Homepage
- Etapa do circuito mundial que decorre na Praia Grande, Sintra, entre 12 e 17 de Setembro
-
-
Os melhores bodyboarders portugueses estão a postos para a 22ª edição do Sintra Portugal Pro, etapa do circuito mundial que decorre na Praia Grande, Sintra, entre 12 e 17 de Setembro, com organização da Associação de Bodyboard e Surf da Costa de Sintra e chancela da APB — Association of Professional Bodyboarders.
Dino Carmo, o português com melhor “ranking” APB do momento, na 9ª posição, está em grande forma, com uma série de resultados de entre os quais de destaca o 2º lugar na etapa brasileira de Itacoatiara. No segudo ano em que consegue cumprir na íntegra o circuito mundial, Dino acredita numa boa prestação em Sintra:
“O ano passado estava a tentar romper o ‘top 24’, este ano, sobretudo depois da final de Itacoatiara, o objectivo é ser ‘top 12’ em 2018 e, se conseguir os apoios, competir como cabeça de série nas etapas da Austrália, Taiti e Havai. Para Sintra, se conseguir, pelo menos, igualar o 9º lugar do ano passado, fico satisfeito, mas quero, acima de tudo, surfar bem, marcar o meu nome e contribuir para o crescimento do bodyboard”
Para Manuel Centeno, que não tem competido no circuito APB, a responsabilidade é diferente mas o 10 vezes campeão nacional e antigo “top 6” mundial é uma seta apontada ao pódio em Sintra. E a ausência de pressão pode ser uma aliada para o único atleta masculino nacional que já venceu a etapa mundial da Praia Grande:
“Gostava de chegar o mais longe possível, ou seja, chegar ao pódio. Constato com alegria que há uma geração nova com fome de resultados e gostaria, acima de tudo, que o bodyboard português se mostrasse forte no Sintra Portugal Pro. E se puder contribuir pessoalmente para isso... melhor.”
Também a tetracampeã nacional Joana Schenker tem por hábito dar-se bem nas ondas da Praia Grande. O ano passado, a algravia apenas perdeu para a campeã mundial Isabela Sousa, na final.
“O Sintra Portugal Pro é especial para mim. Nunca falhei uma edição desde que comecei a competir e o ano passado foi o culminar desse pecurso, com a presença na final. Este ano, é ainda mais importante por ser a mais pontuada para o circuito feminino, pelo que todas as atletas querem tirar um bom resultado”, diz a bodyboarder de Sagres.
Na competição feminina, as cores nacionais estarão também representadas ao mais alto nível pela antiga campeão mundial ISA Teresa Almeida, que faz depender da prestação em Sintra o resto da sua temporada competitiva:
“O Sintra Portugal Pro é um campenato super importante para os portugueses. Hoje em dia, já não é a única etapa em território nacional, mas tem grande impotrância pelos pontos que oferece e vai, com certeza, ser decisiva para a minha classificação no mundial. Se Sintra correr bem, vou competir mais no circuito, se não, vou concentrar-me no Eurosurf da Noruega [campeonato europeu de selecções].”
O Sintra Portugal Pro é a mais antiga prova sem interrupções do Circuito Mundial de Bodyboard e uma das mais prestigiadas das 11 paragens do APB World Tour, sendo a única que congrega todas as categorias de competição da APB: Open, Feminino, Projunior (sub-21) e Drop Knee.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
