas enfim, acho que estou, acima de tudo, grato e surpreendido. O mar está muito difícil e tanto o Dino como o Anas Haddar têm muitos mais campeonatos que eu aqui em Sintra. A escolha de ondas foi fundamental, esperei pela certa e foi fundamental”, confessou André Bernardo, que assume que, a partir deste round, vai apenas “divertir-se”:
“Vou continuar a tentar divertir-me, escolher as melhores ondas e ver o que vem daí.”
Por seu turno, António Cardoso foi superado pelo experiente bodyboarder das Canárias Kevin Orihuela e por outro português muito perigoso nestas condições: Ricardo Rosmaninho, da Póvoa do Varzim.
Quem também se viu arredado da competição foi Manuel Centeno. Um dos melhores bodyboarders nacionais de sempre, 10 vezes campeão nacional, campeão europeu e mundial, não resistiu às exibições do brasileiro Roberto Bruno e do canário Diego Cabrera. Bruno, um atleta habituado a fazer bons resultados na Praia Grande, e Cabrera, que ocupa o sexto lugar do “ranking” mundial.
De entre os portugueses, também passaram o figueirense Miguel Adão e Miguel Coelho, dois jovens com potencial para ainda ir longe nesta prova.
De resto, num dia em que também se completou a segunda ronda da competição de Dropknee, outro português esteve em destaque: o campeão nacional Luís “Porkito” Pereira.
“Cumpri o meu principal objectivo, que era chegar ao ‘main event’ e estou contente por fazer parte deste evento. Este é, desde que me lembro, o ano com mais qualidade na competição de dropknee deste campeonato e só tenho pena de termos tão poucos portugueses nesta categoria. Só entrei eu e o Renato Paço e sinto que existem mais portugueses com qualidade para estar aqui”, lamentou Luís Pereira, que terá pela frente na terceira ronda uma bateria difícil frente ao francês Amaury Lavernhe e o chileno Michel Coppeta.
Finalmente, na competição projunior (sub-21), também bons desempenhos de Joel Rodrigues e Tomás Rosado, que já garantiram um lugar nas meias-finais.
Como nota de rodapé, referência ao francês Maxime Castillo, que assinou uma exibição impressionante, somando o maior score total do dia, um 17,1.
Podem ver os resultados completos do dia aqui e acompanhar em directo o evoluir do campeonato no site oficial.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fotos - APB
-
