Homepage

  • Beachcam Spot Report* 19 a 21 Agosto
    18 agosto 2017
    arrow
    arrow
  • Está tudo a alinhar-se para receber umas das melhores ondas do verão. Lua nova, vida nova!
  • Com as maiores marés do ano a caminho, o vento a ir-se embora e uma nova ondulação a chegar, já são muitos os factores para merecer uma ida à praia apanhar boas ondas!

    Preparados para o que aí vem?

    NORTE

    Sábado: Dia um pouco cinzento, com algum vento Norte a estragar os planos para bom surf. Mesmo assim, algumas ondas pela manhã, com menos vento, nos spots com pontões a rondar 1m nos sets maiores e destaque para todo o dia por Matosinhos side-offshore com 0,5m de altura. Mais a Sul, Espinho com algumas ondas até 1m de altura. Bom para Kite e Windsurf nos vossos spots favoritos.

    Domingo: Vento leste matinal a permitir offshore por toda a região e com nova ondulação mais de oeste a entrar pela tarde com 17 segundos de período, antevemos oportunidades alinhadas para os que acordarem cedo nas praias mais expostas e um final de tarde com muitas ondas e clássico em spots com offshore. Com muito calor ao longo do dia, vão estar boas ondas a rondar 1m de altura por Moledo, Vila Praia de Âncora, picos de Viana do Castelo, boa qualidade pela Mariana, Arda, Afife, a diminuir de tamanho por Esposende, Ofir, Apúlia e Aguçadoura. Vila do Conde e Póvoa do Varzim mais pequenos mas com qualidade, com Mindelo e Leça da Palmeira também com 1m nos sets maiores. Matosinhos clássico a rondar 0,5m e a subir mais para a tarde. Canidelo, Madalena e Espinho a serem também boas opções, com ondas até 1m e maior a Norte da Baía.

    Segunda feira: Ondulação a subir ligeiramente, acompanhada de algum vento sul a estragar os planos. Mesmo assim, passem pelos destaques de Domingo ao raiar e ao final do dia, alturas com menos vento e melhores condições para surf, com ondas a rondar os valores de ontem.

    CENTRO

    Sábado: Nortada ainda a fazer-se sentir (e bem!) pela Costa Centro adentro. Oportunidade de apanhar ondas razoáveis durante o dia remetida somente pelo Cabedelo na Figueira da Foz e em Supertubos, por Peniche, com sets a rondar 1m. Matinal com surf pelas praias de Aveiro e Ovar até 1m. Marrecada provável por Carcavelos até 0,5m na melhor maré. Bom para Kite e Windsurf.

    Domingo: Vento a cair bastante, a vir de leste pela manhã e a soprar fraco de oeste pela tarde, a afetar ligeiramente as condições para surf. Com muito sol e calor previstos, bom dia para fazer um soul surf pelas praias do Meco, Fonte da Telha ou até sob ondas maiores a rondar 0,5m pela Costa de Caparica. Maior ainda pelo Guincho e Praia Grande com sets acima de 1m bons para quem procura tamanho. Beach breaks da Ericeira e Oeste a funcionarem todos a rondar 1m com destaque para São Julião, Ribeira D'Ilhas e Praia Azul. Qualidade e tamanho também por Peniche bom os Belgas como destaque. Maior até 2m pela Foz do Arelho e São Pedro do Moel com a praia do Norte a ainda com mais alguns cm's. Dias mágicos pela região da Figueira da Foz, Aveiro e Ovar, com ondas perto do clássico desde o Cabedelo até 1m, maior por Quiaios e Murtinheira sob offshore e Praia da Barra alinhada. Basicamente o vosso spot favorito haverá de estar a dar umas, vão até lá!

