Homepage

  • Praias na Arrábida cada vez mais degradadas
    06 julho 2017
    arrow
    arrow
  • O Portinho da Arrábida, localizado no distrito de Setúbal, está reduzido a um terço do que já foi e num 'estado de degradação'
  • Considerada uma das praias mais belas de Portugal, o Portinho da Arrábida está reduzido a 37%  do comprimento e cheia de pedras no lugar da areia.

    Uma condição que é reconhecida por um estudo do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) como emergente e a qual recomenda-se um plano de intervenção.

    Melhor praia da Europa é na Arrábida

    Segundo o estudo, coordenado por Luís Pina Rebelo e Sílvia Nave, da Unidade de Geologia, Hidrogeologia e Geologia Costeira do LNEG, o Portinho é uma praia em constante alteração, onde o areal diminui de forma acentuada nos últimos 100 anos, o que reduz substancialmente a qualidade balnear.

    “A dimensão da praia diminuiu significativamente, sendo que o seu comprimento está reduzido a 37% e a sua área a 40%”, refere o estudo.

    Uma praia em “estado de degradação”, que tinha 1767 metros de comprimento e tem agora 665 metros e a área passou de 105 mil metros quadrados para 45 mil.

    A tendência erosiva, segundo o estudo, irá manter-se, “e o recuo da linha de costa, embora lento, começa já a atingir a duna localizada no extremo oeste da Praia do Creiro”, o que leva os responsáveis pelo estudo a defenderem a necessidade de um plano de intervenção.

    O plano de intervenção recomendado, de acordo com o estudo, tem como intenção a limpeza do areal existente, a resolução do problema de água que escorre das encostas da serra e a colocação de areia nova “com características idênticas à existente”.

    A elaboração de um estudo que ajude a compreender a dinâmica dos sedimentos na parte superior do delta e na zona submersa da praia, foi também um dos conselhos apresentados pelos especialistas, “para encontrar respostas para as variações observadas”.

    Luís Rebelo e Sílvia Nave concluíram que os “indicadores geológicos apontam para que as variações na quantidade de areia na Praia do Portinho possam ser encaradas como um fenómeno natural”, mas não colocam de parte a hipótese de as dragagens na barra do rio Sado terem contribuído também para a degradação da praia.

    “Devido à estreita ligação da praia com o delta do Sado, as ações de fixação do canal de navegação e de dragagem do mesmo canal, ao promovem alterações na dinâmica do delta, poderão ter consequências negativas na dimensão da praia”, refere o estudo.

    A praia do Portinho da Arrábida já foi considerada uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal em 2010, devido a sua beleza incomparável.

    Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.

    Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!

    Segue o Beachcam.pt no Instagram

    Fotografia e Fonte: JE

Tags
  • Portinho da Arrábida
  • Arrábida
  • Parque Natural Arrábida
  • Setúbal
  • Praia
  • Praias
  • Areia
similar News
similar
setembro 28
Voluntários recolhem 112 kg de resíduos na Praia do Samouco
setembro 28
O verão no outono: temperaturas podem atingir os 37ºC nos próximos dias
setembro 28
Skaters internacionais deram show na maior vert ramp da Europa
setembro 28
Formação de Surf-Salva da SOBRASA visita Portugal em outubro
setembro 28
Verónica Silva na final de SUP Race Técnico do Mundial ISA
setembro 28
Kika Veselko e a Liga MEO Surf 2023: 'É difícil dizer que tive pontos negativos'
setembro 27
Filipa Broeiro conquista etapa canária do Europeu de Bodyboard