Homepage
- Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado
-
-
Dezanove concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação disponível na página da Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Previsão de Ondas para os próximos dias
De acordo com o Instituto, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vinhais, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Vimioso, Alfândega da Fé, Mogadouro, Vila Flor, Torre de Moncorvo, Carrazeda de Ansiães e Freixo de Espada à Cinta, todos no distrito de Bragança.
Também em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Vila Nova de Foz Coa, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda, Sabugal (Guarda), Penamacor e Covilhã (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra (Coimbra) e Castro Marim (Faro).
O IPMA colocou também em risco muito elevado e elevado de incêndio vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental.
O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre reduzido e máximo.
O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.
Cerca das 06h30, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registava na sua página da internet 20 fogos ativos, que mobilizavam 167 operacionais, com o apoio de 54 veículos, sendo um estava em curso no distrito de Viseu.
Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral Norte e Centro e na região Sul até meio da manhã, tornando-se gradualmente pouco nublado na região Sul a partir do final da manhã.
A previsão aponta também para períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral até ao início da manhã e possibilidade de ocorrência de aguaceiros e trovoada no interior das regiões Norte e Centro a partir da tarde.
Está também previsto vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral a sul do Cabo Raso, durante a tarde, e nas terras altas, neblina ou nevoeiro matinal, descida da temperatura mínima nas regiões Norte e Centro.
O IPMA prevê ainda uma descida da temperatura máxima, sendo acentuada nas regiões Norte e Centro.
No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 22, em Braga entre 16 e 25, em Vila Real entre 15 e 28, em Viseu entre 14 e 25, em Bragança entre 16 e 31, na Guarda entre 15 e 26, em Coimbra entre 16 e 25, em Castelo Branco entre 16 e 30, em Santarém entre 17 e 30, em Portalegre entre 16 e 29, em Évora entre 15 e 31, em Beja entre 16 e 30 e em Faro entre 19 e 26.
Fotografia: Guincho por Carla Veloso
Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
