Homepage
- Estrada Municipal terá novo pavimento, nova sinalização e bermas ao longo de oito quilómetros.
-
-
A autarquia de Sines vai requalificar os oito quilómetros da Estrada Municipal 1109, que liga Porto Covo às praias de São Torpes.
A obra terá início no próximo mês de setembro, num investimento de 400 mil euros. Nuno Mascarenhas, presidente da Câmara de Sines, adiantou que as obras preveem a repavimentação, drenagem, construção de bermas e sinalização da estrada.
Surf comprometido no Litoral Alentejano
"A intervenção começa apenas no final do verão para não prejudicar o turismo. Trata-se de um investimento muito importante para a melhoria das condições de circulação da via, que é muito utilizada pelos turistas no acesso às praias e pela população da aldeia de Porto Covo", indicou o autarca.
Contudo, o presidente da edilidade reconhece que o projeto não irá incluir o alargamento da via, uma das pretensões da autarquia. "O ideal seria construir uma estrada mais larga, com mais condições de circulação. Mas, como a estrada está inserida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, zona protegida, tal não foi autorizado", explicou.
Esta obra ficará concluída no final do ano. Surge depois da requalificação efetuada no Portinho de Porto Covo e nas praias da Samouqueira e Grande de Porto Covo com a melhoria dos acessos e o ordenamento do estacionamento.
Infelizmente, alguns populares e locais tem alertado para a retenção de águas nas dunas e falésias, devido ao material usado e às intervenções feitas nestas praias.
Numa segunda fase está prevista a construção de uma ciclovia ao longo de toda a estrada, que completará a ligação da atual ciclovia que atravessa toda a cidade de Sines e que termina em São Torpes, ligando depois ao concelho de Odemira e ao Algarve.
Outra preocupação, esta mais para os surfistas, tem a ver com os ventos marais e terrais que têm sido afetados ao longo dos anos na região devido às intervenções que aceleram a erosão dos cordões dunares primários. Desde as primeiras intervenções, nos anos 80, até estas últimas à cerca de 2/3 anos, que consequentemente os surfistas da região têm vindo a sofrer enumeras violações na sua praia.
Ver contributo metodológico para a caracterização do litoral de Sines
O concelho de Sines conta com 14 mil habitantes.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Fonte CM Fotografia: Kalux Surf Sines
-