    Segunda feira: Nova ondulação a entrar, com 1.3m de altura e 15 segundos de período vinda de Oeste, a trazer bastantes ondas à nossa costa e a permitir boas condições em praticamente todos os spots. Com pouco vento Sul pela manhã a rodar para moderado de Oeste pela tarde, esperamos melhores oportunidades matinais. Ondas marrecas mas recomendáveis pelas Praias de Sesimbra, maior acima de 0,5m pelas praias e picos do Meco, Fonte da Telha e Caparica com glassada matinal e ondas até 1m nos sets maiores desde as praias aos pontões, com Cova do Vapor a funcionar. Linha de Cascais e Estoril a acordar e permitir ondas a rondar 0,5m desde Carcavelos, Parede, São Pedro do Estoril e algumas pelas praias do Estoril e Cascais. Cenário a roçar o épico a Norte do Cabo Raso, com Arriba, Crismina, Guincho e Abano, tudo a dar boas ondas acima até 1,5m nos sets maiores. Parecido pela Praia Grande, picos de Sintra até à Ericeira mais pequenos e até na própria Vila, muitos picos de fundo pedra a acordarem e a fornecerem boas ondas a rondar 1m. Maior e igualmente bom a chegar a Santa Cruz, com Peniche a fazer das suas e com vários offshores ao longo do dia desde 1m pelos Belgas a 0,5m no Lagido e maior Baía, com Supertubos a ter também uma palavra a dizer em termos de ondas. Foz do Arelho e São Pedro do Moel a roçarem os 2m de altura, com a Praia do Norte ligeiramente maior e com muita qualidade. Picos da Figueira, Aveiro e Ovar a funcionarem com boas ondas a rondar 1m de altura, com alguns sets maiores pela Costa Nova e Furadouro. Basicamente, vão dar ondas por todo o lado, toca a sair da toca e apanhá-las!

    SUL

    Sábado: Ainda com algum vento Norte a entrar ao longo do dia tanto na Costa Alentejana como Vicentina, surf somente em spots protegidos como a Arrifana a rondar 0,5m e Amado maior.

    Domingo: Já com menos vento mas a ondulação a não permitir muita coisa, algumas ondas matinais pelos Aivados e Malhão a rondar 0,5m, Zambujeira do Mar maior e Odeceixe e Amoreira a rondar 1m. Arrifana até 0,5m e algumas oportunidades de offshore até Sagres como o Beliche, mais pequeno e ordenado. Sorte mais a Este, com algumas ondas a rondar 0,5m pelos picos de Albufeira, Quarteira, Vilamoura, Faro, etc.

    Segunda feira: Nova ondulação com 1.4m de altura, vinda de Oeste com 15 segundos de período e a permitir boas ondas em praticamente todos os spots. Com Lestada ao longo do dia, a virar para Nortada ao final da tarde, basta escolher a praia mais próxima (ou a vossa favorita) e aparecer que as ondas vão lá estar a rondar 1m, com alguns sets maiores.

    Boas ondas e bom fim de semana. Zelem sempre uns pelos outros e pelas nossas praias!

    * Estas previsões estão sujeitas a eventuais alterações, pelo que se deverá verificar a ocorrência das mesmas, visto tratarem-se de tendências de estado de tempo que são distribuídas no intuito de serem úteis, mas sem qualquer garantia; nem sequer a garantia de perceptibilidade ou aplicação a qualquer objetivo em particular

    Legenda: Mapa da previsão do mar. Imagem: FNMOC.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • norte
  • sul
  • centro
  • surf
  • Previsão
  • temperaturas
  • tempo
  • praia
  • praias
  • offshore
  • Ondulação
  • ondas
  • Portugal
  • férias
  • Agosto
  • fim de semana
  • bodyboard
  • alentejo
  • Algarve
  • peniche
pub
similar News
similar
dezembro 12
'Os oceanos devem ter a relevância merecida' nas resoluções da Cimeira do Clima
dezembro 12
Paris’2024 escolhe Taiti como palco da prova de surf
dezembro 12
Aviso laranja para 6 distritos devido à agitação marítima
dezembro 12
Ex-tops mundiais apoiam Lacanau para ser palco olímpico     
dezembro 11
Gronelândia perde gelo a ritmo galopante em comparação com anos 90
dezembro 11
Sydney coberta por nuvem de fumo tóxico
dezembro 11
Mau tempo colocará 12 distritos sob aviso amarelo