Homepage
- A perna europeia do WQS irá passar por Inglaterra, Espanha, França, Portugal...
-
-
Arranca esta semana a primeira prova da perna europeia do WQS que marca o final do verão e o início da Europa. É na Inglaterra, em Cornwall, que esta quarta-feira se dá o tiro de partida para uma série de etapa europeias que vão culminar na imponente "perna" portuguesa, com o QS10000 de Cascais, que, por sua vez, antecede a etapa do World Tour de Peniche.
Previsão de ondas para os próximos dias!
Mas antes do fogo de artifício chegar às ondas portuguesas há muita onda para surfar por vários países da Europa. Tudo começa com o Boardmasters Quiksilver Open, um QS1000 onde vão estar alguns portugueses em ação, sobretudo raparigas, e que antecede a ida para o sudoeste francês, onde a armada lusa irá aumentar.
Na prova do WQS masculino Portugal irá estar representado por dois surfistas em Inglaterra. Um deles é mesmo o segundo top seed do evento, sendo apenas superado pelo nosso bem conhecido espanhol Gony Zubizarrreta. Dessa forma, Tomás Fernandes entra direto na segunda ronda, tal como Pedro Coelho, o outro português que irá estar em ação. Destaque ainda para a presença de Aaron Strong e Jakob Lilienweis, jovens surfistas internacionais que residem no nosso país.
Já na prova feminina, a campeã nacional Carol Henrique assume-se como uma das principais top seeds do evento e como a líder da armada lusa. Tal como Camilla Kemp, Carol entra direta para a segunda ronda em Cornwall. Já Yolanda Hopkins e Leonor Fragoso estreiam-se nas ondas britânicas logo na ronda inaugural deste QS1000, que decorre até ao próximo domingo.
Depois, o circuito WQS segue para França, onde na terça-feira, dia 15 de agosto, se inicia o Caraibos Lacanau Pro, num dos palcos mais míticos do surf europeu. Neste QS1500 Pedro Henrique, Tomás Fernandes e Miguel Blanco são os portugueses entre os top seeds. Mas há ainda a presença na lista de inscritos de Jácome Correia, Guilherme Fonseca, Eduardo Fernandes, Henrique Pyrrait, Pedro Coelho, Frederico Magalhães, Luís Perloiro, Ruben Gonzalez, Francisco Carrasco e Roberston Gonçalves.
Uma armada bem lusa bem composta e que terá ainda em Carol Henrique uma das principais top seeds do evento feminino, entrando direto para a terceira ronda. Tal como em Cornwall, também Camilla Kemp, Yolanda Hopkins e Leonor Fragoso fazem parte da lista de inscritos do campeonato francês, que decorre de 15 a 20 de agosto.
De Lacanau a perna europeia segue para Anglet, onde de 22 a 26 de agosto decorre outro QS1500 masculino e feminino. Nos homens Portugal será representado pelos mesmos surfistas inscritos em Lacanau, embora exista a novidade de Vasco Ribeiro e Nic von Rupp estarem em lista de espera para conseguir uma vaga, depois de se terem inscrito fora de horas. Nas mulheres Carol Henrique, Camilla Kemp e Yolanda Hopkins voltam a estar presentes, com Leonor Fragoso ainda na lista de espera por uma entrada no campeonato.
Após França, será a vez do norte de Espanha receber a nata do WQS, com o já mítico QS6000 de Pantín, na Galícia, este ano com a Pull & Bear como main sponsor. O campeonato irá desenrolar-se de 29 de agosto a 3 de setembro, mas ainda só foi revelada a lista de inscritas para a prova feminina, que conta com a presença das portuguesas Carol Henrique, que se estreia como top seed nestas provas de maior importância, Teresa Bonvalot e Camilla Kemp. Yolanda Hopkins espera por uma vaga na lista de espera.
Após estes eventos, o circuito chega aos Açores, onde se realiza um importante QS6000 entre 5 e 10 de setembro, seguindo depois para Marrocos, para um QS1500 que se disputa entre 12 e 17 do mesmo mês. Por fim, tudo culminará em Cascais, com a realização do Cascais Billabong Pro, entre 26 de setembro e 5 de outubro, que será o próximo QS10000 da temporada e o que antecede os "majors" havaianos.
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
Notícia redigida pela Surfportugal
-
