Homepage

  • WakeSurfer salva 30 pessoas de cenário Dantesco
    14 agosto 2017
    arrow
    arrow
  • ´Meti 30 pessoas num barco com lotação total de 15, pois apareceram os vizinhos, que não tinham como sair daqui, estava tudo em pânico`
  • Previsão de ondas para os próximos dias

    Infelizmente parece que todos os anos é a mesma coisa nos meses de Verão, incêndios descontrolados assolam Portugal de norte a sul. O mais recente e devastador tem sido na zona de Castelo de Bode, afetando várias localidades e destruindo Hectares de uma das mais lindas paisagens de Portugal. Descuido, mão criminosa, interesses econômicos, as questões são sempre as mesmas.

    Falamos com Claudia Brum, professora de WakeSurf na Wake Villa Wakeboard School, que nos descreveu o cenário dantesco e aterrador vivido no sábadoà tarde em Vale da Menina, Serra.

    “Numa tarde que parecia ser mais uma daquelas tardes normais, cheias de calor, com a escola cheia de clientes, franceses e alguns portugueses, estávamos prontos para arrancar de barco para as aulas da tarde. Quando de repente reparamos que lá muito ao longe estava a iniciar-se mais um incêndio. Decidimos aguardar, até porque o vento estava na nossa direção, e num espaço de 10 minutos decidimos arrumar todo o material (pranchas, coletes, cabos) pois a coluna de fumo cada vez estava mais preta e aproximava-se com muita rapidez. 

    E de repente num espaço de 20 minutos, desde que vimos o tal fumo a iniciar, a cerca de 10 quilômetros daqui, olhamos para cima e estávamos rodeados, não tínhamos como sair, só de barco, as chamas eram enormes, o fumo era intenso , metemos tudo dentro de casa, fechamos a casa, e o plano foi, o Nuno De Almeida Eça (dono da escola) e o primo Michael ficavam para salvar a casa, e eu retirava toda a gente do local. No meio dos gritos, do fumo, do fogo, dos aviões, dos helicópteros, corri para os barcos meti 30 pessoas num barco com lotação total de 15, pois apareceram os vizinhos, que não tinham como sair daqui, estava tudo em pânico, arranquei levei todos até uma zona onde pelo menos o fumo fosse menos intenso. As margens ardiam de todos os lados, o fumo era negro, o calor intenso, estava tudo escuro, eram perto das 17h quando saí de barco com 30 pessoas e só conseguimos voltar perto da meia noite....a casa estava a salvo, o Nuno e o primo, estourados, mas felizes porque conseguimos salvar a escola , o material , os barcos e principalmente, as pessoas! Foram horas de aflição, sem telefone, sem saber bem o que fazer, apenas que tinha 30 pessoas num barco e que pelo menos nós estávamos bem. De volta da casa estava tudo preto, mas o Wake Villa WakeBoard School, continua o paraíso e pronto para dar aulas! No entretanto, Castelo do Bode continua a arder!"

    Cenário da escola hoje:

    Parte da frente,

    Parte de trás,

    Esta foi apenas uma das dezenas ou centenas de histórias que ocorreram ontem na zona do incêndio, felizmente o espírito de união e entre-ajuda superam tudo e todos e ajudam a evitar o pior.

    O Beachcam.pt, a sua equipe e os seus funcionários, aproveitam desde já para lamentar estes incidentes que têm vindo a desolar o país nos últimos dias.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Bombeiros
  • Portugal
  • Ajuda
  • temperaturas
  • Incêndio
  • fogos
  • fogo
  • Castelo de Bode
  • barragem
  • Ferreira do Zêzere
  • Wakeboard
pub
similar News
similar
outubro 08
Peniche recebe o Rip Curl GromSearch 'Second Chance' 2019
outubro 11
Domingo chuvoso e descida da temperatura no fim de semana
outubro 12
Liga MEO Surf: André Ferreira vence o último Fantasy Surfer do ano
outubro 08
Liga MEO Surf: Portugal Surf Awards coroou os melhores de 2019
outubro 09
Nacional de Surf Esperanças Sub-14 encerra Wave Series 2019
outubro 09
Comissão de Notáveis do Capítulo Perfeito escolhe surfistas
outubro 11
Mais de 50 surfistas inscritos no Nacional de Esperanças Sub-14