Homepage

  • Final agressiva em Teahupoo com vitória de Julian
    14 agosto 2017
    arrow
    arrow
  • Foi australiana a vitória em Teahupoo, com Julian Wilson a conquistar o primeiro triunfo da temporada e o primeiro desde 2014, voltando a vencer Gabriel Medina no heat decisivo, depois de um dia final recheado de emoção e com ondas de qualidade, ao contrário daquilo que marcou o arranque do Billabong Pro Tahiti, onde o Português Freferico Morais acabou por cair logo no Round 2
  • Ao sétimo evento, o World Tour de 2017 viu o sétimo vencedor diferente, sendo que, desta vez, assistiu-se a troca na liderança do ranking. Após muito suspense e duelos diretos, acabou por ser Jordy Smith a aproveitar a derrota de Matt Wilkinson na 5.ª ronda, vencendo a "mata mata" com John John Florence nos quartos-de-final para chegar à amarela.

    As contas da corrida pelo título ficam assim ao rubro, uma vez que Jordy, que há muito tempo não andava pela frente numa fase tão adiantada da temporada – faltam disputar-se apenas quatro etapas –, a ter apenas 950 pontos de vantagem sobre John John e 1900 sobre Wilko. Contudo, o grande destaque vai para a subida de Julian Wilson ao 5.º posto e do finalistas vencido Gabriel Medina ao 7.º posto, ficando ambos ainda a sonhar com uma chegada ao topo.

     Já Kikas, que foi eliminado logo na segunda ronda pelo suplente Nat Young (10,74 contra 8,93), acabou por descer duas posições no ranking, sendo agora o 14.º classificado. Embora continue longe da zona de "cut" e bem posicionado para a requalificação, o português viu Connor O'Leary fugir-lhe no ranking, sendo que o australiano fecha o top 10 com quase 5 mil pontos de vantagem.

    Mas foi depois de um arranque pouco digno da qualidade que Teahupoo nos habituou ao longo dos anos, em que muitos heats se decidiram através de manobras, que a ação começou a subir de nível. Ainda assim, mais por culpa da qualidade dos intervenientes do que propriamente pelo mar e pelas ondas em si.

    Gabriel Medina com uma nota 10, Julian Wilson, Kolohe Andino e Jordy Smith foram os grandes animadores no dia final, alcançando todos as meias-finais. Curiosamente, John John Florence, que havia sido o grande dominador nos dois primeiros dias do evento, acabou por cair no duelo com Jordy. Ainda assim, tem sido de todos o competidor mais regular ao longo de 2017.

    Na final, Julian Wilson e Gabriel Medina, que acabaram por ter triunfos fáceis nas meias-finais frente a Jordy e Kolohe, respetivamente, proporcionaram o melhor heat do campeonato, com o australiano a somar 18,96 pontos contra 17,87 do brasileiro.

    Foi o primeiro triunfo de Julian no Tahiti e o terceiro em toda a carreira no WCT. Julian não vencia uma etapa desde o Pipemasters de 2014, sendo que em todas as ocasiões que venceu - a outra foi em Peniche, em 2012 – superou Medina na final. Jules foi ainda o primeiro de um australiano em Teahupoo desde Ace Buchan em 2013.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • Julian Wilson
  • frederico morais
  • gabriel medina
  • wsl
  • surf
  • Billabong Pro Tahiti
  • Tahiti
  • Teahupoo
similar News
similar
dezembro 01
Francisco Ordonhas vice-campeão mundial ISA Sub-18
novembro 30
Portugal segue na corrida às medalhas no Rio de Janeiro
novembro 29
Jornada agridoce para Portugal na Macumba das ondas pequenas
novembro 30
Os primos que levaram São Tomé e Príncipe ao Mundial ISA Júnior do Brasil
novembro 30
Mariana Rocha Assis vítima de assédio com fotos de nudez geradas pela... inteligência artificial
novembro 30
Nic von Rupp novamente convidado para o The Eddie Aikau Big Wave Invitational
novembro 30
Matosinhos Surf School Cup 2023 com regresso marcado para sábado