Homepage
- A revista brasileira explica porque é que temos uma água do mar tão quente como a de uma banheira.
-
-
Notícia: Surf comprometido no Litoral Alentejano
Na passada segunda-feira, 14 de agosto, o site da revista brasileira “Viagem e Turismo” dedicou toda a sua atenção a Portugal.
Porquê? Porque a praia de São Torpes, em Sines, tem a água do mar mais quente de Portugal. A pouco mais de 160 quilómetros de Lisboa, aqui a água atinge os 30 graus.
Central de Sines é a que mais polui o ar em Portugal
“Enquanto o resto do país trinca de frio com águas congelantes do mar mesmo em pleno verão, aqui, na praia de São Torpes, em Sines, elas estão sempre mornas como no Nordeste. Mistério?”, escreve a publicação. Nem por isso. A justificação está na proximidade da central termoelétrica de Sines, a responsável por este fenómeno.
Continua: “O elefante branco usa as águas do Atlântico para arrefecer a usina e, quando elas voltam à praia, estão morninhas. É assim há décadas, dia e noite.” A revista escreve ainda que o visual pode não ser “tentador”, mas que as águas são limpas e transparentes. “Podem ter ondas ou estarem flat como uma lagoa.”
Mas atenção: quando a maré está cheia, não se sente tanto a água quente. Se atirar-se para a água e sentir o choque da temperatura, portanto, saiba que o melhor é esperar que a maré comece a vazar.
De sugestão, a “Viagem e Turismo” aconselha uma visita ao restaurante Trinca Espinhas, onde nunca falta peixe fresco.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Fotografias: Terceira Dimensão Fonte: Nit
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
