Homepage

  • Temperaturas colocam país em risco de incêndio
    25 julho 2017
    arrow
    arrow
  • O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".
  • Mais de 40 concelhos de nove distritos do continente estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, incluindo a Sertã, que está a ser afetado por um fogo que mobiliza quase mil operacionais, segundo o IPMA.

    Em época de risco, como prevenir os incêndios?

    De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mais de 40 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Viseu e Bragança estão hoje em risco 'máximo' de incêndio.

    Entre estes estão os concelhos de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova, Vila de Rei, Sertã, Oleiros e Covilhã, no distrito de Castelo Branco, onde continuam por dominar dois fogos.

    O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre "Reduzido" e "Máximo".

    O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

    Às 06:30, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) dava conta de 36 incêndios ativos, dois em curso, dois em resolução e 12 em fase de conclusão.

    O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral entre os cabos Raso e Mondego até ao início da manhã.

    Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte, por vezes com rajadas até 70 quilómetros por hora, e pequena subida da temperatura máxima.

    Na Madeira prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha e vento moderado a forte de nordeste, soprando forte e por vezes com rajadas até 90 quilómetros por hora nas zonas montanhosas.

    No que diz respeito às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 17 e 31 graus Celsius, no Porto entre 15 e 27, em Vila Real entre 16 e 32, em Viseu entre 16 e 31, em Bragança entre 13 e 31, na Guarda entre 14 e 28, em Leiria entre 15 e 28, em Coimbra entre 13 e 32, em Castelo Branco entre 19 e 35, em Santarém entre 16 e 36, em Portalegre entre 20 e 35, em Évora entre 16 e 38, em Beja entre 15 e 38 e em Faro entre 21 e 33.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia: Caparica por HC

Tags
  • temperaturas
  • calor
  • Incêndio
  • risco
  • alerta
  • Instituto Português do Mar e da Atmosfera
  • tempo
  • Previsao tempo
  • meteorologia
  • sol
similar News
similar
janeiro 14
Alargado o prazo de votação do Capítulo Perfeito 2022
janeiro 14
Millennium BCP é o banco oficial das provas da WSL em Portugal
janeiro 13
Lourenço Katzenstein e a estreia no La Vaca Gigante: 'Foi uma experiência incrível'
janeiro 14
Francisco Spínola e as 'expectativas muito altas' para o CT de Peniche em março
janeiro 13
Campanha solidária : 'O Sérgio precisa de nós'
janeiro 13
Tiago Pires: “[Atualmente] O tubo é o único estilo de surf que procuro!”
janeiro 13
Luís Perloiro vence competição à parte para ir a votos no Capítulo Perfeito