Homepage

  • Quantas vezes já questionámos porque é que a maioria das pessoas que têm muito dinheiro não investem parte da sua fortuna para fazer algo que possa melhorar o mundo. Não sabemos a razão, mas é certo que se poderiam inspirar no caso de um empresário norueguês que quer deixar a sua marca para combater a poluição
  • Kjell Inge Røkke decidiu construir um iate que terá a capacidade de recolher cinco toneladas de plástico dos oceanos por dia e, de seguida, derretê-lo sem qualquer tipo de emissões para o meio ambiente, segundo as declarações do Bilionário (desconhecemos a técnica, só podemos esperar que seja verídica e inovadora).

    A embarcação Research Expedition Vessel (REV) terá 181 metros, e será construída pela empresa VARD e projetada por Espen Oeino, um conhecido designer de super-iates.

    O empresário norueguês tem uma fortuna avaliada em 2,7 mil milhões de dólares (segundo a Forbes) e detém quase 67% da frota marítima e da exploração petrolífera offshore do conglomerado financeiro Aker ASA.

    O bilionário também vai convidar cientistas e investigadores marinhos para subirem a bordo do REV, para poderem estudar as alterações climatéricas, a pesca excessiva, a poluição relacionada com os plásticos e extração, referiu a Rosellinis Four-10, uma subsidiária da sua empresa.

    O iate, que tem um laboratório, drones aquáticos e aéreos, um auditório, dois heliportos e um veículo subaquático, terá capacidade para alojar 60 cientistas e 40 membros de tripulação tornando-se assim o maior iate do mundo.

    Estará ainda equipado com uma série de sistemas, tais como, recuperação de energia, motores de velocidade média, acionamento direto de um sistema de propulsão diesel-elétrica com pack de bateria e um sistema de limpeza de gases de escape, o que fará com que as emissões de carbono do REV sejam reduzidas.

    O empresário, que no início da carreira trabalhou como pescador, afirma que uma das razões para desenvolver este projeto foi a vontade de fazer algo de bom pelo ambiente.

    “Desejo devolver à sociedade parte do que ela me deu. Este barco faz parte disso. A ideia para um barco deste género tem sido desenvolvida ao longo de vários anos, mas os planos apenas se tornaram realidade no ano passado.”

    O mar cobre 70% da Terra e uma boa parte não é investigada

    Røkke diz que está preocupado com as mudanças climatéricas e com a poluição dos plásticos no mar, mas foi a sua paixão pela ciência um dos fatores fundamentais que o levou a financiar este projeto.

    Segundo o Bilionário, decidiu trabalhar com a WWF devido ao seu compromisso para com o meio ambiente.

    “Não penso que estejamos perto do dia de julgamento. Os desafios são grandes, mas ainda os podemos resolver. Não tenho dúvidas sobre isto. Pânico e propaganda de medo, são por vezes um obstáculo no sentido de encontrar boas soluções. Mal posso esperar por começar a trabalhar com a Nina e a WWF.”- Finalizou Røkke 

    A embarcação deverá estar pronta em 2020, no entretanto a Natureza agradece!

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, pode usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotos - Yacht Harbour

Tags
  • REV
  • Kjell Inge Røkke
  • Research Expedition Vessel
  • plastico
  • Banir plasticos
  • plasticos
  • Limpeza
  • mar
  • Meio Ambiente
  • bilionario
  • noruegues
  • Mega Iate
pub
similar News
similar
outubro 21
Salvamentos aumentaram nas praias portuguesas na época balnear de 2020
outubro 22
Cerca de 1 milhão de toneladas de equipamentos de pesca chega aos oceanos anualmente
outubro 22
BV2, o novo modelo da Chilli Surfboards já está disponível em Portugal
outubro 22
Surfista preso em zona de falésia é resgatado em Aljezur
outubro 22
Bernardo Jerónimo avança mais uma ronda no Frontón King 2020
outubro 22
Bom Petisco Cascais Pro alimentado a 60% com energia solar
outubro 21
Costa da Morte, na Galiza, quer ser Reserva Mundial de Surf
pub