Homepage

  • Temperaturas a cair para esta quarta feira
    05 julho 2017
    arrow
    arrow
  • Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado
  • Dezanove concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    Previsão de Ondas para os próximos dias

    De acordo com o Instituto, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, todos no distrito de Bragança.

    Também em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila Nova de Foz Coa, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal (Guarda), Penamacor e Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Castro Marim (Faro).

    O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    Cerca das 06h30, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registava na sua página da internet 20 fogos ativos, que mobilizavam 167 operacionais, com o apoio de 54 veículos, sendo um estava em curso no distrito de Viseu.

    Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro e na região Sul até meio da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado na região Sul a partir do final da manhã.

    A previsão aponta também para períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até ao início da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro a partir da tarde.

    Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Raso, durante a tarde, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal, descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.

    O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura máxima, sendo acentuada nas regiões Norte e Centro.

    No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Braga entre 16 e 25, em Vila Real entre 15 e 28, em Viseu entre 14 e 25, em Bragança entre 16 e 31, na Guarda entre 15 e 26, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Santarém entre 17 e 30, em Portalegre entre 16 e 29, em Évora entre 15 e 31, em Beja entre 16 e 30 e em Faro entre 19 e 26.

    Fotografia: Guincho por Carla Veloso

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

Tags
  • tempo
  • temperaturas
  • Incêndio
  • ipma
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • Previsão do tempo
  • quarta feira
  • julho
  • verão
pub
similar News
similar
janeiro 22
Costa Este americana vai receber nova piscina de ondas
janeiro 22
Inscrições abertas para o fecho do Circuito de Bodyboard do Ericeira Surf Clube
janeiro 22
Kikas recebe homenagem na Gala do Desporto de Cascais
janeiro 21
Potente gás com efeito de estufa está a aumentar na atmosfera
janeiro 21
Portugueses desenvolvem tecnologia para detetar lixo marinho
janeiro 21
Vila Real quer plantar um milhão de árvores em 2020
janeiro 21
China vai proibir os sacos de plástico nas principais cidades