Homepage

  • Portugueses e Espanhóis acertam contas no mar
    26 setembro 2017
    arrow
    arrow
  • O segundo dia de competição deste clássico do surf ibérico, dividiu-se pela Praia da Arda e pela praia do Cabedelo...
  • O segundo dia de competição deste clássico do surf ibérico, dividiu-se pela Praia da Arda, que acolheu as competições de Surf Open e Bodyboard Open, e pela praia do Cabedelo, que recebeu também as provas de Longboard, e de Surf Feminino.

    Report: Esperadas BOAS ondulações para esta semana

    O campeonato teve como base logística o Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo [CAR], sede do Surf Clube de Viana [SCV], que organiza o evento.

    Com ondas a rondar 2m de altura pela praia da Arda, Bodyboard Open foi a primeira categoria a entrar dentro de água.

    Após ter estado On Hold por algumas horas, a competição retomou em força, para as meias finais e finais, já na Praia do Cabedelo.

    Christian Perez a sagrou-se campeão de BB Open, e pela mão de Iain Campbell, atual líder do rank mundial da APB, recebeu um Wildcard para o Viana World Bodybard Championship, que o SCV organiza também na próxima semana.

    "O campeonato para mim foi muito bom”, disse o vencedor Christian Perez. “A organização esteve ótima em todos os momentos, muito atenta, penso que não podia fazer mais do que o que fez. (…) Estou muito contente, não só pelos prémios, mas porque para mim [Viana] é como a minha primeira casa, surfo aqui há muitos anos", revelou o atleta galego.

    O segundo, terceiro e quarto lugar do pódio de BB Open foram respetivamente para Marco Vieira, Pedro Machado e Bruno Martin.

    Quanto a Surf Open, Henrique Menezes levou o título para casa. "Gostei do campeonato. As ondas no primeiro dia estiveram ótimas, no segundo dia esteve um bocado mais complicado. A organização esteve boa, tentaram fazer o máximo possível para ter os melhores calls e acho que, de certa forma conseguiram faze-lo. (…)Estou feliz por ter sido o campeão, como é óbvio. Não estava à espera, vim de forma mais relaxada e descontraída e acabei por ganhar, o que foi bom", disse o campeão da categoria. O 2º lugar foi alcançado por José Brushy, seguido de Miguel Perez e Martin Cartijo.

    O destaque da categoria de surf, no feminino, foi para a jovem galega Martina Fernandez, que venceu a categoria. "O campeonato esteve muito bem organizado, ondas muito boas.(…) Diverti-me muito que é o mais importante", revelou a surfista. Seguiu-se no pódio Cristina Rey, Alba Love, e Raquel Vale, atleta de 14 anos do SCV, e a única portuguesa a chegar ao pódio.

    Com apenas um heat, a vitória da competição de Longboard foi para Eduardo Martins, seguido de Edgar Afonso, Tó Mané, e Paulo Bitera. “O campeonato estava muito bom. São 19 anos em que este clube organiza um campeonato interruptamente, o que é um feito inédito. É o campeonato ibérico mais antigo e acho que esteve bom. As ondas estiveram no limite, a desafiar os competidores, mas penso que toda a gente se portou bem e a organização e parte técnica acho que decidiram muito bem mediante as situações em que estavam", disse o vencedor.

    O SCV agradece o apoio da Fundação do Desporto, da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Federação Portuguesa de Surf, da Federación Galega de Surf, da Quiksilver, Roxy e Viana Segura. Fotos: Tó Mané

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • campeonato
  • Luso Galaico 2017
  • surf
  • longboard
  • bodyboard
  • Praia da Arda
  • Praia do Cabedelo
similar News
similar
dezembro 08
Quemao Class recebe luz verde para o início da próxima semana
dezembro 07
A primeira fotografia de João Chianca no hospital após acidente em Pipeline
dezembro 07
Afinal, os oceanos podem armazenar mais carbono do que se julgava
dezembro 07
2023 vai ser o ano mais quente registado na Terra
dezembro 07
Paris'2024: Teste para construção de torre olímpica danifica recife de coral em Teahupoo
dezembro 07
Chuva: sobe para quatro número de distritos sob aviso laranja esta quinta-feira
dezembro 06
Açores querem ser 'referência mundial' na sustentabilidade do mar