Homepage
- O bodyboarder de Carcavelos, que aos 17 anos bateu o pé aos diversos campeões do Mundo e da Europa presentes na categoria Open do Aveiro EuroBodyBoard Pro 2017
-
-
Dia excelente para o Aveiro EuroBodyBoard Pro, com a realização de 10 baterias a quatro, com a melhor onda do dia a ser pontuada com a nota máxima (10) e com o campeão do Mundo em título e tetra campeão europeu (de 2012 a 2015), Pierre Louis Costes, a diferenciar-se claramente da concorrência.
A competição termina amanhã com as meias-finais e final do Pro Júnior e com os quartos-de-final, «meias» e final do Open, tudo man on man.
O francês Costes só não bateu o júnior português Miguel Ferreira na melhor nota, mas consegui a segunda e a quinta melhores com ondas excelentes (9.27 e 9.00 pontos), tendo ainda alcançado um 8.40 e um 7.77 pontos em outras duas que entram no ranking das 15 primeiras.
Essencialmente fruto de uma manobra que é a sua imagem de marca, o «back flip» PLC não deu qualquer hipótese aos adversários que com ele disputaram heats.
Obviamente, com um pecúlio como este, o gaulês, que mora em Portugal e que em Santa Cruz caiu nos quartos-de-final, conseguiu o melhor score das duas rondas, com um 18.27 pontos (9.27 e 9.00) e ainda o quarto melhor resultado (16.17).
No meio das duas pontuações de Costes ficaram os portugueses Daniel Fonseca, com 17.90 pontos (9.00 e 8.90), e Pedro Machado, com 16.33 pontos (8.83 e 7.50).
Mas a sensação do dia aconteceu logo no heat de abertura da segunda etapa do European Tour of Bodyboard 2017, que amanhã termina em S. Jacinto, com uma surfada a ser pontuada com a nota máxima. O protagonista do feito foi o júnior português Miguel Ferreira, que fruto de um tubo, que foi um tubaço, arrancou 10 pontos aos juízes, logo na primeira bateria da prova.
“Comecei por apanhar uma onda segura e depois fiz outra um pouco mais baixa e, então, procurei arriscar e inovar nas manobras. Foi então que apanhei uma das maiores ondas do dia, meti a cabeça para baixo, remei forte, o tubo era oco e seco e a onda fez o resto, empurrando para fora do tubo”, conta o bodyboarder de Carcavelos, que aos 17 anos bateu o pé aos diversos campeões do Mundo e da Europa presentes na categoria Open do Aveiro EuroBodyBoard Pro 2017.
Miguel Ferreira ainda está em prova, depois do afastamento no Pro Júnior, indo enfrentar, amanhã, o também português Daniel Fonseca, nos quartos-de-final. Afirmando-se feliz por estar nesta fase de uma prova do Europeu, “onde estão tantos campeões”, Miguel Ferreira recorda que “hoje dei tudo para estar ao nível dos melhores”, esperando dificuldades para o embate com o homem que hoje fez o segundo melhor score: “É um adversário difícil, mas isso também puxa por mim, pois é um desafio grande e faz com que aposte em manobras mais arriscadas”.
Nas 10 baterias disputadas ontem, foram surfadas 453 ondas, 11 excelentes, 47 boas e 106 razoáveis, numas condições de mar que variaram bastante ao longo de todo o dia, que só não foi mais comprido, porque o nevoeiro decidiu fazer das suas quando entrava na água o primeiro heat dos «quartos» man on man.
Amanhã, o check in está marcado para as 10h00 e o programa é o seguinte:
OPEN –Quartos-de-final :Anas Haddar e Gonçalo Pinheiro (Heat 1), Daniel Fonseca e Miguel Ferreira (Heat 2), Alex Uranga e Dino Carmo (Heat 3) e Pierre Louis Costes e Pedro Machado (Heat 4).
PRO JÚNIOR – Meias-finais :
João Ferreira e Noah Capdeville (Heat 1) e Pedro Machado e Rodrigo Lopes (Heat 2).
Seguir-se-ão as meias-finais de Open e as duas finais para encontrar os grandes vencedores da etapa aveirense do European Tour of Bodyboard 2017.
Para acompanhar os resultados conecte-se com o facebook da European Surfing Federation e para outras informações em www.eurosurfing.org.
A competição tem 1.000 pontos em disputa e um prize money de €4000.
O ETB arrancou em Santa Cruz, passa agora por Aveiro, seguindo-se as provas do País Basco (Espanha) e de Marrocos, estando ainda a etapa francesa por confirmar.
Este é o quarto evento internacional que o mar de S. Jacinto acolhe, depois de duas etapas do ETB (1999 e 2000) e do Mundial Bodyboard (1996), sempre com grandes condições de mar.Para acompanhar e confirmar live, os dados sobre o estado do mar, podes usufruir da nossa rede de livecams e reports preparada para essa finalidade.
Visita a nossa Loja Online, encontras tudo o que precisas para elevar o teu nível de surf!
Segue o Beachcam.pt no Instagram
-
